O portal Belmote, (www.portalbelmote.com) informa que em uma fiscalização de rotina no Trevo do Ibó em Cabrobó/PE, a Polícia Federal prendeu na noite de quarta-feira, 17 de agosto, quatro pessoas por estarem transportando aproximadamente 95 (noventa e cinco) quilos de maconha, provavelmente oriunda do Paraguai, mas que estava sendo levada de São Paulo/SP para São Bento/PB.
Foram presos: LEANDRO FERNANDES ALBANO, 24 anos, Técnico em Celular, residente em Criciúma/SC, JANAILSON DIONISIO DA SILVA, 21 anos, residente em Natal/RN, NELSON OSVALDO DUARTE LOPEZ, paraguaio, 34 anos, residente em Foz do Iguaçu/PR; ALEXANDRE VIEIRA DUTRA, 24 anos, Vendedor Ambulante, residente em São Paulo/SP.
A droga encontrada estava bastante camuflada em uma armação de ferro instalada como capota na carroceria de um veículo GM Montana de placa JZY-3173, que estava sendo conduzida por LEANDRO FERNANDES ALBANO.
Os demais presos, ALEXANDRE VIEIRA DUTRA, JANAILSON DIONISIO DA SILVA e o paraguaio NELSON OSVALDO DUARTE LOPEZ, encontravam-se no segundo veículo, uma Pajero SP 4×4, de cor preta e placa MCX-2993, conduzida por Alexandre, apontado como líder do grupo, e que estava “escoltando” a Montana. Todos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro onde foram interrogados e indiciados nos Arts. 33, 35 c/c art. 40, inciso V, da Lei nº 11.343/06 (Tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico).
Durante os interrogatórios, Leandro reservou-se ao direito de ficar calado e Janailson e Nelson negaram saber da existência da droga, apresentando versões contraditórias para a viagem e sobre a relação com os outros presos. Já Alexandre confessou o tráfico e delatou que todos, com exceção de sua esposa, tinham conhecimento da existência da maconha.
A esposa de Alexandre, PRISCILA MURIELLY DANTAS DE SOUZA ALVES, 24 anos, também se encontrava na Pajero, mas foi liberada após prestar declarações, por não ter sido encontrado qualquer indício de que soubesse da existência da droga no veículo.
O paraguaio NELSON OSVALDO DUARTE LOPEZ já foi preso anteriormente por tráfico de drogas e pode ser um indicativo da origem paraguaia da droga apreendida.
Apreensões de maconha Paraguai no sertão estão cada vez mais frequentes. Em abril deste ano, Geraldo Dantas de Sousa Araújo, paraibano de Pombal, de 25 anos, foi preso por tráfico interestadual de drogas em Salgueiro/PE, no momento em que transportava 63 (sessenta e três) quilos da droga de São Paulo para Pombal/PB.
A Polícia Federal interpreta esse aumento no consumo da maconha paraguaia como resultado do intenso combate à produção de maconha em território nacional através das operações de erradicação. Somente este ano, a PF erradicou no sertão pernambucano mais de 800.000 mil pés na Operação Caruá.
Policiail retirando a droga escondida na grade da carroceria do carro - FOTOS: Portal Belmote
Carro Pajero apreendido com os acusados de transporte da droga
Policial retidando droga escondida em carro

Via sidneysilva.com.br