O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FUGITIVOS DO IPPOO II PRESOS EM SÃO PAULO JÁ ESTÃO EM FORTALEZA

Os presos Francisco das Chagas Rodrigues, o "Zico", e Edson Barbosa Andrade da Silva, o "55", estão sendo interrogados na tarde desta quarta-feira (6) pelo titular da Delegacia Metropolitana de Itaitinga, Sidney Ribeiro. Ambos haviam fugido do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, na ação em que também foi resgatado o bandido Alexandre de Sousa Ribeiro, o "Alex Gardenal".
"Zico" e "55" foram recapturados em São Paulo em 18 de março e somente nesta quarta foram transferidos para Fortaleza. O resgate no IPPOO, localizado em Itaitinga, foi feito em 5 de fevereiro passado.
O interrogatório está feito na Superintendência da Polícia Civil, para onde ambos foram levados após a chegada em Fortaleza.
Transferência
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inicialmente anunciou que a dupla deve ser transferida para um presídio após o depoimento na Superintendência da Polícia Civil. Já o titular do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, delegado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo, informou que "Zico" e "55" devem ser encaminhados para a Delegacia de Capturas (Decap).
Somente após a passagem pela Decap os presos devem ir para um presídio, mas a transferência não tem data definida.
Presos passam por interrogatórios
Antes de serem ouvidos pelo delegado Sidney Ribeiro, de Itaitinga, os presos "Zico" e "55" também foram interrogados na Superintendência da Polícia Civil delegado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo. O depoimento começou por volta de 14 horas. Já por volta de 16 horas o delegado Sidney chegou ao prédio da Polícia Civil.
Inquérito concluído
Sidney Ribeiro revelou ao Diário do Nordeste Online nesta quarta que o inquérito sobre o resgate está concluído. O material foi enviado de forma pacial à Justiça na última sexta-feira (1) e será atualizado à medida em que mais presos forem recapturados e novos depoimentos sejam tomados. Além de "Zico e 55" também já foi recapturado o assaltante e sequestrador "Alex Gardenal".
Volta ao Ceará
Os bandidos chegaram ao Ceará por volta de meio-dia. O desembarque foi feito no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Policiais acompanharam os presos desde o embarque em São Paulo até a chegada na capital cearense.
De acordo com o delegado Francisco Crisóstomo, ambos foram trazidos em voos comerciais e viajaram separadamente, em voos diferentes. Foi uma determinação da Empresa Brasileira da Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), conforme ainda Crisóstomo. 
Às 13h22min, nesta quarta, "Zico" e "55" chegaram à Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza. Ambos chegaram ao Ceará de avião e foram levados até a Polícia Civil por um delegado da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança.  
Policiais da Coin e do DIP participaram do trabalho. O trabalho foi feito de forma sigilosa e não houve tumultos ou aglomerações na Praça dos Voluntários, em frente à Superintendência da Polícia Civil - ponto onde curiosos costumam acompanhar a chegada de presos.
Zico e 55 
Francisco das Chagas Rodrigues, o "Zico", acusado de sequestro, foi preso após ser reconhecido por policiais paulistas enquanto merendava em uma lanchonete. Já Edson Barbosa Andrade da Silva, o "55" foi preso por conta de informações coletadas pelo serviço de inteligência da Secretaria da Segurança, acusado de assaltos a banco e carro-forte.
Fuga do IPPOO
Dez presos, entre eles "Zico" e "55", foram resgatados do IPPOO II em 5 de fevereiro. Também fazia parte do grupo um dos bandidos mais perigosos do Ceará, "Alex Gardenal", posteriormente recapturado no Maranhão. Havia ainda homens envolvidos no furto ao Banco Central, em 2005, na capital cearense.
A ação teria sido financiada pelo sequestrador Franscisco Fabiano da Silva Aquino, o "Fabinho da Pavuna", também assaltante de carros-forte e bancos, à época foragido e fugitivo do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). "Fabinho da Pavuna" foi preso junto com "Alex Gardenal" no Maranhão.
FONTE:DIARIO DO NORDESTE

Nenhum comentário: