O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Bope ministra curso no RN com objetivo de qualificar policiais e fuzileiros

Ter policiais e fuzileiros no Rio Grande do Norte com o mesmo nível de conhecimento e disciplina tática da Força Nacional e da Tropa de Elite da Polícia Militar. Esse é o objetivo do curso de requalificação que está sendo ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM/RN a policiais civis e militares, além de fuzileiros navais e guardas municipais. O coronel PM Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM/RN, afirma que o curso foi motivado pelas recentes mortes de policiais em abordagens e será algo periódico no estado.
O tenente-coronel Marcos Vinícios, comandante do Bope/RN, explica que o curso, que iniciou-se ontem, terá várias disciplinas, como a de abordagens, atendimento à ocorrências com explosivos, gerenciamento de crise, uso progressivo da força, uso de armas não-letais, entre outros. "Todas com o padrão de conhecimentos e técnicas do que é utilizado na Força Nacional". O curso contabilizará 120 horas de aula, dadas em duas semanas de treinamento.
Ao todo, participam do curso 45 profissionais da área de segurança, como PMs lotados em unidades da capital e do interior do RN, agentes da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil, fuzileiros navais e agentes da Guarda Municipal de Natal. Todo o curso será ministrado por membros da "Tropa de Elite" do RN, com alguns intrutores que também fizeram o treinamento da Força Nacional.
Segundo o comandante dos "caveiras", cada aluno, ao se formar, será um "agente multiplicador" dessas técnicas. "Ao retornar para as suas unidades, cada um irá transmitir os seus conhecimentos e manterá a atenção que aprendeu no curso. Eles repassarão isso através de treinamentos entre eles mesmos". Para o coronel Araújo, a importância do curso está em "requalificar nossos policiais e reacender neles a luz de alerta, do cuidado que eles devem ter ao realizar trabalhos de abordagem e demais operações".
O comandante da PM ressalta que a ideia desse curso surgiu para evitar que ocorram casos semelhantes àqueles recentes, em que policiais morreram durante abordagens. O curso também terá novas turmas, periodicamente. "Assim que acabar essa turma, abriremos mais um curso para os oficiais da PM e assim sucessivamente, até o final do ano".
As mortes de PMs em abordagens ocorreram entre o final do ano passado e o início deste. O primeiro caso ocorreu em frente ao shopping Midway Mall, no bairro de Lagoa Nova, em Natal, no dia 18 de dezembro. O soldado PM Márcio Nascimento da Costa foi morto enquanto tentava dominar o pedreiro Diego Nascimento dos Santos. O suspeito estaria supostamente causando confusão em um ônibus e também foi morto na ocasião, por outro policial, depois de ter tomado a arma do soldado e matá-lo. O outro fato aconteceu em Baía Formosa, a 98km da capital, no último 11 de janeiro. O soldado Anderson de Araújo Cantalice foi morto por dois suspeitos em uma abordagem em um bar da cidade. Em ambas as ocorrências, outros policiais foram feridos nas abordagens.
FONTE : SENTINELASDOAPODI 

Nenhum comentário: