O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sábado, 13 de julho de 2013

Repórter do EXTRA relata a ação da PM no Palácio Guanabara:

Olha u aqui de novo". Era essa a frase entoada por cerca de 50 manifestantes no momento em que se dirigiram pela quarta vez à sede do governo do Estado do Rio, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, no fim da noite de quinta-feira. Apesar de o protesto ter sido marcado por três violentos confrontos anteriores com a Polícia Militar, o último movimento dos manifestantes em frente ao Palácio Guanabara prometia terminar de maneira pacífica - alguns homens do Batalhão de Choque, atendendo a apelos dos manifestantes, chegaram a retirar suas máscaras do rosto. E foram aplaudidos.
Para manifestantes, policiais agiram com extrema violência e sadismo
Para manifestantes, policiais agiram com extrema violência e sadismo Foto: Agência O Globo
Uma nova confusão, contudo, teve início quando a polícia - sem justificativa aparente - deteve um homem que se encontrava no meio do grupo. Um agente perguntou: “É esse aqui?”. Após a resposta afirmativa, o rapaz foi arrastado, sob protestos, para trás do cordão de isolamento. Questionei o motivo da prisão e um policial respondeu: “Ah, quem levou com certeza sabe”.
O tumulto prosseguiu. Uma mulher, que tinha muita dificuldade para respirar por causa do spray de pimenta, também recebeu voz de prisão (mais uma vez, sem justificativa aparente; mais uma vez, de maneira truculenta). Avisado sobre o estado de saúde dela, um policial debochou: "Vai passar mal na cadeia".
Enquanto eu filmava tudo, voltei a questionar o motivo da prisão, quando um segundo PM se aproximou e disparou spray de pimenta contra meu rosto. Fui ajudado por uma equipe da Casa de Saúde Pinheiro Machado, que pouco antes me dera entrevista sobre o gás atirado por policiais e que invadira a clínica.
Funcionários de clínica tentam se proteger do gás lacrimogêneo
Funcionários de clínica tentam se proteger do gás lacrimogêneo Foto: Pedro Kirilos / Agência O Globo
Durante esse episódio, alertei um policial sobre o fato de que lá era um hospital, sendo necessário tomar cuidado e evitar justamente o que estava acontecendo: as bombas de gás lacrimogêneo sendo jogadas bem em frente à casa de saúde. A resposta, mais uma vez, veio em tom de descaso: “Ah, mas está cheio de vândalos ali”.
Terminei a noite no hospital, com uma forte reação alérgica ao spray de pimenta. Pior do que a dor da injeção de anti-histamínico, contudo, foi flagrar tamanha falta de cuidado por parte daqueles que deveriam proteger a população.

FONTE : GLOBO.COM

DESABAFO DO IBURA: É companheiros é muito bom criticar a policia nessas horas,quem nos criticam não sabem o que passamos nesses protestos arriscamos nossas vidas também,temos familiares também,queremos voltar pra casa também,mas toda ação exige uma reação, e essa reação, é essa que vocês estão vendo,pois se vierem com flores pode ter certeza que receberam flores,agora se quiser bomba e gás terão em grande proporção também,somos a favor dos protestos pacíficos,pois gostaríamos de lutar também pelos nossos direitos,mais o nosso regulamento não nos permitem fazer,controle de distúrbio civil é isso mesmo a força maior tem que ser a nossa e não deixar que a baderna tome conta das ruas.


Nenhum comentário: