O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mossoró 140 anos de esquecimento




Muitas cidades brasileiras têm a data de emancipação como o momento mais festivo. Em Mossoró, no entanto, a data quase passa despercebida por muitos mossoroenses. Hoje(09), a cidade celebra seus 140 anos de emancipação política, mas muitos sequer lembram do fato.

O estudante Pedro Henrique Alves, 16, do primeiro ano do ensino médio, quando questionado sobre o que celebrava Mossoró hoje, afirmou não saber. Segundo ele, a data de aniversário seria o dia 30 de setembro. Na verdade, o final de setembro comemora o pioneirismo na abolição da escravatura. "Até vi o episódio na escola, mas não me lembrava", confirma ele.

O desconhecimento atravessa gerações. A aposentada Dilmar Pessoa, 64, também diz não se lembrar do aniversário. Mossoroense por natureza, ela não se lembra de nenhuma referência à data em anos anteriores. "Não tenho lembrança de feriado ou mesmo de alguma comemoração pelo aniversário da cidade", diz a aposentada, que nunca se ausentou da cidade.

Para marcar a data, o Poder Executivo decretou ponto facultativo durante o dia de hoje(09) nas repartições públicas, exceto aos serviços essenciais. Para lembrar a data, a Prefeitura e a Câmara Municipal realizou sessão solene às 9h no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Mossoró chega aos 140 anos com mais de 254 mil habitantes, sendo considerada a 11ª cidade no NE para fazer carreira profissional e citada pela revista Veja como uma metrópole do futuro.
FONTE: JORNAL DE FATO

NOTA:  Mossoró de tantas glorias esquecida: Abolição dos Escravos(1883), Motim das Mulheres (1875), Primeiro Voto Femenino(CELINA GUIMARÃES-1928) e da Resistencia ao Bando de Lampião(1927), no dia 9 de novembro de 1870, foi elevada à categoria de cidade, mas os mossorenses esquecem da sua emancipação politica a qual é lembrada apenas por um feriado ou por um simples ponto facultativo.

Nenhum comentário: