Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência -, criado pelo Governo do Estado, vai formar na próxima quinta-feira(12), 600 alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Goianinha. O evento acontecerá, às 15 horas, na Praça do Centro e vai ser realizada uma grande micareta pelas ruas da cidade, com participação de trio elétrico e banda. No primeiro semestre deste ano, o programa formou 9.000 alunos das escolas particulares de Natal.
O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
O programa integra, junto com a Ronda Escolar, a primeira e única companhia de Polícia Militar que trabalha especificamente na prevenção ao uso de drogas nas escolas: a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas da Polícia Militar.
Este ano o Proerd passou a contar com 100 policiais militares qualificados para o trabalho pedagógico no combate à violência e ao uso de drogas junto às escolas públicas e particulares do Rio Grande do Norte. Os educadores sociais do Proerd atuam na capacitação de multiplicadores do curso de prevenção ao uso de drogas. Até o final deste ano serão atendidos mais 100 mil alunos da rede pública. A sede do Proerd funciona nas dependências do CAIC, na Cidade da Esperança.
"O Proerd é um programa voltado para a prevenção ao uso de drogas e tem atuação no âmbito interno das escolas. Já o Ronda Escolar, atua na repressão a comercialização de drogas nas áreas próximas às unidades de ensino. Enquanto governo, estamos fazendo a nossa parte, mas as famílias, professores, a comunidade escolar como um todo e a sociedade em geral, precisam colaborar para que tenhamos nosso filhos e netos longe das drogas", argumentou o governador Iberê Ferreira de Souza.
FONTE: AGENCIA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário