O Corpo de Bombeiros conseguiu, na noite de ontem (18), controlar o incêndio que afetou a Área de Proteção Ambiental (APA) Piquiri-Una por três dias. O incêndio iniciou-se na área dos canaviais do município de Espírito Santo - distante 72 km de Natal e onde encontra-se a maior parte da APA - e já estava próximo de atingir a área de município de Pedro Velho.
Na primeira vez que os bombeiros estiveram na região não conseguiram conter o fogo, pois a estrutura era ineficiente e as chamas já haviam se alastrado por uma área muito grande da APA, chegando a atingir uma estrada da zona rural que liga Espírito Santo a Pedro Velho.
A causa do incêndio, de acordo com o tenente BM Christiano Couceiro, teria sido o uso ilegal dos chamados "incêndios controlados" nos canaviais, utilizados para queima da cana-de-açúcar. "Os canavieiros devem ter perdido o controle do fogo, que se alastrou pelo canavial e atingiu a APA".
Com a situação de extremo perigo, pois o fogo aproximava-se de reservatório de água responsável pelo abastecimento da região, a própria prefeita de Espírito Santo, Daise Correia, foi aos bombeiros, que enviaram uma equipe maior e controlaram o fogo.
APA Piquiri-Una
Localizada nos municípios de Pedro Velho, Canguaretama e Espírito Santo, tem uma área de mais de 12.025,86ha e foi instituída pelo Decreto Estadual n.º 10.683 de 06.06.1990, com o objetivo de ordenar o uso, proteger e preservar: rios, riachos e demais recursos hídricos; Tabuleiros e Mata Ciliar; espécies vegetais e animais. Pode permitir usos diversos, orientados a partir de um zoneamento ambiental e plano de manejo.
Atualmente, está em trâmite um projeto de expansão da APA para os municípios de Várzea, Goianinha e demais pontos, ampliando para aproximadamente 40.000 ha.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário