O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Principais Neurotransmissores Liberados Durante a Corrida


Serotonina – Poderosa como um remédio antidepressivo por seu efeito calmante e de equilíbrio químico no cérebro, a serotonina é também um estimulante natural  do humor.Quando seus níveis aumentam,durante uma corrida,por exemplo,quadros depressivos são bem atenuados.Ela atua ainda no apetite,no ciclo de sono e no libido.O perigo é quando ela decresce no organismo,em geral após um esforço intenso e prolongado,sem uma recuperação adequada.

   Noradrenalina -  Aumenta o estado de alerta e atenção durante o dia, e promove o bom humor.Atua também como mediador dos batimentos cardíacos,na pressão sanguínea e na conversão de glicogênio em energia.Favorece a memória e a aprendizagem.

   Fenilalanina – Estimulante, aumenta a atividade e a agilidade mental. Favorece a concentração após a corrida. Por isso muitos corredores conseguem render mais no trabalho depois do treino.

   Dopaminas – Controla níveis de estimulação e controle motor. Melhora o humor e a memória. Níveis muito baixos de dopamina dificultam o movimento.

   Dopaminas – Controla níveis de estimulação e controle motor. Melhora o humor e a memória. Níveis muito baixos de dopamina dificultam o movimento.

   Endorfinas – Drogas analgésicas produzidas pelo corpo ajudam a bloquear a transmissão da dor das terminações nervosas aos receptores no cérebro. Elas também auxiliam o corpo no combate ao estresse e ainda determinam o humor. Liberadas durante o exercício, seus efeitos persistem por horas. “Meia hora de exercício já é suficiente para o indivíduo se sentir bem”. A ação das endorfinas melhora a resistência, a disposição física e mental, o sistema imunológico e alivia as dores. São responsáveis por boa parcela do “barato do corredor”


Os beneficios da corrida em cada fase da vida

Adolescentes(14-18 anos)
   Estimula a criação de um hábito saudável e tem efeito positivo na motivação para praticar exercícios no futuro. Do ponto de vista ficiológico, realizar atividades físicas na adolescência garante uma vida mais saudável e com menos riscos de doenças na fase adulta e na terceira idade.

Adultas (19-59anos)
   Diminui o risco de doenças como o câncer de mama, a osteoporose e problemas cardiovasculares. Ajuda a liviar o estresse causada pela sobrecarga das tarefas cotidianas e melhora a autoestima, o condicionamento físico e a consciência corporal.

Idosas (mais de 60 anos)
   Auxilia em possíveis tratamentos clínicos de osteoporose, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.Diminui os riscos de ansiedade e depressão.


Nenhum comentário: