O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 5 de abril de 2011

Beber com moderação diminui colesterol e o risco de problemas no coração

Álcool pode ser aliado da saúde quando usado com parcimônia, dizem especialistas

O uso moderado de bebida alcoólica pode trazer benefícios à saúde, segundo dois estudos desenvolvidos na Universidade de Calgary, no Canadá, divulgados nesta semana.

Em um deles, o professor Willian Ghali mostra que as pessoas que bebem moderadamente têm 25% menos chances de desenvolver problemas cardíacos, na comparação com indivíduos que sofreram ou morreram de doenças do coração.


Outro estudo, conduzido por Susan Brien, da mesma universidade, considera que o consumo moderado de álcool (até uma dose de bebida ou 15 g por dia para mulheres e até duas bebidas ou 30 g de álcool para homens) aumenta significativamente os níveis de colesterol considerado bom, o que cria um efeito protetor contra doenças cardíacas.


Para o endocrinologista João César Castro Soares, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), esses benefícios só ocorrem se o consumo for realmente moderado.


Para isso, ele indica como o ideal tomar diariamente uma dose de 40 ml de bebida destilada (equivalente a de um dosador), que pode ser uísque, vodca ou cachaça, ou 150 ml de vinho (uma taça) ou, no máximo, uma lata de cerveja. Se passar de uma dose de uma dessas bebidas, os benefícios citados caem por terra, abrindo espaço a problemas de saúde.


- Quando você bebe essa quantidade pequena de álcool, ela ajuda o organismo a diminuir o LDL, que é o colesterol ruim, e a aumentar o HDL, que é o colesterol bom, que protege o coração. A bebida tem ainda efeito vaso dilatador, que melhora a circulação.
FONTE :R7.COM 

Nenhum comentário: