O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ROCANIANO DO RN DENUNCIA FALTA DE ESTRUTURA E ARBITRARIEDADES EM CURSOS DE TREINAMENTO


Há quase um ano, o Governo do Estado inaugurou o Complexo Tático Operacional (CTO), o qual abrigaria duas unidades importantes para o policiamento ostensivo da Capital Potiguar: ROCAM e BPChoque.

Em sua inauguração, o Comandante Geral da PMRN, Coronel Araújo, frisou da importância de dar melhores condições aos policiais. "Não basta apenas ter um salário bom, se não se dá dignidade e estrutura aos militares", afirmou o Comandante Geral na solenidade de inauguração do Complexo Militar.

Contudo, após quase um ano de funcionamento, o desabafo de um Rocaniano sobre a infraestrutura do CTO e sobre o tratamento dado aos policiais militares que passam por treinamentos contraria o que fora dito pelo Comandate Geral à época da inauguração.

O Rocaniano denuncia as péssimas condições da estrutura do prédio que abriga as duas unidades operacionais, além do tratamento humilhante por qual passa os policiais em treinamento naquele Complexo Militar, chegando a citar agressões por parte dos instrutores contra os policiais em treinamento.

Para o Rocaniano, o treinamento do policial deveria ser voltado para uma polícia cidadã, já que a Polícia Militar atua diretamente com o cidadão, devendo respeitar a sua dignidade conforme preceitua os Direitos Humanos e a Constituição Federal. Ao final do seu desabafo, o Rocaniano faz uma indagação que muitos policiais militares já fizeram: "Como que posso tratar um cidadão sem ferir o seu princípio da "dignidade da pessoa humana", se o meus são tolhidos diuturnamente dentro do próprio quartel onde sirvo?"

Confira o e-mail enviado pelo Rocaniano:
Mais uma reciclagem começou essa semana no CTO, prédio conhecido por abrigar a Rocam e o Batalhão de Choque em Natal.

Na verdade este prédio pertence ao DER, e que na sua parte interditada pelos bombeiros e com risco eminente de desabar pois não há condições de funcionar, são colocados os PMs para fazer o que mesmo?

Apesar das terríveis condições, treinam os policiais pertencentes as duas unidades: Rocam e BPchoque, e, alguns policiais convidados de outros Batalhões para participar das instruções.

No ano passado fizeram uma "meia sola" em que foram gastos R$100.000. Porém, apesar de concertarem principalmente a fachada, o referido prédio permaneceu com as mesmas condições insalubres. O banheiro fétido, aliada a falta de água é ainda pior quando soma-se aos desrespeitos praticados a estes policiais.

Apesar da falta de estrutura, os instrutores não querem ensinar nada, e só se preocupam em humilhar os policiais com palavrões, tapas no rosto, exercícios físicos até a exaustão, indo na contramão com os ensinamentos de um policial cidadão.

A quentinha, que "até o cachorro apanha para comer", é servida como refeição para os policiais, que, todavia, só são chamados por números e não pelos nomes, pois, nossos oficiais por assistirem o filme Tropa de Elite repetidamente se tornaram fanáticos - coitados. Talvez por sua pouca formação e capacidade intelectual, estes oficiais e instrutores só se baseam em um único filme para ministrar instruções invés de se espelharem nas policias de primeiro mundo ou de outras instituições cidadãs . Até quando isso perdurará em nossa policia? Já não basta as condições de trabalho, os riscos empregados à profissão e os baixos salários?

Portanto, tenho esperança que um dia possa mudar. Precisamos afastar qualquer resquícios de ditadura nas forças policias, pois a sociedade não aceita mais tanta barbárie. Como que posso tratar um cidadão sem ferir o seu princípio da "dignidade da pessoa humana", se o meus são tolhidos diuturnamente dentro do próprio quartel onde sirvo?

Matéria criada pela Sd Glaucia, com informações de um Rocaniano

Nenhum comentário: