As escolas municipais passarão a contar a partir desta terça-feira (29), com o serviço de patrulhamento diário e intensivo. O projeto BIC Escolar, que atuará a partir da Ronda Preventiva Escolar (ROPE) com o objetivo de realizar o patrulhamento diário na rede municipal de ensino, bem como promover ações pedagógicas na comunidade escolar, é um pedido das mães dos alunos ao prefeito Francisco José Junior.
A instalação da BIC ocorreu na Unidade de Educação Infantil (UEI) Lindalva Oliveira Dias Castro, no bairro Barrocas, na manhã desta terça-feira, 29. Inicialmente, duas viaturas ficarão responsáveis pelo patrulhamento preventivo. Os veículos novos serão exclusivamente destinados para a ROPE.
A equipe que coordenará a Ronda é composta por Guardas Civis Municipais, capacitados e experientes tanto na área de segurança pública quanto em setores como educação e artes. No próximo ano, o número de viaturas fazendo o trabalho de segurança nas escolas, segundo o prefeito Francisco José Junior, dobrará.Esses profissionais, além do patrulhamento, promoverão palestras nas unidades de ensino, abordando temáticas como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), combate às drogas, primeiros socorros, entre outras, trabalho inclusive que já foi iniciado na rede municipal. Para o Secretário de Segurança e Defesa Social, Alvibá Gomes, é um trabalho de aproximação, integração e reforço na educação. A equipe oferecerá ainda atividades físicas aos alunos, como aulas de capoeiras. O projeto está sendo implantado em parceria entre as secretaria de Segurança Pública e Educação.
A BIC Escolar atuará de forma integrada com professores, servidores, pais, alunos, comunidade, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil, Conselho Tutelar, Conselho Comunitário, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e setores de administrações regionais. O prefeito Francisco José Júnior explicou que o projeto nasceu a partir de uma conversa com mães de alunos da rede municipal. "Quando nós fomos entregar uns brinquedos para a creche, as mães chegaram e fizeram essa reivindicação, fui até as secretarias de Educação e Segurança para desevolver este trabalho".
Segundo ele, "este projeto trabalhará não só com a ronda, mas com ações preventivas, ações pedagógicas que irão promover o Estatuto da Criança e Adolescente, a questão dos primeiros socorros e no combate às drogas, sem contar também com a capoeira". "É mais uma ferramenta para diminuir os riscos de violência na nossa cidade", finaliza Francisco José Júnior. O projeto contará com duas viaturas para realização do patrulhamento nas escolas, e a ideia, segundo o prefeito, é no ano que vem, aumentar para quatro.
FONTE: MOSSORÓ HOJE
Nenhum comentário:
Postar um comentário