O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para juíza, obras não garantem segurança no Ceduc Pitimbu

Ilná Rosado enviará, ainda hoje (26), ofício ao Comando Geral da PM determinando o aumento do efetivo na Unidade de 7 para 15 policiais.

A juíza da Vara de Infância e Juventude e do Idoso de Parnamirim, Ilná Rosado Motta, esteve no Ceduc Pitimbu, esta manhã (26), em mais uma inspeção de rotina, desta vez, para verificar o início das obras determinadas por ela, na quarta-feira (18). Em sua decisão a magistrada havia determinado a elevação do muro, bem como a instalação de concertinas. Além da instalação de um grupo gerador e a construção de quatro guaritas.

“Saiu daqui hoje, satisfeita com o início das obras. O Estado deixou de ser omisso com o Ceduc, o presidente da Fundac, Getúlio Batista, me confirmou que os recursos já haviam sido liberados pela governadora e que, inclusive, na próxima semana a equipe de pedreiros será aumentada para acelerar a conclusão da obra”.

Mas para Ilná, somente as reformas determinadas por ela não bastam para garantir a segurança dos adolescentes e a re socialização deles. “Temos que aumentar urgentemente o efetivo de policiais militares aqui no Ceduc. Hoje, os adolescentes permanecem 24 horas do dia presos porque não há como garantir a integridade física deles e dos educadores”.

Um dos fatores analisados pela juíza para uma possível interdição total é o cumprimento dos Diretos Humanos garantidos na Constituição Federal. “Eles não saem nem para o banho de sol, ou mesmo para se alimentarem no refeitório da Unidade”, lamentou.

Atualmente, sete policiais militares se revezam na segurança do Ceduc, mas segundo estudos realizados pelo comandante do 3° BPM, coronel Jair Júnior, o efetivo mínimo teria que ser de 15 policiais, para que o Ceduc tivesse sua rotina normalizada. “Ainda hoje, encaminharei um ofício ao Comando Geral da PM, determinando esse aumento no efetivo policial”. 

Mesmo otimista com as obras, a juíza não descartou a possibilidade de interdição total do Ceduc. “No caso de interdição total, os jovens têm que ser transferidos para outras unidades, e não havendo vagas, soltos. Mas não trabalho com essa possibilidade de soltar infratores perigosos. Semana passada não tinha vaga em Natal para internar um adolescente infrator, então o transferi para Mossoró”.

Atualmente 33 adolescentes estão internados no Ceduc Pitimbu, que tem capacidade para 50.
 

fonte nominuto

Nenhum comentário: