A Promotoria de Justiça da Comarca de Poço Branco instaurou Inquérito Civil para investigar denúncias sobre o encaminhamento de resíduos hospitalares do Hospital Maternidade Virginia de Carvalho. Deverão ser investigadas as medidas de segurança do hospital para utilização e descarte de objetos perfurocortantes utilizados nos procedimentos médicos.
A principal denúncia que motivou a investigação foi feita por uma moradora da cidade que teve sua panturrilha perfurada por uma seringa usada, que estava solta em um dos leitos, durante uma visita a um parente doente. Com base neste informação, a Promotora de Justiça Leila Andrade iniciou o inquérito e deverá publicar uma recomendação à Secretaria Municipal de Saúde para que remeta à Promotoria informações da maternidade relativas a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, baseado nos princípios da não geração e minimização de resíduos.
De acordo com a Promotora, a implantação do PGRSS é determinação das resoluções 358/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA e da resolução 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA - que estabelecem regras relativas aos resíduos dos serviços de saúde.
Fonte:www.mp.rn.gov.br
retirada por tras das grades
Nenhum comentário:
Postar um comentário