O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sexta-feira, 4 de março de 2011

´Alemão´ e mais 9 presos transferidos

Clique para Ampliar
Antônio Jussivan dos Santos, o ´Alemão´, foi transferido pela segunda vez
FOTO: THIAGO GASPAR

Os detentos são de alta periculosidade e planejavam fugas. A operação sigilosa levou os presos para o Paraná
Dez presos que estavam recolhidos na Casa de Privação Provisória da Liberdade Luciano Andrade de Lima (CCPL I), em Itaitinga, foram transferidos, na madrugada de ontem, para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, numa operação sigilosa. Entre eles, está o assaltante de bancos Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, bandido cearense que comandou o furto de R$ 164,8 milhões da sede local do Banco Central (BC), em 9 agosto de 2005.

A operação foi coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) e contou com o apoio do Batalhão de Choque da PM na escolta dos presos, todos considerados de alta periculosidade. O transporte dos dez homens foi realizado num avião da Polícia Federal, às 6h30, e o embarque aconteceu no hangar da Polícia Militar na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

Levados
Além de ´Alemão´, também foram transferidos os seguintes presos, Antônio Carlito Avelino, o ´Boi´ - preso condenado a mais de 50 anos de reclusão pela prática de diversos crimes e apontado como o ´cabeça´ de um plano de fuga que visava dinamitar a muralha do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em abril do ano passado; Carlos Odeon Bandeira, tido como chefe do tráfico de drogas em seis bairros de Fortaleza e de mais quatro cidades do Interior.

Também foram transferidos Daniel Belmiro José Rodrigues, o ´Baiano´, acusado de sequestro em Fortaleza; Francisco Adailton de Souza Silva; Francisco das Chagas Galeno Pereira; Francisco Talvane Teixeira, acusado de participação em assaltos e sequestros; Leonardo de Souza dos Santos, acusado de envolvimento na morte dos seis turistas portugueses na Praia do Futuro; Marcelo Santos Sarruf, preso pela PF por tráfico de drogas e, ainda, o detento Rodrigo Luchette.

Conforme nota enviada à Imprensa pela Sejus, "considerando o perfil histórico dos detentos, a remoção teve o objetivo preventivo de retrair a possibilidade de resgates, fugas ou eventos críticos de outra natureza que comprometessem a segurança do Estado do Ceará". O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período, caso o Estado do Ceará tenha interesse.

Durante o período de 10 de fevereiro a 3 de março, estes detentos permaneceram isolados na CCPL I, sob forte vigilância, com auxílio de policiais do Batalhão de Choque. A Sejus informou, ainda, que "as famílias estão sendo notificadas pelo serviço social que atua no sistema penitenciário, bem como todas as providências legais estão sendo observadas".

Prevista
O Diário do Nordeste antecipou, há quase um mês, a informação de que ´Alemão´ seria transferido de Fortaleza.

NATHÁLIA LOBO
REPÓRTER

Nenhum comentário: