O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa é comemorado no RN com lançamento de selo

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a violência contra a pessoa idosa, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lança nesta quarta-feira (22), numa parceria com a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Estado (Sethas) e do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, o selo personalizado e o carimbo comemorativo referente ao Dia Mundial da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. O lançamento ocorre das 8h ao meio-dia, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

Para a presidenta do Conselho Estadual do Idoso, Lúcia de Fátima, “a violência contra os idosos acontece, muitas vezes, no próprio ambiente familiar. Encontros como esse serve para alertar a sociedade sobre como proceder. Por se tratar de uma agressão oculta aos olhos do social, fica muito difícil se levantar os verdadeiros dados a respeito do número de idosos que são vitimas dessa maldade”, explicou Lúcia de Fátima.

O Lançamento do Selo Personalizado representa o compromisso do Governo do Estado e dos Correios, na busca pela promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. O evento conta com a participação do secretário da Sethas, Gercino Saraiva, e de gestores da política do idoso.

Longevidade

O envelhecimento no Brasil e no mundo é crescente, em virtude do aumento da expectativa de vida da população, e o número de idosos já concentra mais de 20 milhões em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula-se que em 2025 o Brasil ocupe a 6ª posição em número de pessoas idosas, chegando a 33,5 milhões.

Junto ao crescimento da população idosa surge também, o aumento do número de idosos vítimas de abuso, negligência, violência e maus-tratos, o que mostra a gravidade do problema e a urgência do Estado desenvolver políticas públicas através de programas, projetos e benefícios que contemple demandas e as necessidades desse segmento, na perspectiva de garantia dos seus direitos. A sociedade civil tem papel importante neste contexto.

FONTE: AGENCIA RN

Nenhum comentário: