O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Polícia Militar (P-2), em operação conjunta com a Civil prende acusados de estelionato.









Por Sd PM J. Júnior
Fotos Sd PM J. Júnior
Fonte: Policias Civil e Militar.
Na manhã dessa quinta-feira (01/07), por volta das 09:00h, foi preso um casal acusado de aplicar vários golpes no RN. Com a dupla os policiais encontraram 05 identidades falsas, todas com fotos da acusada e com nomes e cidades diferentes, 05 CPFs falsos, 05 Cartões de banco, 02 cartões de crédito, um comprovante de residência com endereço da Rua Laurentino Bezerra, em Currais Novos, 05 envelopes contendo material com endereços de várias cidades (Jucurutú, Gov. Dixsept Rosado, Lucrecia, Natal e Assú).
Em depoimento a acusada se identificou como Dairglay Texeira Gomes, de 49 anos, residente no Alecrim, Natal, mas não tinha documentos que comprovasse esse nome.
O outro acusado seria Valderêdo Roberto da Silva Júnior, de 29 anos, estudante de direito, residente em Mossoró, mas será investigado, tendo em vista a quantidade de documentos falsos que foi encontrado com os dois.
No momento da abordagem Roberto ofereceu suborno aos policiais no valor de R$ 5000 , que seria proveniente de um empréstimo feito com os documentos falsos na Cidade de Assú e que se quisessem mais ele conseguia. Os Policiais fingiram aceitar e ao receber o pagamento deram voz de prisão em flagrante.
O casal estava em um veículo tipo Vectra prata de placas MNL -6161, Mossoró-RN.
Dairglay acrescentou ainda que toda a documentação falsa foi conseguida por Roberto que fez o convite a mesma para participar dos golpes, porém a polícia acredita que várias pessoas estejam envolvidas, principalmente nas cidades citadas nos envelopes apreendidos.
Os dois foram encaminhados para Polícia Civil e responderão por Estelionato, falsidade ideológica e corrupção ativa.
A polícia Civil seguirá com as investigações para tentar descobrir outros crimes praticados pela dupla e vai tentar identificar outras pessoas envolvidas.


 RETIRADA DA 3ª CIPM - CURRAIS NOVOS

Polícia federal prende dois em Catolé do Rocha

A polícia federal cumpriu três mandados de busca e apreensão na manhã de hoje em Catolé do Rocha e prendeu duas pessoas.

Foram presos o comerciante Humberto Suassuna e outra pessoa identificada como Francisco das Chagas Costa.

Os "federais" apreenderam uma espingarda calibre 12 de repetição, um revólver calibre 38 e munições.

Na casa de um deles foi encontrado um pé de maconha.

Os dois foram encaminhados para a delegacia da polícia federal de Patos e serão autuados pelo delegado Paulo Henrique Ferraz Lima.

Após a lavratura dos autos de prisões em flagrante os dois ficarão à disposição da justiça.

A ação da polícia federal tem como finalidade combater o crime organizado no sertão paraibano.

Na foto: Humberto(esquerda) e Francisco (direita)

FONTE: F. GOMES

Pai e filho foram postos em liberdade

 
O juiz José Vieira de Figueiredo colocou em liberdade ontem os dois paraibanos que tinham sido presos acusados de envolvimento com roubo de carro.

João Suassuna e seu filho Rodolfo Suassuna Barreto foram presos no dia 17 de março após uma queixa prestada por Isaac Torres afirmando que estaria sendo ameaçado.

A polícia prendeu pai e filho em um carro roubado.


Ambos foram recolhidos na penitenciária estadual do Seridó

No decorrer do andamento do processo o juiz José Vieira entendeu que Joãozinho e seu filho não tinham roubado o carro e que haviam comprado a uma pessoa sem má fé, por isso foram postos em liberdade.
 
 
Fonte: F. Gomes
 

Comandante afirma que mesmo com o risco aumentou o número de voluntários para o Haiti

O comandante do 1º BEC, tenente-coronel Paulo Sérgio Ortiz Rosa, disse que o exército continua colocando homens à disposição para se deslocarem para o Haiti.

Mas explicou que tudo funciona na forma do voluntariado.

As forças que estão trabalhando no Haiti, segundo o comandante,  têm organograma com funções.

"Por exemplo. A companhia de engenharia, ela tem uma equipe de perfurar poços para extrair água. Então para compor essa equipe tem que ser um militar habilitado na perfuratriz de poços", citou.

No nordeste, segundo ele, é o BEC que tem equipamentos e capacitação para atuar nesse tipo de trabalho.

"Existem militares aqui no batalhão que foram voluntários para compor essa equipe", explicou.

No início do ano tiveram início os preparativos técnicos, as precauções de saúde e providências com documentação.

"Os oficiais e sargentos, alguns deles que estarão em funções de comando também tem que ser habilitado no inglês ou dependendo da situação até mesmo no francês. Então existe um perfil daquele quadro", disse.

Tenente-coronel Paulo Sérgio Ortiz (foto)  disse que alguns militares do BEC estarão embarcando neste mês de julho para o Haiti.

"E domingo passado nós tivemos a satisfação também de ter um oficial aqui do batalhão, um capitão que foi selecionado para já segunda-feira está em Brasília para começar os preparativos para 2011.Ele vai compor o que nós chamamos lá, o Estado-Maior da companhia. Então é um capitão que tem que ter um curso de aperfeiçoamento e já vai começar os preparativos para ir no ano que vem", narrou.

Mesmo com o terremoto que foi registrado no Haiti, o tenente-coronel Paulo Sérgio Ortiz declarou que aumentou o número de voluntários.

"O brasileiro, ele é muito solidário, ele é muito humano nesse aspecto. Aqui no batalhão nós temos levantamento de muitos voluntários, aumentou mesmo o número. Não nos abateu essa questão de ter aumentado o risco de outros  terremotos e epidemias. Não é nem tanto pelo carreirismo ou pela verba financeira é mais pelo aspecto humano", comentou.


Fonte: F. Gomes

INQUÉRITO MILITAR INDICIA 22 PESSOAS POR MORTE DE PM ALAGOANO EM TREINAMENTO NO MATO GROSSO

Vinte e duas pessoas foram indiciadas pela morte do soldado da Força Nacional da Polícia Militar do Estado de Alagoas Abinoão Soares de Oliveira, ocorrida durante um curso para tripulantes de helicóptero, em Cuiabá. Na manhã do dia 24 de abril, Oliveira morreu e outros três policiais passaram mal em um treinamento de flutuação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na região de Manso.

No mês passado, a Polícia Civil de Cuiabá pediu a prisão de cinco policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar acusados de participação na morte.

De acordo com as informações da polícia, a atividade fazia parte do 4º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M) e tinha como objetivo capacitar os profissionais da segurança pública para atuar em aeronaves no atendimento de ocorrências policiais, de resgate, busca e salvamento, combate a incêndio, entre outras.

Os indiciamentos referentes ao Inquérito Policial Militar, anunciados nesta quarta-feira durante uma coletiva da Polícia Militar, estão relacionados aos crimes de homicídio culposo por imperícia, prevaricação, omissão e maus tratos.

Um planejamento que pedia a indicação de instrutores para a realização do treinamento foi encaminhada ao Bope, onde os tenentes Carlos Evane Augusto e Dulcézio Barros de Oliveira foram designados para a função. No entanto, de acordo com as investigações, os tenentes responsáveis pelo curso não apresentavam a carga horária necessária que é de 240 horas.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias, coordenadores do Ciopaer e instrutores do Bope que estavam no local no dia do treinamento vão responder por homicídio culposo e omissão, já que viram o que estava acontecendo e não fizeram nada para impedir.

- O indiciamento ocorreu porque alguns envolvidos excederam e outros porque viram a ação e não tomaram nenhuma atitude - explicou o coronel.

O excesso apontado anteriormente pela polícia também foi confirmado. O coronel acrescentou ainda que somente a Justiça poderá decidir se haverá advertência ou expulsão dos instrutores que atuaram no curso. Por enquanto, os militares que participaram da ação estão afastados administrativamente.

Na investigação, os elementos que auxiliaram no processo foram as imagens extraídas pela perícia técnica e uma foto entregue pela mãe de Abinoão à polícia em que mostra um soldado registrando o treinamento. As fotos analisadas estavam em um computador da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Já o laudo pericial ainda não foi anexado ao processo e o resultado das investigações será encaminhado ao Ministério Público, que poderá pedir a prisão dos envolvidos.

Ainda faltam nove dias para o término do curso de tripulantes realizado pelo Ciopaer. De acordo com a Polícia Militar, o curso não vai ser suspenso, já que toda a equipe responsável pelo treinamento foi alterada.

FONTE: O Globo

Polícia mata um dos maiores traficantes de armas do Rio de Janeiro

Agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) mataram na madrugada desta quinta-feira (1º) o traficante internacional de armas Volber Roberto da Silva Filho, de 39 anos, considerado o maior comerciante ilegal de armas do Rio de Janeiro. Carioca, Volber era sargento do Exército e estava em um motel na zona oeste da cidade.
-
A Dcod recebeu uma denúncia anônima por volta das 23h de quarta-feira (30) informando que o traficante estaria no motel. Quando a equipe da polícia chegou, Volber estava na garagem do quarto e, ao perceber a movimentação da polícia, sacou uma arma e disparou contra os agentes. Na troca de tiros, o traficante foi atingido e morreu a caminho do hospital.
-
Segundo o delegado substituto da Dcod, Alesandro Petralanda, na mesma suíte em que estava o traficante havia mais três homens e duas mulheres que, para a polícia, não têm envolvimento com as atividades ilegais investigadas.
-
De acordo com Alesandro Petralanda, foram encontradas duas armas e munição, além de anotações da contabilidade do traficante. “Encontramos uma caderneta com uma única movimentação do Volber no valor de R$ 750 mil, mostrando a grandiosidade do tráfico dele”, afirmou. Volber estava foragido da Justiça, pois já havia sido preso anteriormente. Investigações da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) indicam que ele fornecia armas para todas as facções criminosas do Rio. 
 

Mulher é vítima de sequestro virtual

Criminosos entraram em contato com a mulher, afirmando ter rapitado familiares. Ela chegou a depositar dinheiro para os falsos sequestradores
.Uma mulher foi vítima de um sequestro virtual, no início da tarde desta quinta-feira (1º). Os criminosos fizeram três ligações diferentes para a mesma família o que fez com que a polícia desconfiasse da ação. Mesmo assim, antes do trabalho policial, a mulher depositou dinheiro para os bandidos.

 

O tenente Barreto, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, contou ao portal Nominuto.com como os criminosos agiram. “Eles inicialmente ligaram para a casa da vítima eles falaram com a empregada e disseram que havia sequestrado a mãe da dona da residência”, explica.

Depois disso, os supostos sequestradores entraram em contato com a própria mulher, dona da casa. Desta vez, eles disseram que estavam com o filho dela. O que fez com que a vitima fosse até uma unidade bancária na avenida Afonso Pena e depositasse a quantia pedida por eles.

“Por questões de segurança, nós não podemos revelar o valor depositado pela mulher vítima do golpe”, destacou tenente Barreto. A terceira ligação dos falsos sequestradores foi feita para a própria mãe da mulher vítima do golpe.


Foto: Elpídio Júnior

A ela, eles disseram que estavam em poder da filha. “Eles fizeram isso para assustar as vítimas. Mas, a polícia foi acionada foi até a residência e, depois dos próprios policiais manter contato com os criminosos, constatou-se que se tratava de sequestro virtual”, disse.

Tenente Barreto explicou que os policiais do Choque ainda chegaram a ocupar a agência bancária, para tentar impedir um sequestro de verdade. “Nosso conselho é que as pessoas tenham atenção para não cair nesse tipo de golpe”.

De acordo com o oficial, o primeiro passo é verificar se o sequestro procede, mantendo contato com os familiares supostamente rápido. “Se não conseguir, é preciso acionar a polícia, que saberá agir. Em hipótese alguma, a pessoa deve fazer qualquer tipo de depósito sem orientação policial”, afirma.

fonte nominuto

Mulher grávida é presa com dois tabletes de maconha

 Maria Osana viajava em um carro de lotação e trazia a droga em sua bagagem pessoal, enrolada em uma fralda de criança.

Policiais Civis da delegacia de São Paulo do Potengi prenderam nesta quarta-feira (30) a dona de casa Maria Osana Rodriguez, de 19 anos, na cidade de São Tomé, transportando dois tabletes de maconha. A acusada viajava em um carro de lotação e trazia a droga em sua bagagem pessoal, enrolada em uma fralda de criança.

Osana é natural de São Tomé, distante 101 km de Natal, e fazia o trajeto de transporte de drogas Natal - Macaíba - São Tomé a cerca de quatro meses. A polícia vinha investigando sua ação há algum tempo, e hoje conseguiu prendê-la em flagrante.

A investigação também apontou o marido da acusada, conhecido por “Bragel”, um dos maiores traficantes da cidade como o verdadeiro dono da substância ilegal. Osana está grávida de seis meses e na ocasião da prisão estava na companhia de seu filho, uma criança de dois anos de idade.

Os policiais da 1º Delegacia Regional de Polícia Civil do Estado informaram que o companheiro de Osana tem passagem pela polícia por tráfico. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.


fonte: nominuto
 

Mão na Roda: quadrilha arrombou mais de 1.800 carros em seis meses

Organização criminosa praticava uma média de dez arrombamentos por dia. No total, 24 pessoas foram presas, inclusive, agente da Polícia Civil.
A quadrilha desarticulada pela polícia nesta quinta-feira (1º) tinha arrombado mais de 1.800 carros nos últimos seis meses. A informação foi repassada pela delegada Alzira Veiga, responsável pelo inquérito. De acordo com ela, a organização criminosa praticava uma média de dez arrombamentos por dia.
 
“Não era menos que essa quantidade, isso ficou constatado”, declarou. No total, 24 pessoas foram presas na Operação Mão na Roda, desenvolvida pela Polícia Civil e Polícia Militar. Entre os presos, está o policial José Robson da Silva, responsável por passar informações privilegiadas para o resto do bando.

A delegada Alzira Veiga informou durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, que as investigações tiveram início em janeiro deste ano. “Passamos a registrar muitos Boletins de Ocorrências com furto de estepes e objetos de veículos. A partir daí iniciamos o trabalho investigatório”.

De acordo com a delegada, o grupo era extremamente organizado e contava com a participação de jovens de classe média.

“Eles eram profissionais, usavam vários carros diferentes para dificultar nosso trabalho. No começo, furtavam mais estepes, mas, como o valor é baixo, passaram a levar objetos pessoais, como notebooks, câmeras digitais e até mesmo roupas”, revela.

O modo de agir da quadrilha era em estacionamentos, principalmente, em shoppings e grandes supermercados. “Os criminosos chegavam em dois carros, um ficava fechando a visão e o outro estacionava do lado. Um deles abria a porta e arrombava a porta do outro veículo alvo. Depois, fugiam levando tudo que estivesse dentro do veículo”, conta o subsecretário de Segurança, delegado Ben-Hur Cirino de Medeiros.

Para chegar aos criminosos, a polícia usou imagens dos circuitos de vigilância de vários estabelecimentos. Um deles, no Norte Shopping, na zona Norte de Natal, mostra os bandidos arrombando e furtando objetos de um Doblô. (Confira o vídeo).


“Neste caso, os casal paulista ficou sem nada. Eles levaram até mesmo as roupas e o casal teve que comprar outras para vestir”, destaca Ben-Hur Cirino. Na operação Mão na Roda, a polícia cumpriu 20 mandados de prisão preventiva e prendeu quatro pessoas em flagrante.

De acordo com o delegado Ben-Hur, muitos dos presos foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e receptação de produtos roubados. A delegada Alzira Veiga informou que a quadrilha agia na Grande Natal, mas, principalmente na zona Sul da capital. “Eles foram presos em bairros como Ponta Negra, Candelária e Lagoa Nova”, disse.
Foto: Thyago Macedo
Delegado Ben-Hur Cirino explica modo de agir da quadrilha presa nesta quinta-feira.

Os presos foram: Marcio Daniel Pereira, o “Rolinha”; Francisco Aureliano de Oliveira; Anderson Gadelha de Paiva; João Antonio Neto; Antonio Nogueira de Góis, o Toinho; William Fernandes Cirilo; Rodrigo Macedo da Fonseca, o “Poney”; Francisco de Assis Cardoso Silva Junior, o “Barba Chato”; Plinio Tavares de Miranda, o “Índio”; Fábio Augusto Teixeira Furtado Furtado da Silva; Geraldo José Ferreira da Silva, o “Ivan”; Clebson Lopes da Costa; Flávio Barbosa Targino; José Josino Neto; Cláudio Tercino Medeiros da Costa; Emanoel Aldo Cordeiro, o “Cego”; Luiz Eduardo Bezerra Costa Lima; Marcos Antonio Cortez; Adailton Santos Silva; e Thiago Berto.
 
Fonte: Nominuto

Criminosos cariocas se preparam para ocupar favelas no RN, diz secretário


Criminosos radicados no Rio de Janeiro estariam se organizando para ocupar favelas no Rio Grande do Norte. A informação foi dada pelo secretário de Turismo do Estado, Múcio Sá, durante entrevista à 95 FM na manhã desta quinta-feira (1º). As Polícias Civil e Federal já estariam investigando a mudança dos criminosos.

“Eu recebi informações que um grupo de traficantes da Rocinha, no Rio de Janeiro, está se organizando para vir ocupar algumas favelas aqui no estado e isso é muito preocupante”, declarou Múcio Sá à emissora de rádio.

Em contato com o portal TN Online, o secretário Múcio Sá disse que obteve a informação nesta quarta-feira (30), na posse do presidente da Associação do Centro de Turismo. "Estava conversando com o major Paraguai, comandante da Companhia de Turismo, e ele me disse que há essa investigação em andamento. Seriam cabeças de quadrilhas que estariam pensando em vir para o nosso Estado. Isso realmente me preocupa e tem que ser apurado", falou.

O major Everton Paraguai, da Companhia de Polícia de Turismo (CPTur), confirmou a conversa com o secretário Múcio Sá. "De maneira informal, eu disse ao secretário que tínhamos esse informe e que a Polícia Civil, com o auxílio da Polícia Federal, já estaria investigando. Mas esses criminosos não seriam envolvidos com o tráfico de drogas, mas sim com a exploração de máquinas caça-níquel", disse o oficial.

Procurado pela reportagem, o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, disse não saber da vinda de criminosos cariocas para o Rio Grande do Norte. "Realmente não sei nada sobre isso. Estou em Brasília para participar de uma reunião no Ministério da Justiça e vou procurar saber dele de onde veio essa informação", antecipou o comandante.

Fonte: Tribuna do Norte

Policial civil é preso durante a operação Mão na Roda

O agente de Polícia Civil José Robson da Silva foi preso na manhã desta quinta-feira (1º) durante a operação Mão na Roda. Segundo fontes do portal TN Online, Robson é suspeito de repassar informações privilegiadas de investigações a pessoas que integram a quadrilha desbaratada na operação. O agente trabalha no 2º Distrito Policial, nas Rocas.

"Vínhamos investigando o Robson há algum tempo por causa de denúncias que existiam contra ele. A acusação é de que ele repassava informações de investigações sobre a quadrilha presa aos integrantes do bando. Agora, cumprindo um mandado judicial, nós o prendemos preventivamente", explicou um policial.
Junior SantosDelegado Ben-Hur Medeiros foi
 quem planejou a operação desta quinta-feiraDelegado Ben-Hur Medeiros foi quem planejou a operação desta quinta-feira

As investigações da operação Mão na Roda foram comandadas pela delegada Alzira Veiga, da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), que trabalhou em caráter especial no caso. O subsecretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ben-Hur Cirino de Medeiros, foi quem planejou a ação iniciada ainda na madrugada desta quinta e que contou com a participação de mais de 200 policiais.

"O que posso adiantar é que foi um trabalho exitoso, com muito planejamento. Nossa polícia vai continuar investigando crimes e mostrando resultados", ressaltou Ben-Hur.

As investigações da operação Mão na Roda foram iniciadas em janeiro, e não há cinco meses, como havia informado o portal TN Online. O objetivo da ação era de desarticular uma quadrilha especializada em arrombar carros para furtar aparelhos de toca-CD e estepes. Até o momento já são 24 pessoas presas.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) vai realizar uma entrevista coletiva às 15h desta quinta.

Fonte: Tribuna do Norte

Polícia prende trio de traficantes na Vila de Ponta Negra

De acordo com a polícia, trio chefia o tráfico de drogas na região
De acordo com a polícia, trio chefia o tráfico de drogas na região

A equipe do 15º Distrito Policial prendeu na manhã desta quinta-feira (1º) três homens suspeitos de traficarem drogas na Vila de Ponta Negra. José Wilder da Silva, Thiago Ferreira da Silva e Nelson Moura de Lima, segundo a polícia, seriam donos de bocas-de-fumo no bairro.

"Coordenados pelo delegado Luiz Lucena, já estávamos investigando a ação criminosa desses três homens há algum tempo. Em dezembro passado, por exemplo, por pouco não conseguimos capturá-los em flagrante. Mas hoje pela manhã, cumprindo mandados expedidos pelo juiz Henrique Baltazar, da 1ª vara Criminal de Natal, conseguimos localizá-los e prendê-los", falou o chefe de investigação da delegacia, André Gustavo.

José Wilder da Silva, Thiago Ferreira da Silva e Nelson Moura de Lima estão na delegacia de Ponta Negra, mas serão transferidos para alguma cadeia ppúbhlica ainda nesta quinta-feira.

"Com a prisão desses três, esperamos que o tráfico de drogas seja reduzido em muito aqui na Vila. Ainda mais porque vamos aumentar as investigações", assegurou o policial.

Fonte: Tribuna do Norte

Por trás da farda - Polícia Civil x Polícia Militar: saiba o que uma pensa da outra

Dezembro de 2009 - Revista Veja


A revista Veja trouxe em sua edição nº. 2141, de 2 de dezembro, uma reportagem mostrando em diversos estados brasileiros o que as Polícias Militar e Civil pensam uma da outra. A resposta não foi muito satisfatória para nenhum dos lados. Diante disso, o jornal O Mossoroense adaptou a matéria à realidade da região e entrevistou 10 policiais de cada farda, em Mossoró e na região Oeste, para ter uma ideia do que uma corporação fala da outra.

A ideia de confrontar as duas insígnias foi para ver até que ponto a sociedade pode esperar das defensoras da lei no combate ao crime, principalmente o crime organizado, que é o mais preocupante no Oeste potiguar.


No primeiro momento quando se questionou se havia corruptos nas polícias, a maioria dos PMs ouvidos, cerca de 65%, acreditam que já está bem menos os casos de policiais civis que se deixam corromperem. Enquanto isso, 58% dos civis entrevistados afirmam que no meio militar a corrupção é privilégio de poucos caducos que têm uma visão conservadora da corporação.


No quesito onde foi indagado se a corrupção de uma é maior que da outra, as respostas apontam para uma proporcionalidade, onde cerca de 80% dos militares dizem que os civis são mais corruptos, enquanto que 89% dos civis dizem que a outra farda tem mais corruptos. O pensamento de um soldado, lotado em uma cidade da região Oeste, defende que enquanto uma polícia se sente melhor e mais bem preparada que a outra, os bandidos se organizam e trilham na dianteira das corporações, com armamentos mais sofisticados e de última geração.


"É necessário que as duas fardas deixem de lado o estrelismo onde uma quer aparecer mais que a outra e juntos vamos combater o crime que é o melhor a fazer pela sociedade, que espera muito mais de nós, enquanto que defensora social", disse.


A rivalidade se acentua mais entre as polícias, quando uma acusa a outra de torturar preso dentro das delegacias ou ainda, nas estradas no momento de transportar detentos. Um policial civil explica que os grupos de combates e apoios da Polícia Militar são peritos em surrar e torturar presos para que esses confessem algum delito que por ventura tenha cometido.


"As táticas de interrogações dos presos são praticamente as mesmas que eram utilizadas na época da Ditadura Militar, para se ter uma ideia, em muitos locais onde as delegacias são comandadas pela Polícia Militar, ainda se utilizam o famoso 'pau-de-arara'", disse.

FONTE - JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872), EDIÇÃO DO DIA 06/12/2009(DOMINGO)

Na relação de confiança, as opiniões se divergem mais uma vez. Os militares retratam a Polícia Civil como uma instituição esquecida pelo governo, onde a maioria das delegacias está abarrotada de inquéritos não-concluídos, com crimes que foram arquivados sem investigações devidas, além de um despreparo muito grande. Já quando o pensamento vai para o outro lado, os civis reconhecem que a PM é mais estruturada, porém não merece muita confiança, uma vez que a mesma tem um histórico político e social que amedronta a população e ainda vigoram nos segmentos hierárquicos do militarismo.


População da região Oeste diz que ações são insuficientes


Diante de todos esses fatos e argumentos de ambas as partes, o que falta às polícias para que consigam restaurar um nível civilizatório de segurança na cidade e na região Oeste?


As estatísticas mostram que os serviços de segurança pública custam aos brasileiros 16 bilhões de reais por ano.


No entanto, é mínimo o nível de satisfação com o serviço pelo qual se paga caro. Além de ouvir os policiais, O Mossoroense entrevistou 25 pessoas da população oestana.


Para 92% delas, a situação da violência está fora de controle; e as ações da polícia para acabar com o crime organizado são insuficientes e não tem esperança de melhorias.


O comerciante Antonio José Dias, 48 anos, residente no município de Umarizal, onde já teve seu estabelecimento assaltado por duas vezes, disse que o problema está na formação dos policiais que não correspondem às expectativas das pessoas, que esperam muito mais ainda da polícia. "A população está com medo e confia pouco na polícia, a vida nas cidades é insegura e o medo toma conta das ruas", disse o comerciante.
 
Fonte: Blog da Renata 

Polícia descobre cemitério de bandidos setenciados e mortos por facção criminosa em SP

SÃO PAULO - A polícia descobriu um cemitério clandestino na Zona Norte de São Paulo, onde uma facção criminosa julga, mata e enterra dissidentes. Segundo informações do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), as vítimas são os chamados "disciplinas" da facção, que não honraram compromissos de recolher e repassar o dinheiro de integrantes da quadrilha. Um corpo foi achado no local, que fica no Jardim Fontalis, perto de um córrego. Um corpo foi desenterrado na manhã desta quinta-feira. A polícia acredita que pelo menos mais dois corpos estejam enterrados no local.
O delegado Ismael Rodrigues, da Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio, prendeu um homem apontado como o "carrasco" da facção. Ele obrigava os setenciados de morte a ingerir ácido utilizado em baterias elétricas.
- Foi uma maneira encontrada para assassinar sem alarde. O indivíduo era amarrado e tinha de tomar o líquido. O carrasco até brincava dizendo que a vítima estava tomando uma bebida isotônica - diz o delegado Ismael Rodrigues, em nota divulgada pelo Deic.
O homem preso e apontado como carrasco foi identificado como Paulo Dias, apelidado de Chico Bica. 
 
Fonte: Blog da Renata

Operação da polícia prende 6 em Mossoró RN


Delegado Denys Carvalho, comandou a operação
Imagens: Marcelino Neto, para o Blog O Camera

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (1º), a “Operação Mossoró Livre”, comandada pela Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc), que teve como objetivo prender traficantes e pessoas envolvidas com assaltos, além de apreender armas ilegais. Dos 12 mandados emitidos pela Justiça, cinco foram cumpridos. No total, foram realizados seis flagrantes.
Os detidos foram identificados como: Francisco Januário da Silva, 39 anos (flagrado com sete aves silvestres, 38 munições calibre 38 e uma calibre 32 deflagrada); Adolfo Moura de Medeiros, 19, carroceiro (de posse de um revólver calibre 38 com a identificação raspada); Thalmo Samuel Couto Meneses, 23 anos (flagrado com dez pedras de crack e dinheiro fracionado); Patrícia Barbosa Batista e Silva, 33 anos, doméstica (flagrada junto com Thalmo); José Claudio de Souza, 36, auxiliar de serviços gerais (flagrado com duas espingardas, seis espoletas e 160g de chumbo); e o comerciante Marcos Antônio de Oliveira, 47 anos (flagrado com R$ 2.308,10, duas espingardas, munições e 40g de maconha).
A polícia acredita que o revólver encontrado com Adolfo Moura de Medeiros seja roubado da Polícia Militar, já que o local do brasão está raspado. Além disso, os agentes relataram que Thalmo Samuel e Patrícia Barbosa foram presos no bairro Pintos, em uma residência cujo casal afirma ser alugada. Para a polícia, mesmo diante das evidências, ambos negaram ser usuários ou envolvidos com o tráfico de drogas.
O titular da Denarc, Dennys Carvalho, considerou a“Operação Mossoró Livre” um sucesso. O delegado explicou que ações desse tipo precisam ser constantemente deflagradas.“A população precisa dessas ações e aqueles envolvidos com a marginalidade se sentem pressionados com ações repressivas como essa. E tudo isso só foi possível graças à parceria entre a Justiça e as Polícias Civil e Rodoviária Federal”, disse.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações da Degepol

PM REGISTRA DOIS ROUBOS EM MOSSORÓ COM CARACTERÍSTICAS DE SAIDINHA BANCÁRIA

Composição feita por TOXINA, a partir de 4 imagens retiradas da internet
Por TOXINADois roubos com características de "saidinha bancária" renderam quase R$ 12.000,00 para os assaltantes, na tarde da quarta-feira (30), em Mossoró.

O Comando de Operações da Polícia Militar - COPOM do 2º BPM foi comunicado que por volta de 13h15 o motorista de iniciais P C F, 43 anos, foi abordado por dois homens armados de revólver e exigiram todo dinheiro. Sob ameaça a vítima entregou a quantia de R$ 3.500,00 aos bandidos, que fugiram inicialmente a pé em direção ao bairro Santo Antônio. A vítima não percebeu se haviam mais comparsas dando apoio à dupla.

A polícia acredita que os assaltantes receberam apoio para a fuga, já que tão logo tomou conhecimento do assalto, várias viaturas foram acionadas e rondaram por toda a área e nenhum dos suspeitos foi preso.

O segundo assalto com as mesmas características aconteceu pouco mais de uma hora depois do primeiro roubo. Por volta de 14h50 a pessoa de iniciais H S S, 28 anos, chegava em casa após ter feito um saque bancário no valor de R$ 8.400,00 e foi abordado por dois homens que chegaram em uma motocicleta pop.

De acordo com a vítima os dois suspeitos estavam armados de pistola e agiram muito rápido. Além de todo dinheiro, os bandidos ainda roubaram a carteira de cédulas da vítima, contendo todos os seus documentos pessoais. Várias viaturas da PM foram acionadas e também não conseguiram localizar nenhum suspeito.

Nos dois casos, as vítimas foram orientadas a procurar imediatamente a DP de plantão para prestar queixa.
 Fonte:

HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM MOSSORÓ

Tenente Jácome - Oficial de Operações que comandou a ocorrência
 
M D B S, 20 anos de idade foi preso em casa, no bairro Paredões, no final da tarde desta quarta feira, 30; de Junho de 2010, acusado de tráfico de drogas. Com o acusado a polícia encontrou algumas pedras de crack prontas para o consumo e uma pedra maior com cerca de 150 gramas e dinheiro fracionado.

Todo trabalho de busca e apreensão foi realizado pelo Setor de Inteligência da Policia Militar (2ª Sessão), que já vinha monitorando o rapaz há alguns dias e com o apoio da viatura do Oficial de Operações com o comando do Tenente Jácome.

M D B S é filho de um traficante que se encontra foragido. O mesmo estava preso na 1ª delegacia do Alto de São Manoel e no momento em que alguns presos fugiram abrindo um buraco no teto da delegacia, ele foi junto.

O rapaz e toda mercadoria foi levado para delegacia de narcóticos, onde foi realizado todo procedimento, pelo delegado titular Dênis Carvalho da Ponte. O delegado disse que já está se tornando rotina, quando o pai de família é preso pelo trafico de drogas, alguém da família assume o comando.
.
O acusado diz que é a primeira vez que é preso pela pratica do delito.
.

CONTINUA AS BUSCAS AOS BANDIDOS QUE ATIRARAM NO SGT FILHO EM SÃO RAFAEL

A Polícia Militar de Assú continua em diligência em busca dos bandidos que tentaram assaltar um comerciante em São Rafael e reagiram a abordagem da PM. O 2º Sgt Filho e o Cb Fonseca foram baleados com tiros de pistola 9mm mas passam bem. Foi preso uma pessoa com munições que estava dando cobertura no roubo em um Kadete e encaminhado a DP de Assú.
Já existem os nomes dos suspeitos que não será divulgado para não atrapalhar as investigações. As buscas irão continuar até a prisão de toda a quadrilha, que vem agindo a um bom tempo na região. 


Fonte: GTO ASSÚ

TENTATIVA DE ASSALTO EM SÃO RAFAEL ACABA EM TIROTEIO E 2 PMS ACABAM BALEADOS

Imagem retirada da internet e editada por TOXINA
 
São Rafael/RN - Por volta das 23h00 de ontem, quarta-feira (30) uma tentativa de assalto a um comerciante de São Rafael terminou com 2 PMs baleados.

Quando chegava em casa, a filha do comerciante foi abordada por 2 bandidos armados e foi obrigada a entrar em sua residência. Eles estavam interessados no cofre da família, que segundo eles teria bastante dinheiro. Contudo, ao ver uma movimentação estranha, os vizinhos ligaram para a PM que se deslocou até o local. Ao aproximar-se da residência os bandidos que estavam no 1º andar, abriram fogo contra a viatura, que foi atingida por aproximadamente 10 tiros de pistola 9mm.

Ao perceber que o Sgt Filho estava baleado na barriga e no braço, o motorista manobrou a viatura e saiu da área do confronto e também foi alveja no pescoço de raspão. Após os tiros os bandidos fugiram e o Sgt foi levado ao hospital e transferido para Mossoró.

Minutos depois o GTO de Jucurutu abordou um suspeito em um Kadet com as mesmas características do veículo utilizados pelos bandidos, entre as cidades de São Rafael e Jucurutu e o mesmo foi encaminhado a DP de Assú para averiguação.

O Sgt Filho continua internado em Mossoró em observação após a cirurgia. A polícia continua em diligências tentando prender o restante dos bandidos.
.
FONTE: http://gtoassu.blogspot.com/
retirada do toxina