O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 31 de março de 2011

Governadora quer levar o Proerd para todos os municípios do Estado

"Estou apoiando o Proerd e o Ronda Escolar e quero que esses programas cheguem a todos os recantos do Rio Grande do Norte". Esse desejo foi externado pela governadora Rosalba Ciarlini, na manhã desta quarta-feira (30), no encontro promovido pela Companhia Independente de Prevenção ao Uso das Drogas - Cipred, que reuniu no auditório do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, diretores das escolas contempladas pelos programas e profissionais que atuam nos dois projetos.
O objetivo da reunião foi fazer uma avaliação da atuação dos programas nas escolas, promover o intercâmbio entre os profissionais envolvidos e fazer uma prestação de contas à comunidade. Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança Pública, Aldair da Rocha; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Araújo; a coordenadora do PROERD, Cel. Margarida Brandão, entre outros convidados.
A governadora Rosalba Ciarlini fez questão de prestigiar o encontro. "Quero agradecer aos diretores das escolas que abriram as portas para receber o Proerd. Hoje, a droga é o maior mal do século; 90% dos casos de homicídios são provocados pelo uso de drogas. O Proerd é uma vacina contra esse mal", disse ela, exaltando a importância de iniciar um trabalho preventivo desde a infância. "Vamos fazer com que as crianças sejam nossos agentes de proteção, fazer com que elas promovam a luta por um mundo melhor, de mais paz e união" concluiu.
Rosalba escutou o pedido de uma diretora presente, que solicitou a ampliação do Ronda Escolar para o período noturno. Ela alegou a falta de segurança para professores, alunos e funcionários. A Governadora pediu ao Secretário de Segurança Pública e ao Comandante da Polícia militar que acatassem a solicitação e aproveitou a oportunidade para anunciar mais uma ação do Governo do Estado na área da Segurança Pública. "Vamos implantar ainda em abril o Ronda Cidadã, um programa que vai se somar ao Ronda Escolar para garantir a segurança de toda comunidade. Vamos iniciar pelas comunidades com maior índice de violência, mas a meta é atingir toda cidade" explicou.
A Cipred é uma unidade da Polícia Militar criada para promover um policiamento proativo junto à comunidade escolar. Atualmente, o efetivo da Cipred é formado por 200 policiais militares que trabalham exclusivamente na Ronda Escolar, sendo 100 deles atuando em 33 municípios e 100 em Natal e região metropolitana (Parnamirim, São Gonçalo e Macaíba). O Ronda Escolar consiste em garantir a segurança ostensiva no entorno das escolas, evitando brigas entre gangues, inibindo a venda de drogas nas portas dos estabelecimentos, entre outras ações preventivas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd atualmente é desenvolvido em mais de 58 países, contando com seis currículos que vão da pré-escola à família, abrangendo inclusive pessoas portadoras de necessidades educativas especiais. A proposta do programa, que tem caráter social e preventivo, é combater o uso de drogas em jovens e adolescentes. Os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica nas salas de aula, onde são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. O programa também é desenvolvido junto à família, em um curso específico para pais ou responsáveis.
 FONTE : AGENCIA RN

Nenhum comentário: