O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Polícia Ambiental recolhe 200 aves criadas ilegalmente em mossoró e região.


A população urbana de todo o país ainda tem o hábito de criar animais silvestres em cativeiro. Entretanto, essa prática ilegal está sendo reduzida com a recente implantação de um grupamento da Polícia Ambiental (PA) no município. A parceria do órgão de proteção da fauna e da flora com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está garantindo a atuação ostensiva da preservação da natureza.
Em menos de trinta dias de ação da Polícia Ambiental já foram recolhidos mais de 200 aves e dois macacos-prego. Somente no último final de semana 40 pássaros de doze espécies foram entregues voluntariamente aos policiais devido à disseminação da presença da PA na cidade.
De acordo com Francisco Lindoarte, chefe do escritório regional do Ibama, a parceria está surtindo efeito positivo, mudando o pessamento da população de criar pássaros de maneira irregular."Devido o trabalho conjunto com a Polícia Ambiental, o número de devolução volutária de animais se tornou maior e frequente. Além disso, essa parceria vai dar mais apoio a nossas operações, pois muitas vezes enfrentamos caçadores armados e a PA garantirá nossa segurança", explica Francisco Lindoarte.   
Segundo Diogo Oliveira, soldado da Polícia Ambiental, foi diagnosticado que a população do município ainda cria animais em cativeiro. "Mas, após atuação dos 15 policiais do nosso grupamento, iniciou um processo de compreensão e as pessoas estão se conscientizando aos poucos. A entrega voluntária é a melhor opção para legalidade, pois o antigo criador não sofrerá punições. Já quem se nega a devolver os animais terá que assinar um Termo Circunstancial de Ocorrência -TCO, além de ser multado e processado", revela o soldado.
Os animais recolhidos serão encaminhados ao Centro de Triagem da PA, em Natal, que existe desde 1997, para que possam então passar por exames com as equipes de biólogos e veterinários. Posteriormente, as espécies naturais do Estado são devolvidas ao habitat natural. Já os animais provenientes de outras regiões são direcionados ao ambiente natural de origem.
Para denúncias de criação irregular de animais silvestres a população pode contatar a Polícia Ambiental através do telefone: 9631-2016 ou do 190 que será direcionada a ligação.
Fonte:Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário: