O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Samu realiza simulação de acidente de trânsito no Centro de Mossoró

Durante a apresentação próximo ao Mercado Central, foi encenada uma colisão entre um carro e uma moto envolvendo três pessoas, dentre elas uma mulher gestante.
Populares acompanharam o trabalho da equipe de socorristas – Foto Alcivan Costa
Populares acompanharam o trabalho da equipe de socorristas – Foto Alcivan Costa

As pessoas que trafegavam pelas imediações da Praça da Independência (Praça do Mercado) na manhã de ontem, 23, foram surpreendidas com a simulação de um atendimento realizada pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Tamanha a fidelidade da atuação, muitas pessoas acreditavam se tratar de algo verdadeiro, e apenas ao buscarem informações é que se tranquilizavam ao saber da atividade.
A ação, inserida na programação da Semana Nacional de Trânsito, teve o apoio e participação de profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMURB), do DPRE, de grupos teatrais e de profissionais da Blitz do Coração.
Durante a apresentação, foi simulada uma colisão entre um carro e uma moto e que envolvia três pessoas, dentre elas uma mulher gestante. Na ocasião, equipes do Samu realizavam o atendimento de socorro à vida às três vítimas e também ensinavam como proceder em caso de acidente que envolve gestante.
O momento foi importante para mostrar à população como agir em acidentes e como evitar que esses transtornos ocorram. Em meio à simulação, foi ressaltada ainda a importância de se evitar passar trotes para o Samu, já que a ação atrapalha e aumenta o tempo de espera em reais chamados.
“Pensei que fosse de verdade… me assustei quando vi a quantidade de gente parada e as ambulâncias do Samu. Vim ver o que era, mas graças a Deus era só um treinamento”, disse aliviada a comerciante Graça de Oliveira.
A coordenadora de enfermagem do Samu, Iraídes Souza, ressaltou que o simulado teve o objetivo tanto de chamar a atenção da comunidade para o trabalho das equipes como também treinar os profissionais, promovendo sempre uma reciclagem dos conhecimentos. Ao todo, 22 profissionais estiveram envolvidos diretamente na atividade.
“Essa prática de fazermos simulações é muito positiva porque além de promovermos a conscientização da comunidade, também reciclamos os profissionais”, destacou.
Segundo a coordenadora, a apresentação também girou em torno da educação no trânsito com vistas a diminuir índices de acidentes, que, todos os anos, fazem milhares de vítimas em todo o país. “Medidas simples, como respeitar a faixa de pedestre e a velocidade máxima, já fazem uma grande diferença na segurança no trânsito”, explicou.
Segundo informações do agente de trânsito João Paulo Benevides, a orientação aos condutores tem sido uma prática constante dos agentes para conscientizá-los da importância de dirigir respeitando a legislação de trânsito. “Sempre estamos orientando a promoção do respeito no trânsito, respeito às leis e ao próximo. Cada um deve fazer o seu papel para um trânsito melhor”, disse.
Segundo dados dos agentes, os acidentes de trânsito ocorrem com mais frequência entre as 8h e às 18h. “Entende-se que nesses horários temos um fluxo maior de veículos nas vias, o que favorece a ocorrência dos sinistros”, informou o agente. O centro da cidade costuma ser a área com mais registros de acidentes.
FONTE: GAZETA DO OESTE

Nenhum comentário: