O tradicional desfile cívico do dia 7 de setembro, em comemoração à Independência do Brasil, está com a programação deste ano praticamente definida. Algumas mudanças e melhorias foram feitas, principalmente no que diz respeito à ordem do desfile. A organização está sob a responsabilidade da Gerência de educação, enquanto a secretária municipal da Defesa Social está responsável pela segurança do evento.
Nas edições anteriores os alunos da rede municipal de ensino participavam do desfile após a passagem dos grupos de oficiais, formado pelo II Batalhão da Polícia Militar (II BPM), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), atiradores do Tiro de Guerra (TG) e a Cavalaria da Polícia Militar. No entanto, a ordem no desfile de 2010 será invertida.
A primeira a entrar no desfile será a Banda de Música Arthur Paraguai, seguida pelo Clube dos Desbravadores, Grupos dos Escoteiros, 51 escolas da rede municipal de ensino, AABB comunidade, Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), atiradores do TG 07-010, PRF, Corpo de Bombeiros, II BPM, PRE e por fim a cavalaria da Polícia Militar.
A diretora executiva de políticas pedagógicas, Jandira Cruz, explica que a mudança foi feita após uma reunião com todas as autoridades competentes que irão participar do desfile. "A decisão na mudança da ordem foi praticamente unânime, todos aprovaram a mudança. Com a nova ordem vai ficar melhor para o público que for prestigiar o evento e melhor ainda para os alunos que participam do desfile, pois eles vão poder ver o que acontece no desfile, coisa que antes eles não viam, pois ficavam concentrados", informa.
O desfile será aberto às 7h30, com a revista às tropas da prefeita Fafá Rosado e do comandante do II BPM, Eliezer Rodrigues. Logo após será feito o hasteamento das bandeiras com a execução do hino nacional no palanque a ser montado no adro da Igreja de São Vicente, pela Banda Municipal Artur Paraguai.
A Avenida Alberto Maranhão será o local do percurso, os grupos sairão das proximidades do Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini e desfilarão até as proximidades da Igreja São Vicente.
A expectativa de Jandira Cruz é que haja um grande público prestigiando o desfile. "A data já é tradicional e muito respeitada no calendário mossoroense, acredito que assim como todos os anos a Av. Alberto Maranhão vai estar lotada, até porque além do desfile ser uma coisa bonita, ir lá para prestigiar é um ato de cidadania", finaliza.
FONTE: GAZETA DO OESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário