O ano letivo na Rede Estadual de Educação começou nesta segunda-feira, 14, e mais de 310 mil alunos, em 718 unidades de ensino de todas as regiões do estado, retornarão às escolas com a perspectiva de um ano melhor.
Para isso, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está montando uma força tarefa para colocar alunos e professores em sala de aula. Uma das medidas adotadas foi a contratação de 1.032 professores, classificados em processo seletivo simplificado, para suprir o déficit e iniciar o ano de acordo com o calendário planejado.
Considerando as necessidades das escolas da rede estadual em relação ao quadro de professores para o início do ano letivo, a SEEC está definindo um conjunto de ações com vistas a ajudar as escolas a minimizar a possível falta de professores na primeira semana do ano letivo. Essa iniciativa se pauta em princípios que foram assumidos pela Secretaria da Educação: garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, ou seja, as 800 horas de aula/ano; comprometer cada vez mais a pasta no apoio às atividades curriculares das escolas, principalmente nesse início de ano letivo.
A SEEC, por meio dos seus setores pedagógicos, planejou um conjunto de atividades que incidirão, principalmente, nas escolas com maiores necessidades. Serão palestras motivacionais sobre a importância de participar do ENEM, competências e habilidades exigidas do aluno cidadão no mundo contemporâneo, educação empreendedora nas escolas do ensino médio e sobre a lei afro-indígena.
Também serão realizadas sessões de cinema na escola; trabalhos sobre políticas de inclusão; produção textual; rodas de leitura; literatura de cordel; prevenção ao uso de drogas e bulliyng (violência física ou psicológica, intencionais e repetidos), além de trabalhos artísticos com danças folclóricas.
Para o ensino fundamental, os técnicos da SEEC prepararam oficinas com livros didáticos; Programa Barco Escola; mediadores de leitura; material didático dos programas Alfa e Beto e correção de fluxo, saúde, matemática e exibição de filmes educativos.
Para isso, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está montando uma força tarefa para colocar alunos e professores em sala de aula. Uma das medidas adotadas foi a contratação de 1.032 professores, classificados em processo seletivo simplificado, para suprir o déficit e iniciar o ano de acordo com o calendário planejado.
Considerando as necessidades das escolas da rede estadual em relação ao quadro de professores para o início do ano letivo, a SEEC está definindo um conjunto de ações com vistas a ajudar as escolas a minimizar a possível falta de professores na primeira semana do ano letivo. Essa iniciativa se pauta em princípios que foram assumidos pela Secretaria da Educação: garantir o cumprimento legal dos 200 dias letivos, ou seja, as 800 horas de aula/ano; comprometer cada vez mais a pasta no apoio às atividades curriculares das escolas, principalmente nesse início de ano letivo.
A SEEC, por meio dos seus setores pedagógicos, planejou um conjunto de atividades que incidirão, principalmente, nas escolas com maiores necessidades. Serão palestras motivacionais sobre a importância de participar do ENEM, competências e habilidades exigidas do aluno cidadão no mundo contemporâneo, educação empreendedora nas escolas do ensino médio e sobre a lei afro-indígena.
Também serão realizadas sessões de cinema na escola; trabalhos sobre políticas de inclusão; produção textual; rodas de leitura; literatura de cordel; prevenção ao uso de drogas e bulliyng (violência física ou psicológica, intencionais e repetidos), além de trabalhos artísticos com danças folclóricas.
Para o ensino fundamental, os técnicos da SEEC prepararam oficinas com livros didáticos; Programa Barco Escola; mediadores de leitura; material didático dos programas Alfa e Beto e correção de fluxo, saúde, matemática e exibição de filmes educativos.
FONTE: AGENCIA RN
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