O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Operação que matou Bin Laden era planejada pelos EUA desde agosto

O ataque das forças norte-americanas que resultou na morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, no domingo (1º), estava sendo planejado desde agosto do ano passado, quando os americanos conseguiram uma pista segura sobre seu paradeiro, após mais de quatro anos de investigações, de acordo com a agência Reuters.

A operação teria sido feita com helicópteros e durado cerca de 40 minutos, relataram funcionários do governo americano, sob condição de anonimato. Após um tiroteio, Bin Laden teria sido baleado na cabeça. Obama teria autorizado a execução na sexta-feira.
De acordo com os oficiais dos EUA, ao todo foram usados quatro helicópteros na operação, que aconteceu em uma fortaleza do líder terrorista na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão. O ataque foi feito exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistantesa.
Oficiais dos Estados Unidos disseram que rastrearam Bin Laden até chegaram a sua localização.
Uma unidade militar antiterrorismo teria chegado até a Fortaleza nos helicópteros, dando início a um tiroteio. Na troca de tiros, Bin Laden teria sido baleado na cabeça, disseram oficiais do governo dos EUA, acrescentando que os militares americanos resistiram aos ataques dos oponentes.
Poucas horas após o anúncio do ataque pelo presidente dos EUA Barack Obama, autoridades paquistanesas e uma testemunha disseram que os guardas de Bin Laden abriram fogo a partir do telhado do edifício e, nessa hora, um dos helicópteros teria caído.
Bin Laden foi identificado por reconhecimento facial, afirmou um oficial, que se recusou a dizer se também foi feita análise de DNA.
Funcionários disseram que a operação era tão secreta que nenhum funcionários estrangeiro foi informado com antecedência, apenas um pequeno grupo sabia a repeito do que se desenrolava a meio mundo de distância.
ExplosõesO som de pelo menos duas explosões teriam abalado a pequena cidade do noroeste de Abbotabad. Após o ataque, chamas eram visíveis após o ataque ao edifício, que foi estava localizado cerca de 100 metros dos portões de uma academia militar paquistanesa – o que levanta questões sobre a capacidade da Al-Qaeda de construir um esconderijo a tal proximidade.
De acordo com um testemunha descreveu, o ataque militar foi realizado no escuro.
"Ouvi um som de um trovão, seguido de ums forte disparada. De repente, os disparam foram interrompidos. Depois houve um novo som de trovão e, em seguida, em seguida, uma grande explosão", disse Mohammad Haroon Rasheed.
"De manhã, quando saímos para ver o que aconteceu, alguns destroços do helicóptero estava deitado em um campo aberto."

Um oficial paquistanês na cidade disse que os combatentes no telhado abriram fogo contra os helicópteros com lança-granadas. Outro oficial disse que os quatro helicópteros decolaram da base aérea de Ghazi, no noroeste do Paquistão.
FONTE: G1

Nenhum comentário: