O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Operação "Tarrafa de Runfo" prende 23 pessoas no Cariri acusadas de tráfico na PB

 
 

 
 


Cerca de duzentos policiais civis e militares participaram da Operação "Tarrafa de Runfo" desencadeada na madrugada dessa terça-feira (24) nas cidades de Monteiro, Sumé e Prata na Paraíba, além do município pernambucano de Sertânea há 24km de Monteiro.
A ação policial foi coordenada pela delegada Tatiana Matos que durante investigações conseguiu identificar pontos de venda de drogas na região, para evitar o vazamento da Operação os policiais se reuniram no município de Serra Branca de onde saíram em comboio para as cidades alvos.
Vinte e três pessoas foram presas durante a ação dos policiais acusadas de tráfico de drogas, dentre eles dois menores que tiveram a internação decretada. O objetivo da Operação foi coibir a ação de traficantes no Cariri do Estado que segundo a delegada vinha mudando a rotina dos moradores dessas cidades.
Com os acusados a polícia apreendeu três quilos de maconha, crack e dinheiro.
48 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão foram expedidos pelas juízas, Vanessa Andrade Nóbrega e Alessandra Varandas, respectivamente dos municípios de Monteiro e Sumé.
A cadeia pública da cidade também foi alvo dos policiais que realizaram uma revista rigorosa, a ação foi coordenada pelo major Marcus Vinicius Barros de Azevedo da polícia militar. Segundo investigações homens de dentro da cadeia estariam comandando o tráfico de drogas na região.
Em dezessete dias, essa foi a terceira operação realizada no interior do Estado. Segundo o secretário de Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, operações como essas devem continuar no Estado para coibir a ação de bandidos e conseqüentemente diminuir a violência na Paraíba.
Concentração

Antes do início da operação, os cerca de 200 policiais, entre civis e militares, se concentraram num restaurante na entrada da cidade de Serra Branca onde foram distribuídas as áreas de atuação de cada equipe. Os policiais, entre delegados, agentes, escrivães e militares ouviram atentamente as explicações do secretário Gustavo Gominho e do coronel Wilde Monteiro, comandante da Polícia Militar.

Por volta de 4h30, o comboio saiu em direção às cidades de Sumé, Prata Monteiro e Sertânea (PE). "Foi importante a conversa que tivemos com a polícia pernambucana para agirmos na cidade daquele Estado", disse Gominho.

A delegada Tatiana Matos disse que a ocorrência de tráfico de droga na região do Cariri levou a polícia a fazer um levantamento das áreas estava havendo maior incidência do crime e a partir das identificações foram solicitados mandados junto às comarcas de Monteiro e Sumé.

Foram expedidos 28 mandados de busca e apreensão, sendo 21 em Monteiro, seis em Prata e um em Sumé. 20 prisões temporárias - 13 Monteiro, seis Prata e uma em Sumé. Seis prisões preventivas - sendo uma em Monteiro, três em Sumé e dois em Sertânea (PE) e duas internações provisórias, ambas em Sumé.

Os mandados foram assinados pelas juízas Vanessa Andrade Dantas da Nóbrega e Alessandra Varandas, respectivamente de Monteiro e Sumé. "Estamos relatando a operação para comunicarmos as magistradas", disse a delegada.
Pente fino

Paralelo a operação ‘Tarrafa de Runfo' policiais do Choque do 2º BPM de Campina Grande com policiais da Companhia de Monteiro realizaram uma ‘varredura' na Cadeia Pública de Monteiro. Os mais de 80 detentos foram surpreendidos com a chegada dos PMs.

Nas celas, os policiais encontraram maconha, celulares, carregadores de bateria de celular, armas artesanais. O que chamou a atenção dos policiais foi a presença de um celular com um dos presos de confiança que trabalha na cozinha. A ação da polícia foi acompanhada pelo diretor da cadeia, sargento reformado da PM, João Batista da Silva. O ‘pente fino' durou cerca de duas horas.
Ação continua 

O secretário da Segurança e Defesa Social, Gustavo Gominho, considerou positiva a operação, salientando que a polícia vem realizando esse tipo de trabalho para coibir o tráfico de droga, principalmente nas regiões que fazem divisas com os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

No mês passado, as polícias Civil e Militar haviam realizado esse mesmo tipo de operação na região de Patos. "Vamos continuar no combate ao crime com ações dessa natureza", disse o secretário ao garantir que mais operações serão realizadas em outras regiões do Estado.

Já o coronel Wilde Monteiro disse que, além de participação nas operações, a Polícia Militar realiza constantes blitze para evitar a entrada de drogas e armas no território paraibano. "O serviço de inteligência existente nos batalhões está fazendo levantamento para identificar os criminosos", esclareceu o comandante geral da Polícia Militar.
Fonte: Rota Policial 1238.40

Presídio do Serrotão: Em Campina Grande, de rebeliões e carnificinas a ONU

 















 
Quem diria?... O presídio do Serrotão, em Campina Grande, palco de muitas tragédias e alvo de inúmeras críticas, nos próximos dias chegará aos importantes gabinetes da ONU (Organização das Ações Unidas) como um presídio modelo. E não são os agentes penitenciários que dão esse glamour à penitenciária. Os próprios delegados do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, ligados àquele órgão internacional, são quem assinam embaixo.

Nessa quarta-feira (25), uma equipe de delegados do conselho visitou a unidade penal para verificar, de perto, a situação dos presos e a aplicação da Lei da Execução Penal. E saíram com a melhor das impressões possível.

Em entrevista à TV Paraíba, o delegado Alex Sandro Lopes resumiu sua conclusão. “Na realidade, não constatamos nada que fosse ilegal aqui no presídio. Muito pelo contrário, antes, como vocês sabem, este presídio vivia na mídia, mas mostrando rebeliões, fugas e tantas outras coisas. Hoje temos este presídio com modelo e vamos fazer um relatório para enviá-lo à ONU”, disse.

O pastor Silva Neto, presidente da Associação das Famílias dos Apenados da Paraíba e ex-detento daquele mesmo presídio, também se pronunciou. “Hoje, graças a Deus, a realidade é outra”, sintetizou.

O diretor do presídio, Ednaldo Correia, explicou a ‘fórmula’ para a transformação do lugar no mínimo conturbado até bem pouco tempo atrás.  “A disciplina é cobrada, agora a garantia dos direitos humanos é concedida aqui no Serrotão.”

Reprise

Já falamos aqui, em outra oportunidade, sobre a direção de presídios nas mãos de policiais militares ou outra classe profissional que não seja a dos agentes penitenciários. E fazemos questão de repetir: muitos diretores PMs deram (e ainda dão, em alguns casos) sua grande contribuição no trabalho dos presídios. Mas profissionais como Ednaldo Correia, Marcone Rocha e Williams Giusepe – todos agentes penitenciários – são a prova real e concreta de que quem conhece o ‘sistema’ é, de fato, o agente prisional. E convenhamos: é mais fácil administrar aquilo que se conhece.

A caminho

É claro que, com isso, não queremos dizer que tudo está às mil maravilhas e não existem mais problemas no setor. Absolutamente. Afinal, uma unidade penal como a do Serrotão exige investimentos pesados do ponto de vista estrutural e nisso ainda estamos atrasados. No entanto, o testemunho do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e das famílias dos próprios apenados, representadas na pessoa do pastor Silva Neto, não deixam dúvidas de que a trilha para dias ainda melhorias já foi localizada.

Vale a pena

Em se tratando de presidio, é certo que um dia, quem sabe, o Serrotão venha explodir numa nova rebelião ou protesto semelhante. Os motivos podem ser vários, claro. Torcemos para que isso não venha ocorrer, mas desde já estejamos cientes de que cumprir a Lei da Execução Penal não é nada fácil para quem cumpre pena preso, principalmente quando se trata de pessoas que não costumam respeitar as [outras] leis lá fora.

fonte: Rota Policial 1238.40

Vereador tenta matar a facadas o prefeito de Borborema, José Renato do PMDB

O vereador José Robério dos Santos Costas (foto a esquerda), 48 anos, está sendo ‘caçado’ pela polícia após praticar atentado contra a vida do prefeito de  Borborema, José Renato (PMDB).
De acordo com as primeiras informações, a tentativa de assassinato foi na sede da Prefeitura quando o presidente da Câmara de Vereadores tentou matar o prefeito a facadas.
Segundo o prefeito, uma cadeira salvou sua vida. “Eu me defendi das facadas com uma cadeira.
Prefeito de 
Borborema, José Renato do PMDBO prefeito José Renato (foto a direita), que continua prestando  depoimento à política, revelou que recebeu normalmente José Robério em seu gabinete, e quando estava a sós, José Robério fechou a portas e avisou que iria matá-lo.
"Ele sacou de uma faca peixeira e começou a desferir os golpes", contou o prefeito que ainda bastante nervoso diss que se valeu de sua própria cadeira para se defender.
Ainda de acordo com o prefeito, o vereador fugiu com ajuda de um irmão.
O prefeito José Renato revelou que o vereador vem passando por problemas pessoais e na semana se envolveu em briga doméstica. 
O chefe de Gabinete, Jaelson informou que desde ontem o vereador tentava falar com o  Renato. "Ele, inclusive,  realizou cerca de 12 ligações para o celular do prefeito pedindo para ser recebido", disse.
 
Fonte:rota policial 1238.40

Juiz relaxa prisões de João Grandão e de seu irmão


Em audiência realizada na manhã desta quinta-feira (26), no Fórum Miguel Seabra Fagundes, o juiz Ricardo Procópio Ferreira de Melo, da 3ª Vara Criminal de Natal acatou a decisão da defesa e relaxou as prisões do ex-soldado da Polícia Militar João Maria da Costa Peixoto, conhecido como João Grandão, e de seu irmão, o sargento da PM Manoel da Costa Peixoto, conhecido como Neo. Durante a audiência foram ouvidas as testemunhas de defesa dos dois acusados.
De acordo com o advogado Marcus Alânio Martins Vaz, que defende os dois irmãos, o juiz tomou esta decisão por julgar que eles ficaram presos por mais tempo que o prazo legal de uma prisçao preventiva sem que ouvesse o julgamento.
"João Grandão" e "Néo" são acusados de terem matado José Cremildo Fernandes e atentarem contra a vida do filho da vítima, Erich Cleber de Azevedo Fernandes, em dezembro de 2008, no bairro Bom Pastor (Zona Oeste de Natal).
segundo o advogado, Manoel Peixoto deverá ser liberado imediatamente. “João Grandão” deverá continuar preso, pois ainda responde a outro processo na justiça.
Ainda segundo Marcos Alânio, após a decisão da justiça, o Ministério Público tem um prazo de cinco dias para as alegações finais e a defesa tem os mesmos cinco dias para apresentar as razões finais.
Ao final, o juiz decidirá pela absolvição da dupla ou se eles irão a júri popular.
Memória
Os acusados dispararam sete tiros contra a vítima, que morreu na hora, e o crime teria sido motivado por vingança, pois, supostamente, José Cremildo tentou matar o "soldado Peixoto", em setembro de 2008. De acordo com o Ministério Público, tudo teria sido fruto de desavenças anteriores ligadas ao "mundo do crime", em que tanto os acusados quanto a vítima estavam envolvidos.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Briga entre traficantes deixa um morto no Bairro de Mãe Luiza em Natal RN

De acordo com a polícia, André Soares estava tentando dominar bocas de fumo e assumir lugar deixado por "Léo Cobra".
O jovem André Soares do Nascimento levou a pior em uma briga de traficantes no bairro de Mãe Luiza. De acordo com a polícia, ele entrou em confronto armado com outro homem, foi baleado no rosto e acabou morrendo no Hospital Walfredo Gurgel, na madrugada desta quinta-feira (26).

Segundo informações do comandante da companhia da Polícia Militar em Mãe Luiza, capitão Gontijo Trigueiro, o tiroteio entre traficantes aconteceu na noite desta quarta-feira (25). “O André foi baleado e socorrido pelos próprios moradores da comunidade. Em seguida, foi levado ao hospital e ficou em observação na UTI, mas, não resistiu e morreu”, conta.

O capitão afirma que o tiroteio se deu em virtude da disputa por pontos de venda de droga. De acordo com informações da polícia, André estava tentando tomar o comando de bocas de fumo deixadas pelo traficante “Léo Cobra”.

Este morreu em confronto com a polícia no dia 11 de junho deste ano, no bairro Bela Vista, em Parnamirim. “Vamos trabalhar agora para identificar e prender esse outro traficante, responsável pela morte do André”, afirma capitão Gontijo.

fonte: nominuto

PM é preso por obrigar grupo a tirar roupas para fazer fotos

O soldado da Polícia Militar Givanildo Francisco de Oliveira Silva foi preso na noite desta quarta-feira (25) acusado de obrigar um grupo de quatro pessoas a tirar a roupa para que ele fizesse fotografias.

De acordo com o Comando de Policiamento Metropolitano, soldado Givanildo alegou que as pessoas abordadas por ele eram suspeitas de roubar uma motocicleta. Com isso, ele levou os quatro para trás de uma barraca e obrigou que todos ficassem nus.

O fato foi registrado na Cidade da Esperança e o policial militar foi detido por próprios colegas da corporação. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde foi autuado e, em seguida, encaminhado ao presídio da PM, na Zona Norte de Natal.

Soldado Givanildo Francisco está lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar. O acusado irá responder agora a um procedimento administrativo, instaurado pela PM, bem como a um inquérito policial que será feito pela Polícia Civil.

Nesta quarta-feira, o portal Nominuto.com publicou uma matéria em que o comandante geral da Polícia Militar, coronel Araújo Silva, afirma ter excluído 17 policiais em apenas cinco meses.
 fonte: nominuto

Homem se passa por hóspede e rouba turistas dentro de hotel em Natal RN

Acusado entrou no hotel, na Praia dos Artistas, e rendeu duas turistas que entravam em um dos apartamentos.
Um homem armado de faca entrou em um hotel no fim da manhã desta quinta-feira (26) e roubou duas turistas que estavam no local. O acusado se fez passar por hóspede e conseguiu fugir levando objetos de valor e dinheiro.

O roubo aconteceu no Hotel Porto Mirim, na avenida Café Filho, na Praia dos Artistas. De acordo com o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, coronel Silva Junior, o criminoso não teve dificuldade para entrar no estabelecimento.

“Ele entrou no hotel e aproveitou que duas turistas também entravam para subir no elevador. Quando as duas vítimas saíram do elevador e abriram a porta do apartamento, o acusado anunciou o assalto”, informou.

Após render as duas turistas, o bandido recolheu objetos como máquina fotográfica, celular, jóias pequenas e dinheiro. Ele conseguiu descer e sair do hotel sem ser abordado pela segurança.

“Agora, nós já estivemos no local e estamos trabalhando para prender o criminoso. Conseguimos imagens do circuito interno de monitoramento por câmeras que vai ajudar a identificar o assaltante”, revelou.


Por Thyago Macedo
fonte: nominuto

Comerciante morre vítima de latrocínio no Bom Pastor em Natal RN

Criminosos roubaram cordão que estava no pescoço da vítima e efeturam três disparos de arma de fogo. Um deles atingiu o abdômen de de Cícero Trajano.
O comerciante Cícero Trajano da Silva, de 66 anos, morreu vítima de um latrocínio, na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava em sua lanchonete, no Bom Pastor, quando foi abordado por dois homens roubaram e atiraram contra o comerciante.

Os criminosos efetuaram três disparos e um deles atingiu o abdômen de Cícero Trajano. Logo em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e socorreu a vítima.

Mesmo sendo levado rapidamente ao Hospital Walfredo Gurgel, o comerciante não resistiu ao ferimento e morreu. Já os dois bandidos conseguiram fugir sem serem identificados.

De acordo com o que foi apurado inicialmente pela Polícia Militar, a dupla anunciou o roubo e levou apenas um cordão que estava no pescoço de Cícero Trajano. Os policiais que foram ao local não sabem ainda se a vítima reagiu ao assalto.

O tenente Luiz, do 9ª Batalhão da Polícia Militar, contou a reportagem do portal Nominuto.com que a polícia realizou várias diligências no Bom Pastor na tentativa de localizar os latrocidas, mas, até o momento ninguém foi preso.

Apesar de chegarem ao local do crime a pé, a dupla fugiu em uma motocicleta, que provavelmente, deixaram escondida.

 FONTE: NOMINUTO

Laudo comprova que portuguesa morta em Pipa foi estrangulada

Nesta quinta-feira (26), o Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte confirmou mais um assassinato no estado. Uma empresária portuguesa foi encontrada morta na praia de Cacimbinha, entre Pipa e Tibau do Sul, na última segunda-feira (23). No primeiro momento, não foi confirmado o assassinato porque ainda se cogitava a possibilidade de afogamento. Porém, depois de laudo do Itep foi confirmado que ela foi asfixiada.

Moradora de Tibau do Sul, a empresária Rosa Maria Silveira de Mendonça, de 54 anos, era divorciada e morava na praia com uma filha adulta. Considerada uma mulher de hábitos pacatos e discreta, ela foi encontrada por moradores na manhã da última segunda-feira morta na beira mar, apenas de sutiã, mas sem marcas de violência no corpo. Ao chegar ao Itep em Natal, o laudo mostrou que Rosa Maria não tinha água em excesso nos pulmões e que foi vítima de asfixia mecânica, o que descartou a hipótese de afogamento.

Sem pistas, o delegado José Carlos de Oliveira, titular da delegacia de Pipa e que comanda a investigação, está ouvindo as pessoas que estiveram com Rosa Maria momentos antes do crime. Ele busca informações que possam mostrar possíveis suspeitos e motivos para a morte da empresária e, assim, para traçar a linha de investigação. "Ainda não temos quase nada. Estávamos trabalhando nisso desde que ela foi encontrada morta, mas agora vamos intensificar após o laudo que confirmou que não houve afogamento", limitou-se a dizer o delegado.

O corpo de Rosa Maria Silveira de Mendonça foi liberado pelo Itep na noite de quarta-feira (25) e a informação é que a família deverá cremá-lo.

Medo

A morte de Rosa Maria Silveira de Mendonça foi o segundo assassinato de estrangeiro no estado em apenas 20 dias. No dia 3 de agosto, o empresário espanhol André Jaime Romero Conde, 63 anos, foi morto em Ponta Negra, onde estava hospedado. Ele e um amigo também espanhol, Miguel Fernandes, foram surpreendidos por dois homens armados quando chegavam ao flat em que estavam hospedados. Os turistas deram carteira, relógio e celular à dupla, mas quando André Jaime se preparava para entregar uma maleta com 8 mil euros (R$ 18,4 mil), um dos bandidos se assustou e baleou o empresário, que morreu antes de receber socorro médico.


FONTE: TRIBUNA DO NORTE

PATUENSE ESTÁ DESAPARECIDO HÁ DOIS ANOS

O patuense EDMILSON SOARES DA SILVA (fotos acima), mais conhecido por "CAFURINGA", 55 anos de idade, filho de dona Maria de Artur, saiu de casa há pelos menos dois anos atrás dizendo que iria para Porto de Galinhas, uma praia do estado de Pernambuco e desde então não deu mais notícias aos seus familiares aqui em Patu.Sua mãe está bastante preocupada com esse longo período sem informações do seu filho, e pede a quem souber o paradeiro dele, por gentileza entrar em contato com ela pelo telefone 84 - 3361 - 2535.
Qualquer informação pode ser repassada também através deste blog ou através do E-Mail vieira@brisanet.com.br.

POLICIA AINDA CONTINUA SEM PISTAS DE HOMICIDA


A polícia de Catolé do Rocha continua sem pistas de Rodolfo Ribeiro Marques (foto) acusado de ter assassinado no dia 5 de agosto o comerciante conhecido como Kaial. Na fuga após o crime, ele e pelo menos mais dois trocaram tiros com a polícia.

Policiais comandados por major Enéas Cunha conseguiram apreender um Fiat Uno que estava sendo usado pelos envolvidos no crime. O carro tinha sido comprado em Caicó por um amigo de Rodolfo. Rodolfo estava gozando de muitas amizades em Caicó.

Na perseguição a polícia conseguiu prender o comerciante de redes Francimar da Costa Santos, que confessou o envolvimento no assassinato de Kaial. Declarou que os tiros que eliminaram o comerciante foram disparados por Rodolfo Marques e que o outro envolvido no crime seria uma pessoa conhecida como Ismael.

A polícia não tem certeza se o nome do outro comparsa seria mesmo Ismael e se era, se teria mais uma outra pessoa envolvida. Desde o dia do crime a polícia não conseguiu mais informações sobre o paradeiro de Rodolfo Marques. Não houve informação se ele voltou a conviver com as amizades que conseguiu em Caicó.

Contra Rodolfo existe mandado de prisão em São Paulo por crime de latrocínio. Ontem o major Enéas Cunha, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Catolé do Rocha, recebeu informações de um policial de Brasília que um irmão de Francimar da Costa Santos, foi preso.

O irmão de Francimar, foi preso por envolvimento com tráfico de drogas na capital federal. Ainda não foram fornecidas a identificação do irmão de Francimar nem a quantidade de droga preendida. 
 
FONTE: F.Gomes
Retirado do Rosivan Amaral

Dona de casa é assassinada a facadas pelo marido na zona rural de Pau dos Ferros-RN


O crime ocorreu por volta de 12 horas desta quarta feira 25 de agosto, no sítio
Carvão, na zona rural do município de Pau dos Ferros, onde residia o casal.
O agricultor Francisco Mauricio de Souza, mais
conhecido na região onde reside como “Júnior de Cícero
Gordurinha”, foi preso em um matagal horas depois
de ter assassinado sua companheira, com que vivia há
mais de cinco anos, a dona de casa Benta Maria França
Damasceno, de 28 anos.
O autor do crime foi preso por volta das 15h30 em um
matagal próximo ao local do crime. Ele ainda portava a
faca utilizada no homicídio e foi levado para Delegacia de
Pau dos Ferros.
Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP)
estiveram no local e removeram o cadáver até a unidade
de Mossoró.
Luciano Maia - Gazeta do Oeste
Retirado de: ocamera.blogspot.com

Representantes do Comdica visitam instalações do Ceduc e aprovam instalações

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), em processo de acompanhamento, visitou ontem o Centro Educacional de Mossoró (Ceduc), que atualmente é ocupado por 25 adolescentes infratores, tendo capacidade total para 48 internos.

Na ocasião, representantes da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) apresentaram as atividades pedagógicas e os serviços oferecidos aos menores para os conselheiros do Comdica. "O objetivo dessa visita foi mais para conhecer de perto o funcionamento do Ceduc, assim como suas atividades e instalações e ver se estão de acordo com os direitos da criança e do adolescente", afirma a presidente do Comdica, Mirna Aparecida.

Em relação à estrutura, a representante do Conselho diz que o Centro serve de exemplo para muitos outros existentes não só no Estado, mas também no país. "Existe toda uma proposta sociopedagógica montada para esses internos, com espaço de sala de aula, biblioteca, área de lazer, campo de futebol, piscina e atendimento à saúde. Sem falar no espaço para cursos profissionalizantes, acompanhado por profissionais da Fundac", acrescenta Mirna.

Esse acompanhamento ao Ceduc foi iniciado no mês de julho, quando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que crianças e adolescentes tenham prioridade absoluta no atendimento a seus direitos como cidadãos, completou seus 20 anos. Como forma de celebrar, o Comdica realizou visita à Fundac, com a intenção de conversar sobre a situação do Ceduc e sensibilizar sobre a importância da garantia dos direitos. Por isso, o Conselho garante que a visita ao Ceduc foi importante para dar continuidade às questões discutidas.

FONTE: O MOSSOROENSE

Comerciante morre vítima de latrocínio no Bom Pastor em Natal

Criminosos roubaram cordão que estava no pescoço da vítima e efeturam três disparos de arma de fogo. Um deles atingiu o abdômen de de Cícero Trajano.

O comerciante Cícero Trajano da Silva, de 66 anos, morreu vítima de um latrocínio, na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava em sua lanchonete, no Bom Pastor, quando foi abordado por dois homens roubaram e atiraram contra o comerciante.

Os criminosos efetuaram três disparos e um deles atingiu o abdômen de Cícero Trajano. Logo em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado e socorreu a vítima.

Mesmo sendo levado rapidamente ao Hospital Walfredo Gurgel, o comerciante não resistiu ao ferimento e morreu. Já os dois bandidos conseguiram fugir sem serem identificados.

De acordo com o que foi apurado inicialmente pela Polícia Militar, a dupla anunciou o roubo e levou apenas um cordão que estava no pescoço de Cícero Trajano. Os policiais que foram ao local não sabem ainda se a vítima reagiu ao assalto.

O tenente Luiz, do 9ª Batalhão da Polícia Militar, contou a reportagem do portal Nominuto.com que a polícia realizou várias diligências no Bom Pastor na tentativa de localizar os latrocidas, mas, até o momento ninguém foi preso.

Apesar de chegarem ao local do crime a pé, a dupla fugiu em uma motocicleta, que provavelmente, deixaram escondida.

FONTE: NO MINUTO

Homem é assassinado com golpe de faca peixeira no coração em Lagoa de Velhos/RN

Um homem identificado como Fernando Geraldo de Lima foi assassinado na tarde desta quinta-feira (26). O crime aconteceu por volta das 12h, no município de Lagoa de Velhos, cidade distante 97 km de Natal. A vítima teria sido atingida com um golpe de faca peixeira no coração e morreu no local.
De acordo com o Sargento José Wilson da Silva, do Destacamento da Polícia Militar de Lagoa de Velhos, Fernando estava passando em frente a um bar, localizado na Rua Abel Aquino de Souza, próximo ao mercado público, no Centro da cidade.

Neste momento ele teria encontrado com seu cunhado, identificado apenas como Jorjão. Segundo a polícia, os dois já tinham se desentendido meses antes, por causa de uma discussão familiar.
Após nova discussão, Jorjão conseguiu pegar uma faca e efetuou um golpe que o atingiu no coração. Fernando não resistiu e morreu no local.

O acusado conseguiu fugir e de acordo com populares ele teria seguido em direção a Serra Caiada. Neste momento a polícia local está fazendo buscas pela região, na tentativa de capturá-lo. Até agora não há nenhuma informação de seu paradeiro.

FONTE: DN ONLINE

Vigilante é encontrado morto em Caicó

O vigilante foi encontrado morto na sua rede

O Corpo do vigilante Edmilson Frutuoso,73 anos, foi encontrado morto nas primeiras horas na manhã de hoje no bairro Walfredo Gurgel zona oeste de Caicó, saída para a cidade de Jardim de Piranhas, nas proximidades do parque de transmissores da Rádio Seridó.

Aparentemente a vitima morreu de problemas no Coração. O ITEP foi acionado realizou os exames preliminares no local e liberando para que os familiares providenciassem o sepultamento.

Homem sofreu cutilada de faca peixeira em Caicó


A Policia Militar de Caicó foi acionada através do COPOM por volta de 08h30 desta quinta para uma ocorrência na Vila Carlindo Dantas, zona leste da cidade, saída para Jardim do Seridó, dando conta de que uma pessoa estaria ferida de faca.

Os Policiais chegaram ao local e encontraram ao lado da BR-427 a pessoa ferida pedindo socorro, os Policiais socorreram o mesmo até o Hospital Regional do Seridó para ser atendido.

A vitima identificada como Jonas Gomes Dantas, 30 anos, mais conhecido como "Juninho" residente no Bairro Walfredo Gurgel, sofreu uma cutilada de faca peixeira na região do abdômem, foi atendido na urgência do hospital e em seguida encaminhado para a sala de cirurgia.

No momento em que era conduzido para a sala de cirurgia Juninho falou a nossa reportagem e disse que estava bebendo no Bar 24 horas no bairro Itans, quando um homem desconhecido lhe ofereceu uma carona, os dois saíram na moto do acusado e ao chagar nas proximidades da vila Carlindo Dantas o acusado desferiu uma facada na vitima.

A Policia está realizando diligências, mais está encontrando dificuldades para identificar o acusado já que a vitima informou não conhece-lo, e o caso não ter testemunhas.


FONTE: BLOG DO EDUARDO DANTAS

CORPO É ENCONTRADO EM BAYEUX COM CABEÇA DEGOLADA E SEM UMA DAS ORELHAS

MATERIAL APREENDIDO, INCLUSIVE A ORELHA DA VITÍMA

Paraiba-PB o corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado por volta das 9h30, desta quinta-feira, dia 26, em uma área de mangue, no bairro do Sesi, em Bayeux. O que mais impressionou a polícia é que a vítima foi degolada e teve uma de suas orelhas arrancada.

A delegada Maria da Soledade, do Núcleo de Policiamento da Ilha do Bispo, informou que três homens suspeitos do assassinato foram detidos. Antônio Luís da Silva é suspeito de ser responsável por fabricar, consertar e fornecer armas. Com ele a polícia encontrou pistolas, espingardas, facas, munição e cerca de R$ 10 mil em espécie. O segundo detido, identificado como Luís Felipe, teria transportado Antônio Luís, fornecedor de armas, e Paulo Sérgio, de 22 anos. Este último, segundo a delegada, teria confessado a autoria do crime. 

A orelha da vítima foi encontrada em posse de Paulo Sérgio. Ele não informou o motivo da execução, mas descreveu como teria atraído a vítima até o local. O suspeito disse à vítima que precisava lhe entregar um dinheiro. A quantia deveria ser entregue a uma facção criminosa que atua dentro de um dos presídios da capital. Quando chegou ao local combinado, o homem foi supreendido e assassinado brutalmente.

Além da degola, os peritos encontraram várias marcas de facadas pelo corpo do homem.
Antônio Luís e Luís Felipe negam as acusações e o envolvimento no crime.
Os três suspeitos deverão ser encaminhado para a Central de Polícia, no centro da capital.

Homicídio registrado nesta quarta feira em Alexandria RN




Hoje por volta das 06:30hs, foi vítima de crime de homicídio a pessoa de José Reginaldo de Oliveira, conhecido por “LOLOSA”. A vítima cumpria pena na Delegacia de Polícia de Alexandria-RN de onde saiu por volta das 06:00hs, em uma motocicleta de cor vermelha, pois se encontrava no regime semi-aberto, e ao chegar numa passagem molhada que dá acesso ao Sítio Casteliano foi alvejado por disparo de arma de fogo, vindo a falecer no local.

Segundo informações a vítima tinha vários desafetos, o que levar a crer que o crime tenha sido praticado por vingança.

Até o presente momento não se tem qualquer informação sobre a autoria do delito.

Qualquer informação entrar em contato com a Companhia através dos telefones: 3381-2357 e 190.

Fonte: PM Alexandria

Dois homens tentam matar membro da família “Torrado” em São Bento/PB

A Polícia Militar da cidade de São Bento/PB confirmou na manhã de hoje, quinta-feira, 26 de agosto, que dois homens em uma moto tentaram matar com disparos de arma de fogo no início da noite de ontem, Geílson Gomes Carneiro, conhecido como Geílson Torrado.
 
O atentado foi registrado nas proximidades de um posto de combustíveis no cento da cidade de São Bento. A vítima foi atingida nas pernas e nos braços, mas, não corre risco de morte. Inicialmente ele foi socorrido para o hospital local e depois para Patos onde ficou internado e se recupera.
 
O Blog teve contato na manhã de hoje, com o major PM Enéas Cunha, que comanda o 12º Batalhão de Catolé do Rocha/PB, e ele confirmou que Geílson Torrado, é acusado de roubo de motos para pedir resgate.
 
O Major Cunha, disse que esta semana vai realizar audiência pública na zona rural de Riacho dos Cavalos/PB, para tentar conscientizar as pessoas que é preciso denunciar os seqüestros de motos, pois ultimamente isso não vinha acontecendo.
 
Os acusados de atirar contra Geilson Torrado, não foram localizados pela polícia, mas, a polícia acredita que ele foi vítima de seus desafetos.
 
Geilson Torrado, e irmão de Gaúcho Torrado, assassinado recentemente na Zona Rural de Brejo do Cruz/PB.
 
FONTE: SIDNEY SILVA

Motorista de carro alternativo em Patos é preso acusado de aliciar menina de 12 anos


  
 
O motorista de carro alternativo, Loudemar Gomes da Paixão, 46 anos foi preso em flagrante por volta das 20h dessa quarta-feira (25) nas proximidades do posto de gasolina Cruz da Menina, às margens da BR 230.
Segundo policiais militares, Loudemar estava no interior do carro com a menina de 12 anos quando foi abordado por policiais que atendiam a ocorrência de uma denúncia anônima, de um carro suspeito as escuras com um homem e uma criança.
Ao perceber a presença da polícia, Loudemar tentou disfarçar saindo do veículo D10 azul, placas MNG 7311, pedindo que a menina permanecesse no interior do carro, no momento da abordagem a criança foi encontrada no veículo, além de seis preservativos, pastel e refrigerante, que segundo policiais possivelmente foram usados para atrair a vítima.
O acusado foi levado para a delegacia Regional de Patos onde foi ouvido, a caminho da delegacia, Loudemar informou a polícia que a menina seria uma sobrinha, mas em depoimento negou.
A menina foi submetida a exames de corpo e delito, ela informou ao delegado do caso, Elcênho Engel Leite, que essa não foi a primeira vez que Loudemar tentou aliciá-la, na ultima segunda-feira(23) ofereceu a quantia de R$4 reais para acariciá-la, e na noite dessa quarta-feira voltou aos assédios.
Segundo relatos da própria menina que foi acompanhada pelo Conselho Tutelar, o acusado apanhou a criança na praça do bairro Belo Horizonte, em frente ao hospital Regional de Patos, e teria levado a vítima com a promessa de dinheiro, ela confirmou também que o acusado a obrigou a fazer sexo oral nele.
Loudemar é casado e mora no bairro Belo Horizonte, em Patos, na delegacia negou as acusações da menina que é paciente do Caps infantil. Na manhã dessa quinta-feira (26) ele será encaminhado para a penitenciária Romero Nóbrega em Patos. 
FONTE: ROTA POLICIAL 1238

Quadrilha realizou seis assaltos em quatro dias na PB

 
Foi desarticulada uma quadrilha que assaltou, em quatro dias, cinco empresas e roubou uma motocicleta. Os crimes ocorreram entre quinta (19/08) e segunda-feira (23/08) na cidade de Eunápolis.
Uma Investigação conjunta da Delegacia de Furtos e Roubos - sob o comando do delegado titular Cícero Daniel-, e do pelotão especial da Polícia Militar, com o sargento Oliveira, resultou na prisão de José Neto Pereira da Silva (Zé Neto), 21 anos, e na apreensão de dois adolescentes, de 17.
Também foi recuperada a motocicleta, uma Honda/Fan, cor preta, utilizada em alguns dos roubos. De acordo com o delegado Cícero, estão sendo feitas diligências no sentido de capturar o quarto integrante do grupo, identificado como Thayson Lopes de Souza Costa, 19 anos.
As buscas apontaram que os bandidos agiram quinta-feira no Supermercado Rondelli, no bairro Urbis I; na sexta-feira nas farmácias Pague Menos e Plantão, no centro; sábado no supermercado Rondelli, no Dinah Borges; domingo tomaram a moto de assalto nas proximidades do Posto Somar, no Pequi e na segunda-feira eles assaltaram a loja de conveniência Pão & Vinho, na entrada do bairro Dinah Borges. A polícia informa ainda que os marginais utilizavam pistolas e revólveres e que os roubos renderam aproximadamente R$ 3.500,00.
A primeira prisão foi a de 'Zé Neto', ocorrida na manhã de terça-feira (25), após a polícia montar campana no Pequi. Ao ser ouvido, ele confirmou participação nos crimes, especialmente nas farmácias e delatou os três comparsas. Os adolescentes foram apreendidos na terça (24) à noite e na manhã desta quarta-feira (25) e também confessaram envolvimento nos assaltos.
'Zé Neto' tinha sido solto há uma semana, depois de passar oito meses na cadeia por porte ilegal de arma de fogo. Thayson, o foragido, também já tem passagem por posse de drogas.
 
fonte:rota policial 1238

Estudantes são presas após tentar aplicar golpe de estelionato

 
Depois de tentarem aplicar um golpe em uma loja de eletrodomésticos, em Feira de Santana, duas estudantes do curso de Direito foram presas na tarde desta quarta-feira (25/08) por policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando do delegado Marcelo Marques.
Flávia Macena Pereira, 24 anos, moradora no bairro Cidade Nova, e Telma Bispo de Oliveira, 26 anos, moradora no bairro Sobradinho foram autuadas em flagrante por estelionato e falsidade ideológica. 
De acordo com os investigadores, Telma foi presa acusada por comprar um televisor LCD em uma loja localizada na avenida Getúlio Vargas, no valor de R$ 3.890, com três folhas de cheques adulteradas, se passando como Raquel da Silva. Durante Flavia Macena a acompanhava no momento da compra.
O gerente do estabelecimento foi ao Complexo Policial Investigador Bandeira para registrar queixa, afirmando que “por volta das 11h30 desta quarta, uma mulher alta, de cor branca, cabelos pretos e longos que identificou-se como Raquel da Silva, solicitou a compra de um televisor LCD 40”.
Segundo ele, Telma efetuou o pagamento usando três cheques, sendo um no valor de R$ 1.295, outro R$ 1.300 e o terceiro R$ 1.295.
O diretor da loja afirmou ainda que a compra foi autorizada pelo Banco Fibra S.A. Telma assinou o contrato do banco e pediu para que a loja mandasse o televisor a uma residência situada na rua São João do Meriti, no bairro Campo Limpo. A ilegalidade da compra foi percebida quando o banco detectou que o número da conta pertence a Flávia Santana dos Santos, e o produto não foi entregue.
Na delegacia, os investigadores descobriram que as três folhas de cheques foram compradas na Praça da Matriz, Centro, por R$ 20,00 cada. Os policiais estão à procura da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em nome de Raquel da Silva, que, segundo o diretor da loja, Telma apresentou no momento da compra. As acusadas foram encaminhadas ao Conjunto Penal de Feira de santana. 

ROTAPOLICIAL1238

Moto Tomada de assalto ontem em mossoró é recuperado hoje na favela do tranquilin

Foto: do Celular
 
Francisco Wellington Pereira Travares, de 45 anos, teve sua moto Honda NX 200 ano 1997 e placa MYU 4563 tomada de assalto na noite de terça feira, 24 de agosto, no conjunto inocoop, alto de são Manoel.
Na tarde desta quarta feira, os policiais Lopes e Moabe da viatura 222 faziam patrulhamento de rotina quando encontraram um elemento conduzindo a moto nas proximidades da favela do Tranquilin. Ao perceber a presença da viatura o rapaz correu em direção a um matal e abandonou a motocicleta que foi conduzida para delegacia de furtos e roubos e após a pericia será devolvida ao seu proprietário.
 
fonte: o camera

Marido Enciumado Tenta matar a Esposa em mossoró RN e Quase é Linchado Por Populares


O comerciante conhecido como José Dantas de 69 anos de idade, proprietário do  bar tábua, na avenida alberto maranhão, saida pra cidade de Governador Dix-Sept Rosado, tentou contra a vida de sua esposa na noite de quarta feira 25 de agosto.
Segundo informações de populares José Dantas era casado com Marineide Dantas de 46 anos de idade, com quem dividia a direção do negócio a cerca de 10 anos mas que a poucos dias estavam se separando.
O senhor após a separação, estava morando num quartinho ao lado do bar e não aceitava essa situação. O mesmo, teria avisado a Marineide que ela não passava de hoje. 
 
Por voltas 23 horas e 30 minutos, quanto o bar estava fechando e os clientes indo embora, o homem saiu do quarto com um revolver calibre 38 e começou a atirar na mulher, acertando cerca de 4 tiros. Quando a policia encontrou o revolver estava com todas munições deflagradas.
O filho dela de nome Ricardo Dantas de 31 anos, quando viu a mãe baleada entrou em luta com o senhor e também foi baleado com um tiro na perna, mas com o apoio de populares dominaram o homem e o espancaram muito.

O homem só não foi linchado pela população, por que a viatura  policial da area comandada pelo Sd Pm Sydney chegou rápido ao local, conduzindo a mulher e o filho para o Hospital Regional Tarcisio Maia, enquanto José Dantas foi socorrido por uma viatura do samu.
A revolta dos populares no local era muito grande, pois segundo eles Neide é uma pessoa bacana e trabalhadora e que o senhor é muito ciumento. No quarto de José Dantas a policia encontrou uma espingarda do tipo Garrucha.

garrucha é uma arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver, sua principal caracteristica é que possui apenas 1 tiro por cano, ...
 
FONTE: O CAMERA

ASSEMBLÉIA APROVA CONVOCAÇÃO DE 1.476 SUPLENTES DA POLÍCIA MILITAR DO RN

Projeto de Lei garante a prorrogação do concurso público para soldados, cabos e sargentos e permite ao governo fazer a convocação.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte tem mais um motivo para comemorar. Nesta quarta-feira (25), a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei que garante a prorrogação do concurso público para soldados, cabos e sargentos da PM.

Na prática, a aprovação do projeto garante a convocação dos candidatos que ficaram na suplência do certame, realizado em 2007. O projeto foi aprovado por unanimidade dos 16 deputados que estavam presentes a sessão ordinária.

Durante a votação, vários integrantes da Polícia Militar, bem como dos suplentes do concurso. Eles explicaram o governo teria até o dia 18 de dezembro deste ano para convocar os 1.476 suplentes.

No entanto, o Governo do Estado alegava que não podia fazer a convocação devido ao fim do prazo de validação do certame. Agora, com a aprovação da prorrogação, a categoria pode comemorar.

De acordo com o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, a nomeação dos candidatos deverá obedecer à ordem geral de classificação e ao número de vagas existentes no quadro de efetivo da Polícia Militar. Em caso de criação de novas vagas, o poder executivo também está autorizado a fazer às respectivas nomeações.

FONTE: Nominuto

LULA SANCIONA LEI QUE DÁ PODER DE POLÍCIA ÀS FORÇAS ARMADAS

Imagem retirada da internet. Meramente ilustrativa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na tarde desta quarta-feira (25) a lei que cria o Estado Maior das Forças Armadas.

Enviado pelo Poder Executivo no final do ano passado ao Congresso Nacional, o texto recebeu sanção presidencial sem vetos. Durante esforço concentrado do Senado Federal, no início do mês, o plenário da Casa aprovou o PLC (Projeto de Lei Complementar) e encaminhou o texto para o presidente. Durante a solenidade, Lula agradeceu os parlamentares pela rapidez da tramitação.

Uma das principais mudanças da lei é a que autoriza as Forças Armadas a revistar pessoas e veículos, fazer patrulhamento e "prisões em flagrante delito" nas faixas de fronteiras do país. O Exército já tinha esse poder, agora ampliado para Marinha e Aeronáutica.

A nova lei ainda reforça o poder do ministro da Defesa ao dar a ele o poder de indicação dos comandantes das Forças Armadas, hoje sob responsabilidade do presidente da República. "Antes, ele [o ministro] era ouvido", ressaltou o titular da Defesa, Nelson Jobim, durante solenidade no Palácio do Planalto.

RETIRADO DE: Folha Online.

Governo prorroga prazo de validade dos concursos para soldados da PM e do Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado prorrogou o prazo de validade dos concursos públicos para os cargos de soldado da Polícia Militar e soldado do Corpo de Bombeiros Militar. As leis, já aprovadas pela Assembléia Legislativa, serão publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (26). A medida do Governo do Estado revalida os concursos públicos para policiais militares (realizado em 2005) e para bombeiros militares (feito em 2006). A decisão pode beneficiar 1.476 aprovados no concurso para soldado PM, e 209 aprovados para o Corpo de Bombeiros Militar.

Com a prorrogação, o governo poderá convocar, ainda este ano, mais aprovados pelos dois concursos. Em termos de Polícia Militar, isso vai significar mais policiais nas ruas do Rio Grande do Norte e, consequentemente, maior sensação de segurança para a comunidade.

“A segurança da população é prioridade no meu governo. Desde o início, tracei nossas metas de atuação no combate ao crime e a violência. Já vemos mais policiais nas ruas e a criminalidade está caindo em Natal e no Rio Grande do Norte. Não mediremos esforços para garantir a segurança do nosso povo”, afirma o governador Iberê Ferreira.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, a decisão de convocatória dos aprovados que restam é da competência do chefe do executivo estadual, obedecendo à quantidade de vagas existentes.

Do concurso realizado em 2005 para soldado da PM, já foram chamados mais de 3.000. Nos sete primeiros meses de 2010, foram chamados 900 novos policiais. Desses, 425 já concluíram o curso e estão nas ruas, e 475 estão cursando na Escola de Formação de Policiais.

A Polícia Militar tem hoje10. 000 policiais atuando nas ruas do Rio Grande do Norte. A previsão legal é de 12.092 policiais militares. “O aumento dos policiais nas ruas está conseguindo reduzir o índice de criminalidade, que podemos comprovar com a queda no número de homicídios e o aumento na apreensão de drogas e armas”, lembra o coronel Araújo.

Corpo de Bombeiros

O concurso público para soldado do Corpo de Bombeiros Militar passa a ter validade de dois anos a partir de 19 de novembro de 2009. Desse concurso, já foram integrados ao Corpo de Bombeiros, 170 aprovados.

O Corpo de Bombeiros conta hoje com 666 bombeiros militares e está expandindo sua atuação para as mais distantes regiões do Rio Grande do Norte – com unidades em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.