O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mais da metade da população de Natal está com excesso de peso

A frequência passou de 43,3% para 52,2% nos moradores da capital.
Número foi divulgado em pesquisa do Ministério de Saúde nesta terça.
No quesito obesidade, o índice chegou a 21,1% na
população natalense (Foto: Kirsty Wigglesworth/AP)


Natal tem mais da metade da população com excesso de peso. É o que aponta a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde.  A frequência de de excesso de peso na população da capital potiguar passou de 43,3%, em 2006, para 52,2%. No quesito obesidade, o índice passou de 13,1% para 21,1% em Natal.

De acordo com a pesquisa, o aumento ocorre tanto em homens quanto mulheres. Na capital do Rio Grande do Norte, o percentual de homens obesos subiu de 16% para 19,9% e com excesso de peso de 50,6% para 54,9%. Entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10,3% para 22,3% e de excesso de peso de 36,1% para 50%.

Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte da população de Natal, conforme explica o ministério. Apenas 22,8% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.
Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada: 26,9% da população da cidade não dispensam a carne gordurosa e 44% consomem leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis – 12% dos natalenses tomam esse tipo de bebida ao menos cinco vezes por semana. 

A pesquisa revela também que 35% da população da capital potiguar praticam de atividade física no tempo livre ou no lazer. Os homens (39,3%) são mais ativos que as mulheres (31,3%).
FONTE : G1
DESABAFO DO IBURA : É companheiros pode ter certeza de que estamos incluso nesta estatística,pois trabalhamos de forma sobre carregada,cerca de 70 a 80% não pratica nenhuma atividade física,muitos até vontade tem,mas vão ter que ir pro " BICO ",para complementar o salário, quando de serviço nos alimentamos mal, trabalhamos sobre forte estresse, muitos se quer fazem um check up  geral da sua saúde,tenho conversado com muitos, e eles tem receio de descobrir que estão com algum problema, este mesmo índice serve para mostrar que temos algum problema de natureza de hipertensão arterial,diabites,colesterol alto,triglicerídeos entre outros,temos que nos policiarmos pois ninguém esta preocupado conosco a não ser nossos familiares,pois a instituição nunca  se preocupou em fazer um mutirão para tratar da saúde dos policiais. 

Nenhum comentário: