O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tão importante quanto capacete…

*Helano Hobson
Na semana passada, falamos a respeito do uso, bem como da escolha de um bom capacete. Esta semana, vamos falar sobre outro equipamento que, pela sua finalidade, consideramos ser tão importante quanto o capacete, que é o protetor de coluna.
Em se tratando do nosso corpo, todos sabemos que um de nossos sistemas fundamentais é o sistema neurológico e que as células nervosas são de um tipo que não se regeneram caso venham a sofrer alguma lesão, Estudos com células-tronco têm sido realizados pelos cientistas, justamente no sentido de se tentar obter uma forma de repor tais células. Logo, pode-se concluir que as partes mais “vitais” do nosso corpo são a cabeça (cérebro) e a coluna vertebral (medula), pois qualquer lesão que os atinjam irá causar danos irreversíveis. Um simples tombo em que a coluna seja atingida, dependendo da força e do local do impacto, pode ser suficiente para deslocar uma vértebra e romper a medula, o que poderá causar uma grave e irreversível paralisia.
Estatísticas mostram que acidentes de moto são, hoje, os maiores causadores de lesão na coluna vertebral – cerca de 40% deles, segundo um estudo que vem sendo realizado há dez meses. Desses, 50% dos pacientes ficarão paraplégicos ou tetraplégicos. Somente no Hospital da Restauração em Recife-PE, quase 20% dos casos de neurocirurgia de emergência são relativos a traumas de colunas. Desse percentual, em torno de 12% são tão graves que resultam em paraplegia (paralisia definitiva dos membros inferiores) e tetraplegia (paralisia definitiva dos quatro membros). Fonte:  Site PE 360 graus
Bem, meus amigos, como podemos nos prevenir, então, de tão graves sequelas? Utilizando um bom protetor de coluna, que não é um equipamento tão caro, pois custa em média o mesmo preço de um bom capacete (de R$ 190,00 a R$ 400,00 dependendo do modelo).
Ao contrário do que muitos imaginam, esse não é um equipamento para ser utilizado somente para andar nas estradas ou pilotando motos de grande cilindrada. Pelo contrário!!! No trânsito pesado dos grandes centros urbanos é justamente onde ele se faz mais necessário, dada a grande quantidade de ruas com “meio-fio”, buracos, quebra-molas, automóveis, outras motos e diversos outros fatores de risco.
Como o protetor funciona? Muito simples, em caso de um impacto na coluna, ele distribui a força do impacto ao longo das costas, eliminando a possibilidade de um único ponto ser atingido, evitando, assim, a lesão. Além disso, o equipamento é muito bom para corrigir a postura ao pilotar, não permitindo que o piloto fique numa postura inadequada.
Também é importante dizer que aquelas jaquetas (futuramente falaremos sobre elas) que têm proteções nas costas, não oferecem a mesma proteção para a coluna, que um protetor específico para esse fim.
Portanto, meus caros, não economizem com a sua vida e saúde, invistam na sua segurança com equipamentos essenciais (capacete e protetor de coluna) e bons passeios!!!!
Até a próxima…
*Helano Hobson é bancário e um apaixonado e entusiasta do motociclismo há mais de 20 anos, sendo membro de várias comunidades que tratam do tema.

Nenhum comentário: