Um gesto simples que pode salvar uma vida. É assim que deve ser encarado o ato de doar sangue. Seguindo essa máxima, o Hemocentro de Mossoró está buscando sensibilizar a população do município para que ajudem a manter o estoque de sangue em níveis satisfatórios.
Neste momento, o órgão está precisando urgentemente de doações de sangue do tipo "O" positivo. Segundo a assistente social Eliane Aires, as bolsas com este tipo sanguíneo estão praticamente zeradas. "Caso não haja novas doações para complementar o estoque, poderá faltar esse tipo de sangue", alerta a profissional.
Ela esclarece que permanentemente o Hemocentro precisa de voluntários para manter o estoque de bolsas de sangue com todos os tipos, que ficam à disposição para algum caso de necessidade. Como ainda não é possível substituir o sangue por um derivado sintético, este material biológico tem que ser obtido através da doação feita por um cidadão. Daí, a importância de ser doador.
Assim, para conscientizar e sensibilizar a sociedade para esse gesto, o Hemocentro de Mossoró está intensificando uma campanha de doação. A unidade móvel do Hemocentro ficará até amanhã, 12, instalada em frente à Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e no sábado, a unidade irá incentivar novos doadores na empresa agrícola Formosa.
Interessados em doar sangue podem procurar a unidade do Hemocentro, de segunda a sábado, das 7h às 18h, ou a unidade móvel do órgão. Para doar sangue, a pessoa precisa ter idade superior a 18 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter nenhum problema de saúde.
FONTE: O MOSSOROENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário