Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, quatro homens encapuzados desceram de um veículo Honda City, cor prata, e realizaram vários disparos de pistola e de espingarda calibre 12 contra o veículo onde estava o desembargador. Luis Mendonça foi atingido de raspão e foi encaminhado para um hospital particular de Aracaju e não corre risco de morte. Segundo o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o estado do motorista é gravíssimo.
A Polícia Civil do estado trata o caso como possível atentado. Os agentes federais destacados para o caso colaborarão com os sergipanos nas investigações.
Por conta do possível atentado, a sessão extraordinária de hoje do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi cancelada. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, já viajou para a cidade, de onde vai acompanhar as investigações e conversar com Luiz Mendonça. Lewandowski terá agentes da Polícia Federal fazendo sua segurança. Antes, ele deu uma entrevista coletiva em Brasília para falar sobre o caso. Para ele, não é possível descartar a hipótese de motivação política no crime.
"Nós não estamos descartando nenhuma hipótese. Pode ser um crime que tenha alguma motivação eleitoral, mas também eu lembro que o desembargador Luiz Mendonça foi secretário da Segurança Pública e tem origem também no Ministério Público. Não podemos afastar a hipótese de que se tenha uma motivação relacionada com uma questão pessoal, uma questão ligada mesmo a uma atuação profissional do desembargador Luiz Mendonça no Ministério Público como promotor", disse Lewandowski.
Ao ser informado do atentado, Lewandowski conversou com o ministro da Justiça, que então acionou a Polícia Federal para entrar no caso. Também falou com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT). Por enquanto, na visão dele, não existe a necessidade de deslocamento de homens da Força Nacional de Segurança para o estado. A Secretaria de Segurança Pública informou que as divisas sergipanas com outras unidades da federação foram fechadas.
"O governador me assegurou que está em pleno controle da situação, todas as forças policiais do estado estão mobilizadas. E também o ministro da Justiça está dando prioridade absoluta para a apuração deste caso", disse.
Em nota, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, afirmou que Luiz Medonça foi vítima de um "covarde atentado".
"O STF, ao lamentar profundamente o ocorrido, confia na rápida apuração da autoria dos crimes pelas autoridades de segurança pública de Sergipe e encarece aos órgãos oficiais de segurança, nos planos estaduais e federal, que redobrem a atenção quanto à proteção da integridade física dos magistrados e das demais autoridades públicas, sobretudo daquelas envolvidas no processo eleitoral em curso no país", disse Peluso.
FONTE: Congresso em Foco
Retirada do Sd Glaucia
Nenhum comentário:
Postar um comentário