O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sábado, 2 de abril de 2011

Trecho da adutora Jerônimo Rosado cai no rio e obriga CAERN a reduzir oferta de água em Mossoró

      Foto : Blog Pedro Carlos      
  
Equipes da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) trabalham desde as primeiras horas da manhã deste sábado (2) na recuperação de um trecho de 100 metros da adutora Jerônimo Rosado, localizado na avenida Dix-Neuf Rosado (Leste-Oeste), que descolou da ponte e caiu no leito do rio Mossoró. O acidente provocou um grande vazamento de água, que está caindo direto no rio e obrigou a CAERN a reduzir o fornecimento em diversos bairros mossoroenses. Em função do acidente e da necessidade de fazer a substituição do trecho danificado, a empresa teve que reduzir a oferta de água para os bairros do Alto de São Manoel, Alto do Sumaré, Liberdade, Dom Jaime Câmara, Costa e Silva, Planalto 13 de maio, Centro, Paredões, Bom Jardim, Barrocas, Alto da Conceição, Alto do Xerém, Boa Vista e Doze Anos.

De acordo com o gerente da Regional Mossoró, Nehilton Barreto, os técnicos da CAERN trabalham neste momento na instalação de um registro antes do rompimento para conter o vazamento e permitir a regularização do abastecimento na parte Leste da cidade, normalizando a oferta de água em toda região do Alto de São Manoel ainda neste fim de semana.

Para regularizar a oferta de água nos outros bairros de Mossoró, a CAERN está encaminhando para o município uma tubulação de 250 milímetros para fazer uma ligação provisória do trecho danificado até que seja concluído o serviço definitivo. A previsão é de que os tubos sejam provisoriamente instalados no prazo máximo de 48 horas. "Até lá, a diretoria da CAERN autorizou a contratação de carros pipas para minimizar os transtornos para a população e garantir que hospitais, escolas, creches e postos de saúde não enfrentem problema de falta de água", informa o gerente. Porém, como a tubulação provisória possui 250 milímetros de diâmetro e a original (que será substituída por outra de mesma dimensão) possui 500 milímetros, a oferta de água não será a mesma até que se conclua a substituição definitiva.

Logo que tomou conhecimento do problema, no final da noite de sexta-feira (1º), o diretor-presidente da CAERN, Walter Gasi, autorizou a contratação de empresa para fazer o serviço emergencial. "Vamos fazer todo o esforço necessário para concluir este serviço rapidamente", garante o diretor-presidente. Ele destaca que a substituição do trecho é complexa, tendo em vista que a tubulação que caiu no rio é de aço carbono e que para recuperação são necessárias soldas especiais e mão de obra especializada.

As causas do acidente que provocou o rompimento de um dos trechos urbanos da adutora Jerônimo Rosado ainda não foram confirmadas. Mas os técnicos da CAERN acreditam que, provavelmente, o problema tenha sido ocasionado por fragilidade de um dos suportes que sustentavam a tubulação que é fixada na ponte. Tão logo seja concluído o diagnóstico, a Companhia apresentará um prazo para conclusão de todo o serviço.   


Fonte : Agencia RN

Nenhum comentário: