O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Proerd será lançado nesta terça-feira em Mossoró e Areia Branca RN


Em Mossoró, o projeto será desenvolvido em seis escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão 1.100 alunos atendidos em nove turmas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), criado pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte, chega a mais duas cidades do interior. Depois de atuar em 21 municípios, o Programa será lançado nesta terça-feira (24) em Mossoró e Areia Branca. 

Em Mossoró, o projeto será desenvolvido em seis escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão 1.100 alunos atendidos em nove turmas. O lançamento será às 9h, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.

As escolas participantes serão as seguintes: Escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros, Escola Municipal Lions Mossoró Centro, Escola Municipal Rotary, Escola Municipal Raimundo Fernandes, Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto e Colégio Evangélico Leôncio José de Santana, todas da zona urbana da cidade. 

No assentamento Maisa, na zona rural, duas turmas também vão receber orientações de como evitar as drogas. Em Areia Branca, o lançamento vai ser às 15h, no ginásio municipal. Serão atendidos, nesta primeira etapa, 400 alunos das 15 escolas existentes na área urbana da cidade. São 7 escolas estaduais, 6 municipais e 2 particulares.

As ações do Programa nas duas cidades serão conjuntas e ficarão a cargo de três soldados que foram treinados e fazem parte da Cipred - Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas. O Proerd é desenvolvido nas escolas de 1ª a 8ª séries por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.

Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas. "Esse trabalho é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: polícia militar, escola e família", explicou a Gerente de Educação Ieda Chaves.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de polícia da cidade de Los Angeles (EUA), em 1983. Atualmente o Programa está presente em 58 países. No Brasil e le chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

No Rio Grande do Norte, o Proerd já atendeu 91 mil alunos em 21 Municípios: Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Caraúbas, Florânia, Tenente Laurentino, Bom Jesus, Currais Novos, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Parelhas, Jardim do Seridó, Santa Cruz, Serra Negra do Norte, Goianinha e Lagoa Nova.


*Com informações da Assessoria de Comunicação-RN.
fonte: nominuto

Nenhum comentário: