O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Operação do Ibama combate caça de “Arribaçãs” no Sertão da Paraíba

A Operação Voo Livre, realizada no final de semana passado pelo IBAMA, resultou na autuação de 12 caçadores no município de Brejo do Cruz/PB. A equipe realizou o monitoramento de áreas de postura de ovos das pombas da espécie Zenaida Auriculata, a popular Arribaçã, e também efetuou barreiras em rodovias. As ações foram desenvolvidas nos municípios de Brejo do Cruz, São Bento e Pombal, no Sertão da Paraíba.
Em duas barreiras, houve flagrantes de transporte de animais silvestres abatidos, no primeiro caso, um motociclista transportava 13 arribaçãs abatidas, e no segundo, uma caminhonete levava caçadores, cães de caça e 14 tatus-peba e um tamanduá mirim – o tatu-peba consta de listas oficiais de ameaçados de extinção. Dez tatus-peba que estavam vivos foram soltos pelos agentes do Ibama em seu habitat. Os animais abatidos foram incinerados pela equipe.
As multas aplicadas somaram R$ 81,5 mil. A motocicleta e a caminhonete utilizados para a prática dos crimes ambientais foram apreendidas e estão retidas no pátio do escritório do Ibama em Souza, no sertão da Paraíba. Três espingardas também foram apreendidas bem como equipamentos utilizados para a caça, como lanternas e enxadotes. Os infratores foram conduzidos à delegacia de Brejo do Cruz, onde foram qualificados. Além das penalidades administrativas impostas pelo Ibama, os autuados devem responder por crime ambiental na justiça.
*Fonte: É Sertão

      Nenhum comentário: