O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Proerd forma sua primeira turma com 850 estudantes

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) formou ontem a primeira grande turma de alunos em Mossoró. O evento aconteceu, no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini. O programa foi implantado na cidade há quatro meses, atendendo a aproximadamente 850 alunos de 19 escolas das redes municipal, estadual e particular, em um total de mais de 30 turmas beneficiadas.

O soldado Fábio Cabral, um dos instrutores do Proerd em Mossoró, destacou que de início o programa atendeu apenas a turmas do 5° ano, apesar de ser direcionado a alunos até o 9° ano. "O Proerd foi trabalhado em nove lições, nos horários normais de aula, na própria sala, uma vez por semana, sendo cada semana um assunto diferente, por exemplo, falamos sobre cigarro, maconha, inalantes, mas também sobre as bases da amizade, entre outros pontos", destacou.

Ele opinou que o programa conseguiu atingir o objetivo inicial de alertar as crianças sobre os problemas de uso das drogas. "Nós usamos uma metodologia voltada para a idade deles. Fomos preparados, aprendemos a lidar com crianças, com paciência, e principalmente com boa vontade", disse o soldado.
O aluno Victor Fernandes falou sobre a experiência de participar das atividades do Proerd. "Eu gostei bastante. Em vez de ver todo dias as pessoas na escola falando em consumir drogas, nós fomos alertados sobre o que ela pode causar a quem usa", destacou.

A gerente executiva da Educação, professora Ieda Chaves, afirmou que o programa cumpriu seu papel de colaborar com a sociedade. "Um programa desses é um exemplo do que deve acontecer em todas as nações", afirmou.
A atividade de combate às drogas nas escolas foi pioneiro através do Conselho de Entorpecentes, em 2006 através do Projeto Viver sem Drogas. Ele foi fortalecido com uma lei municipal de autoria da vereadora Cláudia Regina, que torna obrigatória a implantação dos Núcleos de Prevenção das Drogas (NOPs), nas escolas. Inicialmente em 2010, 27 escolas da rede municipal já contam com o programa.

O Proerd existe hoje em 58 países, tendo surgido nos Estados Unidos em 1983, e chegado ao Brasil em 1992. O programa trabalha uma metodologia internacional. O Proerd também oferece um curso específico à família, é desenvolvido em cinco encontros, uma vez por semana, durante duas horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.
FONTE: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário: