O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Acusados de matar Elinaldo Simião irão a júri em Pau dos Ferros

   Foto:Marcelo Barroso
  Rogério de Lima

Os réus Márcio José Francilino, o "Márcio de Godô", e Rogério de Lima Costa, acusados de assassinar o agropecuarista Elinaldo Simião Pereira a mando da dona de casa Aguinalda Fernandes Benevides, mais conhecida como "Neta Carneiro" ou "Véa", que é viúva do assaltante Valdetário Carneiro Benevides, serão julgados na próxima terça-feira, dia 20 de julho, pelo Tribunal do Júri Popular da Comarca de Pau dos Ferros.

Foto: Cedida
Márcio de Godô
Eles deveriam ter ido a julgamento na mesma época do júri de "Neta Carneiro", ocorrido no dia 14 de janeiro de 2010. Na época, ela foi condenada pelo conselho de sentença do Tribunal Popular do Júri da comarca de Pau dos Ferros a uma pena de 24 anos e seis meses de reclusão em regime fechado, por ter encomendado a morte do agropecuarista Elinaldo Simião, crime ocorrido em 2006. 

A sessão está prevista para iniciar às 8h, no Palácio Francisco Lopes Torquato, localizado no edifício da Câmara Municipal de Vereadores de Pau dos Ferros, no mesmo local onde "Neta Carneiro" foi condenada.

O júri será presidido pelo juiz de direito da Vara Criminal da comarca de Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira Neto, e a Promotoria de Justiça terá como representante a promotora Patrícia Antunes Martins. A defesa dos réus será patrocinada pelo advogado Ribamar Ferreira de Lima.

Os julgamentos dos dois réus apontados como executores do crime foi desmembrado e adiado depois de uma discordância entre os advogados de defesa de Neta Carneiro e dos advogados dos réus Rogério Lima e "Márcio de Godô". Os juristas divergiram em relação à escolha os jurados. Para evitar uma possível anulação do julgamento, o magistrado na época, juiz Ricardo Dahbar, optou por desmembrar os júris.

Rogério Lima Costa tem 29 anos e é natural de Caraúbas. Já o outro réu, Márcio José Francilino, mais conhecido como "Márcio de Godô" ou "Galego", tem 31 anos e é natural de Umarizal. Márcio está na Cadeia Pública de Caraúbas e Rogério na Cadeia Pública de Mossoró. O agropecuarista Elinaldo Simião foi morto aos 43 anos, no dia 11 de abril de 2006.

Relembrando o crime - O agropecuarista Elinaldo Simião foi assassinado por volta das 5h do dia 11 de abril de 2006, na cidade de Pau dos Ferros/RN, após ter saído da Pousada Parque das Serras, onde havia ido visitar uma namorada. A vítima estava em uma Pampa, quando dois homens em uma moto, com capacete, alvejaram Elinaldo com vários disparos, sem que ele tivesse chance de defesa.

Mesmo tendo sido alvejado várias vezes, o agropecuarista ainda chegou a correr dez metros. Peritos do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP), juntamente com o delegado encarregado pelo inquérito na época, Inácio Rodrigues, contaram sete marcas de balas no corpo de Elinaldo e encontraram várias cápsulas de pistola 380 próximo ao corpo. Elinaldo Simião foi atingido na cabeça, tórax e pés. 

Elinaldo Simião é irmão do ex-prefeito de Caraúbas/RN, Agnaldo Simião Pereira, também executado em uma emboscada na companhia da sua esposa, o caseiro e mais dois policiais militares que trabalhavam como segurança. Na época, a polícia atribuiu aos Carneiros a autoria da morte de Agnaldo Simião.

O agropecuarista havia sido preso meses antes de sua morte pela Polícia Federal em Salgueiro, no Estado de Pernambuco, e estava gozando do benefício do regime semiaberto.
"Eu sou o alvo deles para morrer a qualquer hora", a frase pronunciada pelo agropecuarista Elinaldo Simião Pereira foi registrada no programa Linha Direta, da Rede Globo, que foi ao ar em 24 de julho de 2003. Elinaldo se referia a membros da família Carneiro como seus possíveis matadores.

 Foto: DLuca/DN/D.A Press. Brasil

A mandante do crime - A viúva do assaltante Valdetário Carneiro Benevides, morto em 2003 durante confronto com a polícia, Aguinalda Fernandes Benevides, é natural de Caraúbas e tem 46 anos. Ela está presa desde fevereiro de 2007, quando foi localizada por policiais da Subsecretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, em João Pessoa (PB). Após a condenação, "Neta Carneiro" foi transferida para o presídio em Pau dos Ferros, onde cumpre pena.

FONTE: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário: