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terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Consumidores acusam West Shopping de abuso

As reclamações de consumidores em relação ao estacionamento do Mossoró West Shopping continuam. Os clientes estão revoltados com a burocracia adotada pelo shopping e acusam a administração de querer dificultar o processo para tentar fazer com que os consumidores desistam da isenção de taxas.
No último domingo, as filas para pagar estacionamento no Mossoró West Shopping estavam gigantescas. "Chegava na praça de alimentação, estava quase se encontrando as duas filas", disse a estudante Camila Mara vital Barros.
Além das longas filas devido ao fluxo intenso de consumidores, outro fator incomodava as pessoas no local: a separação das filas para quem paga estacionamento e para quem vai pedir isenção da taxa.
Por lei, promulgada na semana passada, os shoppings Centers do Rio Grande do Norte não podem cobrar taxa de estacionamento para consumidores que tenham consumido 10 vezes o valor da taxa. Em Mossoró, o único grande shopping da cidade vem respeitando a medida desde o primeiro dia em que a mesma entrou em vigor. Entretanto, os consumidores reclamam de várias situações incômodas.
No início um dos problemas era a falta e informações. De acordo com a lei, os shoppings devem divulgar a medida em todo o estabelecimento. No entanto, só havia um ofício em tamanho pequeno, anexado no caixa informando a novidade. A partir desta semana, foram colocados cartazes na entrada do shopping avisando sobre a lei e nas lojas os consumidores são orientados a guardar as notas fiscais para pedir a isenção.
Outro problema que surgiu foi no momento de receber a isenção. O shopping solicitava dados como assinatura do cliente, cor e modelo do carro; isso acabou provando lentidão nas filas. Mais uma vez o consumidor reclamou.
Agora o Mossoró West Shopping adotou outra medida que está deixando os consumidores bastante irritados: destinou um caixa especificamente para os clientes que optarem por pagar a taxa e outro só para os que solicitarem a isenção.
A lei entrou em vigor na ultima quinta-feira e diante de tantas complicações em tão pouco tempo, os consumidores começam a acusar o shopping de estar dificultando o processo de forma propositada para tentar fazer com que as pessoas desistam de pedir a isenção.
"Passei 20 minutos na fila nesse final de semana. Eles fazem isso para dificultar mesmo. Antes eles pediam alguns dados, agora essa separação de filas, é para dificultar", declara a estudante Camila Vital.
"Tudo é uma forma de dificultar, inclusive o fato de eles não darem o cartão e sim a nota fiscal carimbada. Ai você tem que apertar o botão e esperar liberação na saída. As filas no domingo estavam enormes, eu nunca tinha visto daquele tamanho, principalmente a fila para quem ia pedir o desconto", reclama a professora Ana Gabriela de Souza Seal.
As reclamações se estendem ainda à qualidade do estacionamento. "Não era para cobrarem nada, devia ser uma taxa simbólica de cinquenta centavos para manutenção e limpeza. R$ 2,00 é um valor abusivo, você paga para deixar seu carro no sol, acabando com a pintura. Se estiver chovendo você vai se molhar e ao meio-dia o sol é horrível, era para ser pelo menos coberto", disse Camila.
FONTE: JORNAL DE FATO

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