O Comando Militar do Nordeste completou 64 anos neste dia 24. A data foi lembrada, com uma solenidade militar no Quartel-General no bairro do Curado, com a presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Américo Salvador de Oliveira, autoridades, além de convidados militares e civis.
Durante a formatura festiva, com direito a desfile de tropa, forão entregues medalhas e diplomas de “Amigo do CMNE”, como reconhecimento às personalidades que têm colaborado com as atividades desse Comando Militar de Área.
Sempre sediado no Recife, o CMNE tem sua origem em 1946, com a criação da Zona Militar do Norte, englobando todos os estados do Nordeste e da Amazônia. Em 1956, a denominação foi modificada para IV Exército, com a parcela amazônica sendo desmembrada para a criação do Comando Militar da Amazônia.
Em 1979, as instalações da Rua do Príncipe foram transferidas para a atual localização, no Complexo Militar do Curado. Seis anos mais tarde, em 1985, foi adotada a denominação que ora perdura: Comando Militar do Nordeste.
Atualmente, três Grandes Comandos estão subordinados ao CMNE. A 6ª Região Militar está sediada em Salvador, respondendo pelos estados da Bahia e Sergipe. A 7ª Região Militar – 7ª Divisão de Exército, com QG no Recife, engloba os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário