O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Problema em linhas de transmissão deixa Região Nordeste sem luz por cerca de 30 minutos

Um problema nas linhas de transmissão de energia elétrica que interligam as regiões Sudeste e Norte afetou hoje (10) toda a Região Nordeste, deixando parte das cidades locais sem luz por até 30 minutos.

Segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), quando as linhas de transmissão se desligaram, por volta das 14h52 (horário de Brasília), a Região Nordeste estava sendo abastecida com cerca de 2.400 mil megawatts de energia.

De acordo com o superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin, ainda não é possível apontar nem as causas do problema, nem o local exato onde ele se originou, mas o Operador Nacional do Sistema (ONS) irá apurar o episódio.

Franklin disse que, embora o defeito não tenha surgido no Nordeste, os nove estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) foram afetados, devido ao fato de o sistema brasileiro ser todo interligado.

“Um desequilíbrio entre a produção e o consumo na região exigiu que o sistema de desligamento de cargas fosse acionado. As linhas de transmissão logo foram restabelecidas e, no máximo, em 30 minutos o problema estava solucionado em todas as localidades”, afirmou Franklin.

Perguntado se o problema de hoje foi semelhante ao ocorrido em novembro de 2009, quando uma falha em três linhas de transmissão acabou provocando um blecaute que atingiu quase todo o país, Franklin disse que, por enquanto, só se pode afirmar que em ambos os casos houve o desligamento das linhas de transmissão. “Só que ainda não sabemos o que provocou o desligamento de hoje”, concluiu o superintendente.
FONTE: AGENCIA BRASIL

Nenhum comentário: