Presas do Centro de Detenção Provisória (CDP) feminino iniciaram na manhã de ontem(15) um princípio de rebelião, chegando a promover desordem e queimar objetos. Elas só foram contidas com a intervenção de reforço policial.
Segundo informações do CDP, por volta das 9h, as agentes penitenciárias se preparavam para entrar nas celas, onde realizariam inspeção rotineira quando as detentas começaram a fazer bastante barulho, batendo com objetos nas grades e queimar lixo, no intuito de impedir a revista.
A diretora do CDP, Marileide de Souza, disse que foi necessário pedir ajuda ao GTO (Grupo Tático Operacional) e à Polícia Militar para conter os ânimos das presas. "Elas se revoltaram porque iríamos retirar excesso de objetos que se encontravam dentro das celas, roupas velhas, panelas e diversos outros artifícios desnecessários", explicou.
Mesmo com toda a confusão, tão logo os ânimos foram controlados as agentes realizaram a revista e encontraram em uma das celas três celulares com carregadores e uma "marica" (espécie de cachimbo), usado para fumar droga.
Castigo
A direção do CDP resolveu punir algumas detentas. Um dos castigos foi ficar nas celas e só sair uma vez por dia e por apenas duas horas.
Outra punição foi a retirada temporária de aparelhos de som, TV e DVDs que as presas usam nas celas. Atualmente são 49 detentas trancadas em quatro celas, fiscalizadas por 11 agentes, divididas em quatro equipes.
FONTE: O MOSSOROENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário