O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tráfico é responsável pelo aumento de mortes

Sargento PM  Gama(FOTO)
pós-graduado em Segurança Pública e Cidadania 
 
O tráfico de drogas é uma das atividades criminosas mais perigosas para a sociedade, por estabelecer uma conexão com uma série de outros crimes como: o tráfico de armas, lavagem de dinheiro, roubos, furtos e homicídios, apenas para citar alguns.

O crescimento da violência e o aumento da criminalidade estão diretamente ligados ao tráfico, formando uma "simbiose" criminal onde um passa a depender do outro ou em um sentido mais amplo, um ser responsável pela existência do outro.

Em Mossoró, o tráfico e consumo de drogas aumentou gradativamente com o passar dos anos, sendo o crack a droga mais consumida e também a mais letal e viciante de todas, consequentemente trazendo um aumento na criminalidade e em especial ao número de homicídios.

Em 2010, já foram registrados 69 casos de homicídio e, de acordo com a polícia, mais de 85% dos casos têm ligação com o tráfico/consumo de drogas. No ano passado, de janeiro a agosto, o Copom do 2º BPM registrou 75 homicídios e a porcentagem dos crimes atribuídos ao tráfico e consumo de drogas também girou na casa dos 85%.

Por ser considerado um crime "raiz" do qual brotam outras atividades criminais, o tráfico de drogas deve ser combatido por todas as esferas policiais e em todas as instâncias possíveis. Desde quem consome a droga, passando pelas chamadas "mulas", que fazem o transporte para os traficantes maiores; Os "aviõezinhos", que fazem a entrega para os chefes das "bocas de fumo", mas principalmente deve-se investir contra os grandes traficantes, impedindo que a droga chegue ao consumidor final. Só assim, pode-se imaginar uma redução na criminalidade das cidades brasileiras.

A PM-RN, além de investir no combate direto e diário ao tráfico de drogas, criou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que faz um trabalho de conscientização nas escolas, buscando principalmente um resultado a médio e longo prazo, tentado retirar ou evitar que jovens ingressem no tráfico. Em Mossoró, uma equipe de Policiais Militares do Proerd já está desenvolvendo este tipo de atividade nas escolas consideradas "alvo" dos traficantes.

FONTE: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário: