Droga estava camuflada no forro de uma mochila e de uma mala e seria levada pelos acusados para Genebra, na Suiça.
A Polícia Federal no Rio Grande do Norte prendeu em flagrante na madrugada desta segunda-feira (30), no aeroporto Augusto Severo, um mestre de obras, de 32 anos, e um representante comercial, de 35 anos. Ambos são espanhóis e tentavam embarcar para a Europa levando 6,08 kg de cocaína pura. A droga estava camuflada no forro de uma mochila e de uma mala.Por volta da meia-noite, agentes da Delegacia de Repressão Entorpecentes (DRE) realizavam uma fiscalização de rotina no terminal de embarque internacional daquele aeroporto quando foram acionados para vistoriar um estrangeiro que estaria conduzindo uma mala suspeita.
Tão logo identificado, inicialmente foi retirada parte do conteúdo daquela bagagem aparecendo no forro de um dos compartimentos algo volumoso, mas sem que se tivesse acesso visual. Ao ser ligeiramente perfurado surgiu um pó branco com característica de cocaína.
Imediatamente conduzido para a sala da PF ainda no aeroporto, ali foi feito um exame preliminar que confirmou as suspeitas, tendo o espanhol recebido voz de prisão. Porém, antes de ser levado para autuação na Superintendência do órgão, verificou-se que na lista de embarque havia um outro passageiro com o mesmo código de reserva, o que levava a crer que estariam viajando juntos.
Com o nome em mãos, os policiais localizaram o novo suspeito sentado nos bancos do salão de embarque, tendo ao seu lado uma mochila de cor preta. Ao ser solicitado o seu passaporte e confirmado que também era espanhol, muito nervoso, ele negou que a mochila fosse sua alegando que estaria embarcando sem bagagem de mão.
Todos outros passageiros ali presentes foram consultados e afirmaram desconhecer a tal mochila. O suspeito foi conduzido para a sala da Polícia Federal e realizado o mesmo procedimento anterior. Através de um pequeno orifício no forro da mochila foi possível verificar a presença de pó branco que, submetido ao narcoteste acusou ser cocaína.
Os dois espanhóis foram presos e levados para a sede da PF, onde confessaram que foram contratados em Madri por pessoas desconhecidas, as quais custearam suas passagens aéreas e demais despesas até São Paulo, onde receberam a droga já devidamente camuflada na bagagem.
A missão da dupla era levá-la até o destino final, Genebra, na Suíça, onde seriam pagos cerca de quatro mil Euros por cada bagagem entregue com a droga.
Os estrangeiros estão custodiados à disposição da Justiça no Centro de Detenção Provisório de Pirangi. Enquadrados na Lei 11.343/06, se condenados, poderão pegar individualmente a pena máxima de 25 anos de detenção. Esta foi a maior apreensão de cocaína feita Polícia Federal em 2010, no aeroporto Augusto Severo.
FONTE: NO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário