O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

É O QUE NOS RESTA?


Por que ficamos calados em meio a tanto descaso?
Acabo de receber um e-mail de uma colega de profissão – profª. Amanda Gurgel, que esteve na mídia nacional chamando atenção para o caso dos profissionais da educação no Estado do Rio Grande do Norte. Ela comenta, além do descaso e falta de compromisso, por parte do poder público com relação ao reajuste salarial e os projetos de incentivo de cargo, carreira e salário; medidas arbitrárias como a de proibir o consumo de merenda escolar por professores e demais funcionários da escola, sob pena de serem “enquadrados” como infratores e sofrerem desde medidas administrativas à infração delituosa são uma realidade atual!
Em seguida tomo conhecimento de que no último 29/09, véspera de feriado municipal (festa da liberdade - abolição da escravatura), aqui na cidade de Mossoró – um dos maiores pólos de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte – a ilustríssima Sra. Dra. Governadora Rosalba Ciarlini, esteve em nossa cidade para a entrega de medalhas de “honra ao mérito” aos profissionais da segurança pública como agradecimento aos serviços prestados à comunidade.
Ato nobre e de reconhecimento merecido, apoio. Porém, não posso deixar de recordar-me dos espetáculos de pão e circo realizados pelo imponente Império Romano a alguns séculos atrás, quando para desviar a consciência do povo que tinha fome o imperador oferecia espetáculos de circo, que na verdade eram verdadeiros atos de carnificina nos quais homens e animais se digladiavam a fim de mostrar o poder dos “fortes” como alusão ao sucesso dos romanos que dominavam quase todo o continente europeu.
Alguns devem estar se perguntando que loucura é essa minha de relembrar atitudes tão arcaicas? O que isso tem a ver com o tema iniciado? Comento sobre isto certamente porque estudei em uma boa escola pública em que todos os recursos necessários estavam a nossa disposição e que merenda escolar era apenas mais um dos benefícios que professores e alunos comemoravam, com mão de obra qualificada e satisfeita, que ia festivamente ao “Nogueirão” receber seus salários atrasados e voltavam para dar aula felizes da vida por pagar um juro razoável das contas já vencidas a tanto e outras ainda renegociáveis... Esses professores que eram mestres na arte de sobrevivência e estratégia (como nossos respeitáveis heróis da PM e BM) que se viravam nos 30 (dias do mês) para conseguir aguentar a carga de trabalho, mas sem poder ousar muito porque o material didático de que dispúnhamos era retornável e então precisávamos fazer as atividades no caderno para cuidar bem do livro a fim de devolvê-lo no fim do ano em perfeito estado – relembro que para garantir isso alguns de meus colegas preferiam deixar o livro guardado em casa... E me orgulho de lembrar disso, afinal era a única realidade de que havia, sem opção!!!
Sinceramente amigos! De tudo o que citei somente a analogia do pão e circo merecem fé, pois não receio dizer que assim como eu e muitos outros brasileiros e em especial NORTERIOGRANDENSES  tiveram pais que deram o sangue para educar, mesmo com dificuldade. Esta que nos permitiu viver humildemente, mas elaborando um caráter forte e determinado a ponto de ao atingir a maioridade nos dispormos a participar de concursos públicos para os mais diversos cargos em busca da tão sonhada estabilidade (o sonho brasileiro). Aqui elevo a honrosa Polícia Militar, que tem a cada dia mais, formado novos heróis, visto que assim como a educação brasileira – a segurança pública não é prioridade para o governo, que, não temo em dizer se apóia nos estatutos militares (o do RN versa de dezembro de 1976 – antes da constituição de 1988) para dizerem: - “Vieram porque quiseram, sabiam que ia ser pau!”
Mas se não forem esses homens e mulheres que arriscam suas vidas por uma miséria de salário, quem vai cuidar da nossa segurança? Quem vai poder garantir que as escolas em que eu trabalho não serão invadidas por meliantes? Quem vai velar meu sono enquanto tento descansar meu corpo dolorido da correria do dia a dia? De certo serão os vereadores, senadores, deputados e demais políticos do nosso amado Brasil que tem em sua folha de pagamento alguns muitos “nepóticos cargos” de assessores e demais assistentes – que literalmente assistem um bando de babacas, que estudaram com dificuldade, passaram noites acordados, tiveram jornadas duplas, triplas de trabalho e estudo para tentar uma aprovação em concurso público e agora que conseguiram não podem alegar insatisfação, afinal “vieram porque quiseram e agora é aguentar o pau!”
[perdão pelo palavriado, meus amados alunos!]
Essa realidade está alcançando proporções assustadoras e porque não dizer apocalípticas, pois recentemente fiquei sem fala ao ouvir de um aluno meu de 11 anos de idade dizer:
- Poh, profi, estudar pra quê? Ronaldin gaúcho só corre atrás de uma bola e tem contrato milionário com o Flamengo e nunca nem tentô vestibulá na vida. Essas muilhé fruta que acho que num terminaro nem o ensino fundamental e se candidataram e foram até bem votadas... E também Lula, que era semi-analfabeto e se tornou o presidente do Brasil, com direito a reeleição e tudo...  Agora por último Tiririca, analfabeto completo, num sabia nem o que fazia um político e foi eleito com maioria de votos por um dos maiores estados do país! Estudar pra quê, fessora? Vamo sê pulítico!
Dói dizer isto, mas receio haver verdade na oratória de minha "ex-criança" aparentemente tão lúcida e ciente da atual realidade do país!
Acho que está passando da hora de nós, que somos a força desse país lindo, desse estado maravilhoso, dessa cidade rica e abençoada por Deus, nos unirmos em prol da conquista da nossa liberdade! Da verdadeira liberdade! Da liberdade que nos orgulhará de dizer de onde viemos e onde queremos continuar... Mas não falo em união por categorias distintamente, refiro-me aos milhões de professores que também são PMs e BMs, outros tantos bacharéis em Direito que sequer têm o “direito” de advogar por estarem em corporações nas quais não é institucionalmente legal exercer a profissão, (e por isso são necessários "bicos") bem como diversos outros profissionais que ralaram para chegar onde chegaram e tem, de certo, bem mais massa cinzenta atuante que muitos dos nossos legisladores... Refiro-me, não a um golpe militar, ou coisa do tipo, (embora perceba que não seria de um todo ruim, já que agora temos líderes bem formados nas FORÇAS ARMADAS), mas a uma enorme movimentação ética e organizada. (todas as categorias: professores, militares - praças e oficiais, profissionais de saúde e comunidade em geral) Juntos somos mais!
Precisamos sensibilizar a comunidade, o povo que vota, os parlamentares "ovelha" que ainda não foram corrompidos pelos lobos da politicagem! 
Está na hora de mudar, BRASIL! 
Se não nos unirmos, se não nos organizarmos, continuaremos sendo circo para esses imperadores que pouco se importam se temos pão!
Vamos pensar juntos, vamos agir juntos! Afinal é o nosso voto que os elege e deve ser a nossa vontade que os mantém ou não no poder... Vamos exigir ser ouvidos, mas de forma organizada e racional, enviando representantes ao parlamento... vamos criar medidas, sugestões, exigir prestação de contas para tentarmos “junto a eles” resolver nossa situação.
Bater com a cabeça no muro com repetidas e fracassadas greves só nos trará traumas cada vez menos remediáveis e a revolta e descrédito por parte da comunidade! Vamos usar a inteligência que nossos esforços nos trouxeram e não o poder que o dinheiro e a política nos impôs... Afinal a definição de democracia é ou não um poder que emana do povo e para o povo?
Deixo meu manifesto consciente e aguardo sugestões para divulgarmos nossas opiniões!


Atenciosamente,
Correspondente Kveira



(licenciada em Letras; especialista em Linguística e Docência de Ensino Superior ; técnica em perícia criminal; estudante de Direito - pesquisadora autodidata da segurança pública e de formação em família militar)

As informações deste manifesto são de total responsabilidade de seu autor, não tendo este blog nenhum envolvimento ou participação 

Nenhum comentário: