O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

Mostrando postagens com marcador Agente penitenciário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Agente penitenciário. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agentes e PM fazem revista e encontram túnel no Presídio Provisório em Natal/RN

*Fonte: Assessoria / Sindasp-RN

m grande trabalho de revista em alguns setores do Presidido Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, teve início na tarde desta quinta-feira (17). Um túnel foi localizado quase que dando acesso à área externa da unidade prisional.

Os agentes penitenciários, juntamente com policiais do Batalhão do Choque da Polícia Militar, estão retirando os presos das celas e fazendo uma espécie de pente fino. Depois disso, será realizado o trabalho reinstalação da parte elétrica da cadeia.

A medida visa atender a um pedido da 17ª Promotoria de Justiça de Natal que, na terça-feira (15), recomendou ao Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e Secretário interino da Justiça e Cidadania, Aldair da Rocha, que no prazo de 48 horas fossem adotadas as providências necessárias para a normalização da energia elétrica no prédio.

Fonte Eduardo Dantas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sindicância é aberta para saber se agente estaria praticando “tiro ao alvo” dentro de presídio de Caicó

Presidio Pereirão
Por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (25),o Vice-Diretor da Penitenciaria Estadual do Seridó, Heider Brito recebeu uma denuncia de guariteiros do presídio dando conta que um Agente penitenciário estaria por volta das 5h da manhã praticando tiro ao alvo no interior do presídio. Segundo a denuncia o agente estaria usando uma garrafa plástica como alvo.
O agente foi identificado como Reginaldo Gomes que é presidente da Associação dos Agentes Penitenciários do Seridó.Depois de receber a denuncia a direção do presídio baixou uma portaria para apurar os fatos apresentadas pelos policiais militares.
Heider Brito disse que vai apurar os fatos e depois fazer um relatório para enviar a coordenadoria do Sistema Penitenciário do RN.
Reginaldo Gomes não foi encontrado por nossa Reportagem para falar sobre o assunto.


Fonte:Rosivan Amaral

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

AGENTE PENITENCIÁRIO ATIRA EM "AMIGO" APÓS FLAGRÁ-LO OLHANDO SUA MULHER PELA FECHADURA

Um homem ficou ferido na manhã deste domingo após levar dois tiros no tórax de um  amigo na Vila Ventosa, Região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, a vítima identificada como Tiago de Souza, de 27 anos, estava na casa do autor dos disparos quando a briga entre os dois começou.  O agente penitenciário Marcelo Antônio dos Santos Honor, 37 anos,  teria flagrado Tiago olhando sua mulher pelo buraco da fechadura enquanto ela usava o banheiro.

De acordo com Marcelo, os dois discutiram e Tiago agrediu o dono da casa e os dois começaram a lutar. O agente então sacou sua arma, modelo  PT380, e atirou três vezes contra Tiago, acertando dois tiros no tórax . O terceiro tiro não atingiu a vítima.  O próprio autor dos disparos chamou a polícia e não resistiu à prisão. A vítima foi socorrida consciente para o João XXIII. Marcelo foi preso em flagrante e responderá por tentativa de homicídio.
FONTE : BLOG DOS AGENTES PENITENCIARIOS DE MG
RETIRADO DO BLOG DA FORÇA TÁTICA

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Agentes penitenciários não vão assumir presos da Plantão Zona Sul

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte não vão assumir o prédio onde hoje funciona a Delegacia de Plantão da Zona Sul, na Cidade da Esperança. A partir desta quinta-feira (20), os policiais deixarão a unidade e passarão a atender a população no prédio onde antes funcionava a Delegacia de Capturas, em Candelária.


A decisão partiu após a superlotação da carceragem do prédio, que tem mais de 80 presos. Diante da situação que se arrasta há vários dias, os agentes e escrivães ameaçaram abandonar os plantões. Com isso, a Delegacia Geral da Polícia Civil decidiu transferir os procedimentos de flagrante e boletins de ocorrência para Candelária.


No entanto, os presos vão continuar na Cidade da Esperança. O impasse agora é saber quem ficará responsável por eles. O presidente do Sindicato dos Agentes, Alexandre Medeiros, preparou um ofício para entregar às autoridades informando que, no que depender dos agentes, a atual Delegacia de Plantão não será transformada em um novo Centro de Detenção Provisória.


“Não podemos aceitar esse absurdo. Muda-se o nome de um prédio de Delegacia para CDP, mas o problema continua lá. Concordo quando a Polícia Civil diz que os apenados são de responsabilidade da Secretaria de Justiça, mas essa transferência de presos tem que ser feita com cautela”, afirma Alexandre.


A Secretaria de Justiça ainda não se pronunciou sobre o futuro dos presos que estão na Cidade da Esperança. Uma das possibilidades é que eles sejam levados para o novo pavilhão de Alcaçuz, mas não há data confirmada.
FONTE: PORTAL BO

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Agente preso traficando crack acionou Estado na justiça querendo aumento

O agente penitenciário João Francisco Coelho, conhecido como “Joãozinho”, preso ao ser flagrado entrando com 40 pedras de crack no presídio de Sousa, processou o Estado querendo ganhar salário igual ao do agente concursado, embora seja apenas um prestador de serviços. Agora sabe-se que além de prestar serviço ao Estado, também fazia caridade aos detentos..

A prisão aconteceu através de uma ligação anônima informando que o acusado estava introduzindo drogas no interior do presídio há vários meses para diversos detentos, que davam continuidade ao tráfico com os presos, onde utilizava-se do artifício de ser agente para cometer o delito.


De posse das informações, o serviço de inteligência, juntamente com o grupo de choque, montaram campana na parte externa do presídio, onde aguardaram o acusado que havia saído da casa prisional por volta das 19 horas em uma motocicleta Yamaha de placas NKD – 9555 e retornado por volta das 20h30, momento que os militares fizeram uma abordagem, sendo encontrado com o mesmo cerca de 40 pedras de “CRACK”.


Joãozinho, a partir de agora, vai conviver mais de perto com os seus colegas do tráfico.


Blog do Tião Lucena

via qthdanoticia.blogspot.com

domingo, 22 de maio de 2011

Agentes penitenciários conquistam Identidade Funcional

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte conquistaram a nova Cédula da Identidade Funcional do cargo público. A novidade foi publicada na última sexta-feira (20), no Diário Oficial do Estado, e divulgada nesse sábado (21) no site do Governo do Estado. Também ficou instituído o Brasão do Sistema Penitenciário do Estado que será de uso exclusivo da Coordenadoria de Administração Penitenciária (CoAPe) e das unidades administrativas a ela vinculadas, todas integrantes da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
O agente penitenciário, Francisco Edmilson, representante do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), explicou a importância da conquista. "Há nove anos sou agente penitenciário e há nove anos estamos (categoria) lutando para ter a nossa própria identidade", revelou.
O layout da carteira e do Brasão foi idealizado pelos agentes Francisco Edmilson, Joab Silva, José Olimpio da Silva, Laudilene Gomes e o secretário da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez. "No momento da criação buscamos reunir todos os dados importantes e indispensáveis ao nosso trabalho e ao nosso cotidiano", esclareceu o representante do InfoPen.
A vice-presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte (Sindasp), Wilma Batista, comemora a conquista da identidade própria. "Estávamos buscando a nossa identidade e, com a ajuda do Dr. Thiago Cortez, a nossa causa ganhou mais força. É um processo com muitas mudanças benéficas, mas que só serão sentidas a médio e longo prazo. Uma concretização da nossa luta que vem para firmar a parceria entre os agentes e o secretário de Justiça", disse Wilma.
Dia do agente penitenciário
Agente penitenciário, agente de segurança penitenciária ou guarda prisional são os responsáveis pela manutenção da ordem nos presídios. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui mais de 900 homens e mulheres nesta função.
A instituição da Nova Identidade Funcional e do Brasão chega como um singelo, mas merecido presente para os agentes penitenciários, que comemoram o seu dia neste domingo, dia 22.
Thiago Cortez, secretário da Sejuc, destaca a importância da categoria para a sociedade. "Os agentes desempenham uma função legítima e indispensável, sendo fundamental que a sociedade conheça e aprenda a valorizar o trabalho dessas pessoas que arriscam sua vida em um sistema tão carente de investimentos e condições de trabalho", afirmou.
FONTE : DN ONLINE

sábado, 14 de maio de 2011

Policia apreende 3kg de maconha, whisky e celulares em penitenciária

Cinco agentes da Penitenciária Estadual de Parnamirim foram detidos na manhã desta sexta-feira (13), acusados de favorecer a entrada de material para os apenados do presídio. Após receber uma denúncia anônima na última quinta-feira (12), o diretor da unidade Robson Gomes decidiu realizar uma revista surpresa, por volta das 4h da madrugada de hoje, no refeitório do pavilhão 2. Durante a operação, o diretor acabou encontrando três quilos de maconha, oito litros de whisky, além de quatro celulares e alguns carregadores.

De acordo com informações do próprio diretor, o material encontrado no refeitório pode ter sido colocado por agentes penitenciários da unidade. Os acusados detectados pela direção da penitenciária foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), onde serão ouvidos pela polícia.
 
com informações de Paulo de Sousa
FONTE: DN ONLINE 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Agentes encontram drogas, celulares e armas durante revista na Penitenciária Mário Negócio

Foram encontrados três quilos de maconha, 70 comprimidos de Rivotril, 50 gramas de crack, dois celulares e seis facas artesanais
Na noite de ontem(08), por volta das 22h, oito agentes realizaram uma revista surpresa no Pavilhão 2 da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, onde ficam os presos do regime semi-aberto. Na ação, foram encontradas drogas, celulares e armas.

Ao todo foram três quilos de maconha prensada, que estavam armazenados em dois pacotes; além de 70 comprimidos de Rivotril,tipo de remédio psicotrópico e 50 gramas de crack. Também foram encontrados dois celulares com carregadores e mais seis facas artesanais.

De acordo com informações dos agentes, apenas um dos presos assumiu a posse do material apreendido. Alessandro Carneiro, de 26 anos, cumpre pena por homicídio e agora sai do semi-aberto para o regime fechado.


Com informações da repórter Sayonara Amorim
Foto: Cedida
FONTE: GAZETA DO OESTE

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Agentes penitenciários entram em greve nesta segunda em Pernambuco

Os agentes penitenciários decidiram, em reunião na tarde da última sexta-feira (1º de abril), aprovar indicativo de greve a partir de segunda-feira (4). Eles afirmam que apenas os serviços essenciais estão mantidos, como mandado de prisão e recolhimento ou cumprimento de alvará de soltura.

Esta paralisação foi causada pela quebra do acordo coletivo de 2010 por parte do governo. Em 2010, a categoria realizou uma greve em junho. Neste acordo, seria implantado o termo servidor policial civil, pois os funcionários são regidos pelo Estatuto da Policia Civil. Em troca, a carga horária aumentou, passando de 24 horas de trabalho e 96 horas de descanso para 24 horas de trabalho e 72 horas de descanso.

A outra missão dos agentes seria assumir as atividades das guaritas, ou seja, a guarda externa, liberando mais policiais militares para atuação nas ruas. A categoria deu como prazo final para as negociações com o governo o mês de junho. O sindicato já marcou uma nova assembleia para 7 de abril, a fim de definir os rumos do movimento.

Leia mais

FONTE : JC ONLINE

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Jardim do Seridó: Apenas um agente penitenciário custodia presos

A Lei n. 7.210/1984 (Lei de Execução Penal) determina que o preso provisório deve obrigatoriamente ser custodiado em estabelecimento penal, na modalidade cadeia pública (categoria que em hipótese alguma se confunde com Delegacia de Polícia ou unidade militar); e que o preso condenado deve ser custodiado em penitenciárias ou colônias agrícolas, industriais ou similares ou em casa de albergado. No entanto, não é isso que ocorrer em Jardim do Seridó.
Segundo a Promotora de Justiça Polireda Madaly Bezerra de Medeiros afirma que é público e notório que atualmente são custodiados diversos presos, em virtude de condenação ou de prisão cautelar, na Delegacia de Polícia da cidade. Nesse mesmo prédio funcionam o Centro de Detenção Provisória do Município de Jardim do Seridó, a Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Companhia de Polícia Militar.
“O imóvel não tem estrutura física adequada para custodiar presos além do tempo necessário à lavratura do auto de prisão em flagrante, existindo o permanente risco de fugas, motins e resgates, com iminente perigo de depredação das repartições policiais, apropriação indevida de material bélico por criminosos e mesmo a destruição de autos de inquérito, documentos e outros elementos de prova”, esclarece Polireda Madaly.
Além disso, existe apenas um único agente penitenciário para a custódia dos presos, o que acaba levando os policiais civis e militares a serem desviados de função. Para investigar essa situação e buscar resolver o problema a Promotora de Justiça instaurou um inquérito civil e requisitou ao Senhor Secretário Estadual de Justiça e Cidadania que remeta, no prazo de 10 dias úteis, informações a respeito do Plano Estadual Penitenciário, esclarecendo se nele está prevista a reforma do imóvel onde funciona atualmente o Centro de Detenção Provisória ou a construção de cadeia pública na Comarca de Jardim do Seridó. À Secretaria Judiciária desta Comarca ela pede informações, no mesmo prazo, sobre a quantidade de presos nos municípios integrantes da Comarca, o tipo de prisão (provisório/definitiva), tipo de regime e número do respectivo processo. Após receber essas informações a Promotora de Justiça deve contatar a Coordenadoria de Administração Penitenciária, órgão ligado à SEJUC, para saber se existem vagas para transferência dos presos ao Sistema Penitenciário Estadual, de acordo com o tipo de prisão e regime adotado.
Além dessas medidas, a Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária deve realizar inspeção no local para verificar a salubridade do imóvel e a compatibilidade de sua utilização como unidade prisional, de acordo com a legislação sanitária, no prazo de trinta dias. Outra inspeção deve ser feita pela Central de Perícias do MP para avaliar se as instalações são apropriadas com a permanência de pessoas presas, preventivamente ou definitivamente, em todos os regimes de cumprimento de pena (aberto, fechado e semi-aberto).

Fonte: Cardoso Silva  

terça-feira, 21 de setembro de 2010

AGENTE FEDERAL FOI LIBERADA APÓS OITO HORAS DE TENSÃO

A Agente do Presídio Federal de Mossoró, acabou de ser liberada pelo detento do regime semi-aberto da Mário Negócio, Leandro Felipe Leocádio,23 anos, que desde as 10h da manhã de hoje, manteve refém a agente até então identificada como Priscila, em uma guarita que fica na parte de trás da área central do complexo.

O advogado e os famíliares de Leandro Felipe vieram para auxiliar os agentes federais , que exigia a presença do filho. Segundo informações da família, ele sofria com surtos psicóticos e hoje quando fazia um trabalho de limpeza do presídio, teve uma crise e acabou atacando e rendendo uma agente, usando uma faca de cozinha.

A agente federal foi encaminhada ao ITEP para exames de corpo, enquanto segundo testemunhas o presidiário foi autuado e levado em uma ambulância para o HRTM, entraram pelos fundos enquanto dois policiais ficaram de plantão na parte da frente do hospital; ainda não temos informação se ele foi ferido durante a liberação da refém. Daqui a pouco mais informações a respeito da liberação da agente.


FONTE: BLOG DO ISMAEL SOUSA

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Em Cajazeiras: Agente penitenciário tenta atirar contra cabo da PM/PB

O agente penitenciário Reginaldo Soares Moreira, 35 anos, está sendo acusado de tentar atirar contra o cabo Filho, da Polícia Militar. O caso aconteceu por volta das 18h30 desse sábado (21), em Cajazeiras.
Segundo informações do 6º Batalhão de Cajazeiras, o agente só não conseguiu efetuar o disparo porque estaria sob efeito de forte embriaguez.
Após a tentativa de homicídio, policiais que estavam no local conseguiram desarmá-lo e posteriormente foi detido.
 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Polícia pede transferência de Agente Penitenciário que matou jardineiro em Ipueira/RN


O delegado municipal da Polícia Civil em Caicó, Getúlio Medeiros, pediu na tarde de ontem, segunda-feira, 16 de agosto, a transferência do preso Laênio Mendes de Medeiros, 34 anos, da delegacia. Ele é Agente Penitenciário e está detido desde a noite de domingo passado quando matou com 4 tiros o jardineiro, Fábio Bezerra de Lima, 29 anos, em Ipueira/RN.
 
De acordo com o delegado, o pedido foi feito junto à juíza Cíntia Cibele de Medeiros, com as devidas ressalvas, pois o preso é agente penitenciário, e por medida de segurança não poderia ser levado para a Penitenciária Estadual do Seridó, aonde trabalhava. A magistrada deve analisar o caso e se pronunciar em breve.
 
A polícia informa que Laênio Mendes, jaá responde a vários processos por diversos delitos, inclusive por tentativa de homicídio em São Mamede/PB.

fonte: sidney silva