Em meio a um cenário de desenvolvimento que atinge vários setores, o Rio Grande do Norte aparece como destaque negativo.
O relatório do Disque 100 divulgado esta semana mostra um quadro de registros da ordem de 2.866 denúncias verificadas entre maio de 2003 e abril de 2010.
Este cenário coloca o Rio Grande do Norte numa desconfortável quarta colocação no ranking nacional de denúncias com base num grupo de 100 mil habitantes.
Com este volume de denúncias, o Estado fica atrás apenas do Maranhão, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Entre os principais crimes denunciados no Estado apenas em 2010, estão negligência, violências física e psicológica e abuso sexual.
Em funcionamento no Brasil desde o ano de 2003, o Disque 100 já realizou mais de 2 milhões de atendimentos, tendo recebido e encaminhado mais de 123 mil denúncias de todo o país.
De janeiro a abril de 2010, a média de denúncias diárias é de 73, totalizando 8.799 denúncias.
Comparando os dados entre as regiões do país, o Nordeste é o campeão de denúncias, com 43.027 registros (de 2003 a 2010).
Este comparativo reforça ainda mais a gravidade do cenário potiguar que se encontra em segundo lugar perdendo apenas para o Maranhão.
O relatório traz ainda informações sobre as vítimas. De acordo com os dados, 62% delas são do sexo feminino e 38% do masculino.
O maior número de denúncias se volta para a capital do Estado que concentra o maior número de casos graves como exploração e abuso sexual, negligência, além de violências física e psicológica.
FONTE: O MOSSOROENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário