O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Divisão de homicídios sai do papel para dar celeridade a inquéritos

Projeto que está pronto desde o ano de 2008 é um sonho antigo da Polícia Civil e será concretizado até o início de novembro deste ano.
A Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio Grande do Norte finalmente vai sair do papel. O projeto que está pronto desde o ano de 2008 é um sonho antigo do órgão e será concretizado até o início de novembro deste ano. O objetivo principal, de acordo com a Delegacia Geral é dar celeridade aos inquéritos, solucionando os homicídios com rapidez.

Delegacia de Homicídios passa a ser Divisão de Homicídios.

Em julho de 2008, o portal Nominuto.com publicou uma matéria em que falava do projeto elaborado pelos delegados da Especializada em Homicídios. Na ocasião, o plano chegou a ser enviado então secretário Carlos Castim, mas não foi efetivado.

Atualmente, quando se registra um crime em Natal, os primeiros procedimentos investigatórios são realizados pelos policiais dos Distritos Policiais de cada localidade ou dependendo do horário pela Delegacia de Plantão. Com a criação da Divisão, todos os casos serão acompanhados por uma equipe da unidade, especialmente treinada para assassinatos.

“Inicialmente, nós teremos dez delegados na Divisão de Homicídios, cada um com uma equipe de no mínimo cinco agentes e um escrivão. Com isso, teremos condições de atender natal e região metropolitana”, explicou o delegado geral da Polícia Civil Elias Nobre.

Foto: Ricardo Junior
Delegado geral da Polícia Civil Elias Nobre.

Ele afirmou que a demora de dois anos para que o projeto saísse do papel foi devido à falta de efetivo. “A peça mais importante dentro da Polícia Civil é o policial. Então, não podíamos criar uma divisão sem agentes para trabalhar nela. Agora, com a nomeação dos novos policiais aprovados em concursos teremos condições para isso”, avalia.

Os novos agentes, delegados e escrivães vão concluir o curso de formação no fim de outubro e, a partir de então, estão disponíveis para atuar. “Essa divisão vai atender todo o estado, assim como a Divisão de Combate ao Crime Organizado funciona hoje”, comenta Elias Nobre.

Pelo projeto da Divisão de Homicídios, as equipes ficarão concentradas em um único ponto, prontas para atender o chamado. Entre os destaques do trabalho estará a perícia nos locais de crimes.

Atualmente, é comum provas se perderem durante as primeiras horas após um homicídio. “Esses policiais serão treinados para desenvolver um bom isolamento de cena de crime, pois isso é muito importante em uma investigação. No caso de homicídio com autoria conhecido, o caso é remetido à delegacia distrital. Quando se tratar de autoria desconhecida, automaticamente, o delegado da Divisão de Homicídios assume o caso”, explica.

Além da Divisão de Homicídios montada em Natal, a Delegacia Geral da Polícia Civil vai instalar uma unidade de homicídios no município de Mossoró. O reforço no efetivo da Polícia Civil é da ordem de 40% do quadro de pessoal atual.
 
FONTE: NOMINUTO

Nenhum comentário: