O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dengue vira epidemia em Natal

"Natal vive uma epidemia de dengue", afirma a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiana Souto. Segundo dados do último boletim, a cidade ultrapassou o limite máximo permitido para determinar esse quadro. De acordo com metodologia do Ministério da Saúde, a epidemia é constatada quando há 80 casos de dengue para cada 100 mil habitantes da cidade.

Antes, a medida utilizada era de 300 casos para cada 100 mil habitantes, modificada no início deste ano. Em Natal, foram registrados 1.437 casos de dengue clássica e 105 casos de dengue hemorrágica (FHD), 25 já confimados. As zonas Leste e Oeste da capital são as mais afetadas.

Para combater o problema, a Prefeitura de Natal convocará um mutirão de prevenção e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiana Souto, o mutirão reunirá todas as secretarias municipais, Exército, Marinha, grupo de Desbravadores e agentes mirins e outros municípios da Região Metropolitana de Natal.

"A participação dos agentes mirins será um trabalho mais educativo, envolvendo cerca de 500 alunos de escolas do ensino fundamental, em parceria com a rede de supermercados Nordestão, capacitando alunos como agentes multiplicadores na sensibilização da comunidade onde a escola está inserida", afirma Cristiana.

Secretarias como Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras Públicas e Infraestrutura e Urbana poderão destinar um olhar diferenciado para as especificidades de cada bairro, com ações voltadas para praças, cemitérios, e imóveis fechados, além de promover uma ação de remoção de sedimentos das lagoas de captação de águas pluviais.

FONTE : JC ONLINE

Nenhum comentário: