O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Inundações matam 701 pessoas na China

 Clique para Ampliar
Chuvas em 25 províncias obrigaram 8 milhões de pessoas a deixarem as suas casas na China; 117 milhões de chineses foram afetados de alguma forma
FOTO: ALY SONG/REUTERS

País ainda se prepara para a tempestade tropical Chanthu, a segunda em menos de uma semana
Pequim. O sul da China está se preparando para sua segunda forte tempestade em menos de uma semana, enquanto o número de mortos pelas enchentes e deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais já atinge 701 e 347 pessoas estão desaparecidas.

A tempestade tropical Chanthu deve se aproximar do continente nas províncias de Guangdong e Hainan hoje, e pode se fortalecer ao passar pelo mar do Sul da China. O governo aconselhou as população a ficar dentro de casa, afirmou a agência oficial de notícias Xinhua.

O tufão Conson passou pela ilha turística de Hainan na semana passada, matando duas pessoas, antes de seguir em direção ao Vietnã. Grande parte da região sul e central da China tem sofrido com enchentes e deslizamentos de terra depois de semanas de chuvas torrenciais.

A dimensão da devastação, com mais previsão de chuvas, tem aumentado os temores de outro gigantesco desastre na escala das enchentes do rio Yangtze em 1998.

No entanto, Liu Ning, vice-ministro dos Recursos Hídricos, afirmou que isso não aconteceria. Segundo ele, a China está muito melhor preparada que em 1998, quando mais de 4 mil pessoas morreram e outras 18 milhões foram deslocadas.

Ainda de acordo com o ministro chinês, o volume total de água não está tão alto apesar dos níveis de alguns rios terem subido acima dos níveis mais altos daquele ano.

"O nível da água no médio e baixo curso do rio está um metro abaixo do nível de 1998, apesar de alguns trechos e lagos estarem se aproximando ou excedendo os níveis de alerta", afirmou o ministro em uma coletiva à imprensa.

Desde então, diques foram melhorados e a gigantesca usina Três Gargantas foi completada. Apenas alguns diques falharam, diferente da situação em 1998, quando milhares falharam, garantiu Liu.

As previsões meteorológicas não são otimistas. Os serviços de previsão do tempo advertiram que as chuvas continuarão no sul e centro do país, mas também se deslocarão ao norte.

Os números anunciados pelo Ministério de Assuntos Civis e o Escritório Estatal de Controle de Inundações e Seca assinalam que as chuvas em 27 províncias afetaram 117 milhões de pessoas e obrigaram mais de 8 milhões a deixarem suas casas.

As perdas materiais diretas somam 142 bilhões de iuanes (R$ 37 bilhões), com 645 mil casas derrubadas e sete milhões de hectares de cultivo comprometidos.


Retirada do Diário do Nordeste

Nenhum comentário: