A Colômbia denunciou nesta quinta-feira à Organização dos Estados Americanos (OEA) que grupos guerrilheiros estão "consolidados" e "ativos" em território venezuelano, durante uma reunião no organismo em Washington para debater a presença de rebeldes na Venezuela.
O representante da Colômbia na OEA, Luis Hoyos, denunciou a "presença consolidada, ativa e crescente destes grupos terroristas no país irmão da Venezuela".
Hoyos apresentou nesta quinta-feira ao organismo continental um extenso dossiê com "coordenadas precisas, dados muito contundentes" que provariam a presença de grupos guerrilheiros colombianos na Venezuela.
A Colômbia espera "que o governo venezuelano aceite sua obrigação de impedir em seu território a presença de grupos que não são atacados nem perseguidos como deveriam ser", disse Hoyos no início a sessão.
Bogotá denunciou há uma semana a presença de líderes guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) na Venezuela, o que voltou a comprometer as já complicadas relações entre ambos os países.
Da AFP paris
Retirada do Diario de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário