O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

domingo, 22 de maio de 2011

Onda de greves abre crise na equipe do Governo do Estado

 As paralisações de servidores em áreas como segurança, educação, previdência estadual e Detran resultaram na primeira grande crise da administração da governadora Rosalba Ciarlini.

Três auxiliares dela - o delegado Ronaldo Gomes (chefiava a Polícia Civil), Carlos Lira (Ipern) e Manoel Pereira (Administração) - pediram exonerações ontem.

Sem dúvida, a saída de Manoel Pereira, até ontem então titular da Administração, que tratava das negociacões com os servidores, foi a que mais repercutiu.

Manoel Pereira não era um auxiliar qualquer. Estava no time de Rosalba representando a fina flor do agripinismo, ex-prefeito de Natal e ex-secretário de estado nos governos de José Agripino.

Na última quarta-feira, eu cruzei com o doutor Manoel Pereira nos estúdios da SimTV e acompanhei uma entrevista que ele concedeu ao comunicador Luiz Almir.

Manoel Pereira falava, justamente, das ações do governo para conter a onda de greves. E revelava um dado preocupante: o Governo enfrenta hoje cobranças de pelo menos 14 categorias de servidores. Tudo de uma vez. E o que é pior: sem dinheiro para atender os pleitos de todas elas.

Ronaldo Gomes, que chefiava a Polícia Civil, alegou questões de saúde na família para deixar o cargo. Mas fez isso no meio de uma greve.

Manoel Pereira também alegou problemas de saúde para deixar o governo.

O único que saiu dizendo que não aguentava mais a pressão dos servidores foi o Carlos Lira, do Ipern.

Para os lugares de Manoel Pereira e de Carlos Lira, a governadora Rosalba Ciarlini valeu-se de antigos auxiliares da administração em Mossoró, quando foi prefeita. José Anselmo de Carvalho Júnior assume a Administração e Marlúcio Diógenes Paiva assumirá o Ipern.

O substituto de Ronaldo Gome na Polícia Civil é tarefa ainda do secretário de Segurança, Aldair da Rocha.A luz vermelha acendeu na Governadoria.

As cenas de agressões verbais de policiais contra Rosalba e contra o chefe do gabinete civil, Paulo de Tarso, em piquetes no Tribunal de Justiça e na própria Governadoria, são sinais de que os ânimos estão alterados. É preciso muita calma nessa hora. Civilidade. Governo e servidores têm de sentar à mesa para negociar. O debate é de ideias, pedidos, ações, argumentos.

O governo de Rosalba Ciarlini tem apenas 5 meses e vive uma forte pressão de categorias que pedem reajuste de salários, convocação de concursados, restabelecimento de gratificação e melhorias nas condições de trabalho.

Com enormes restrições orçamentárias, a governadora Rosalba Ciarlini enfrenta um duro embate com o funcionalismo estadual.

...

Outra auxiliar de Rosalba Ciarlini estava cotada para deixar o Governo ontem: Betânia Ramalho, da Educação. A paralisação dos professores e a forte repercussão das declarações da professora Amanda Gurgel nas redes sociais, em audiência pública da Assembleia, alimentaram os rumores de exoneração de Betânia.

Aliás, pedi a minha produção que convidasse a professora Amanda Gurgel para uma entrevista no Jornal 96.

Mas ela não pôde nos atender. Estava de viagem marcada para o Rio de Janeiro, onde, no domingo, será entrevistada pelo apresentador Fausto Silva, o Faustão. Ô lôco, meu!
FONTE : NOMINUTO.COM
 

Nenhum comentário: