O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sábado, 1 de janeiro de 2011

VIOLÊNCIA - Balanço anual - 2010

Mortes violentas em Mossoró e região  em 2010 superaram as que aconteceram em 2009


Levantamento feito pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) aponta que as mortes violentas em Mossoró e região foram superiores ao ano passado. Em 2009, 635 corpos deram entrada no Itep para serem necropsiados, enquanto que este ano, até a última quinta-feira, já foram contabilizados 688 registros.
De acordo com os números, as principais causas das ocorrências foram assassinatos, acidentes, suicídios e afogamentos. Os crimes todos atingiram a marca das 159 pessoas assassinadas, seja por armas de fogo, arma branca e outros.
Em segundo lugar às ocorrências de trânsito, responsáveis pela morte de 130 vítimas fatais. Os suicídios contabilizaram 28 ocorrências, mesmo total de afogamentos. Na sequência, 21 cadáveres foram encontrados e necropsiados no Itep. Outras 22  foram periciadas e as mortes atestadas como natural ou ignorada.
A maior incidência dos crimes aconteceu no mês de março, quando 18 pessoas foram vítimas de homicídios. Em maio ocorreu a maioria das mortes no trânsito, quando 17 vítimas deram entrada no Itep.
Registros de crimes envolvem cerca de sessenta cidades
Os registros das ocorrências apresentados pelo Itep são referentes a Mossoró e  municípios cobertos pela unidade. São cidades da região Oeste e Litorânea, do Rio Grande do Norte.
Na opinião de especialistas, a maioria dos crimes está relacionada a problemas de drogas, consumo, tráfico ou dívidas. Os bairros situados na zona Norte de Mossoró despontam como os mais violentos, com destaques para o Santo Antônio, Bom Jardim e Paredões.
Em recente entrevista, os delegados Kércio Pinto, diretor do Presídio Federal, e Renato Batista, titular da Delegacia Regional, foram unânimes quanto aos motivos dos crimes ocorridos em Mossoró. Segundo eles, o crack seria o causador de boa parte dos crimes.
"Sem sombra de dúvidas, mais de 87% dos assassinatos tem relação direta ou indireta com drogas, principalmente o consumo de crack", destacou Renato Batista.
Polícia considera ano proveitoso no combate ao crime
Apesar do aumento do número de mortes violentas de 2009 para 2010, a polícia considera proveitoso o trabalho realizado no combate a ações delituosas na cidade de Mossoró.
No decorrer de todo o ano foram realizadas operações especiais destinadas a desarticular quadrilhas e vários traficantes foram presos.
Somente nesta semana foram registradas grandes apreensões de drogas, onde cerca de 12 quilos de crack foram tirados das ruas, além das prisões de vários elementos, praticando furtos e assaltos na cidade.
Na última, quinta-feira, policiais militares prenderam sete elementos em duas ações distintas.
No bairro Nova Betânia, uma dupla foi presa em flagrante assaltando populares. Em outra ação, cinco pessoas foram detidas com 57 pedras de crack e vários tabletes de maconha.
A expectativa se volta para a manutenção das ações ostensivas no decorrer de todo o ano de 2011.





FONTE: Jornal O mossoroense

Nenhum comentário: