O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dengue deixa 39 cidades em alerta



Dos 167 municípios que formam o Rio Grande do Norte, 39 estão em situação de alerta de epidemia de dengue. Na região metropolitana de Natal, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap RN), cidades como Parnamirim, Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante apresentam índices de incidência que variam de 77,39% (Extremoz) a 500,45% (Macaíba) nos imóveis visitados. Em Parnamirim, os postos de saúde estão repletos de pacientes com sintomas da doença.

 No início da noite de ontem, na Unidade de Pronto Atendimento local, sete pacientes estavam sendo hidratados. Todos tinham o mesmo sintoma inicial da dengue e um deles estava aguardando a confirmação pelo hemograma. Somente neste ano, de acordo com o coordenador municipal de Promoção à Saúde, Moisés Campos, 504 casos foram notificados. Do total 210 já foram confirmados. “Infelizmente, a população trata a dengue como uma doença comum e esquecem que ela pode matar. Nós encontramos os focos dentro das próprias residências visitadas”, ressaltou.

 Em Parnamirim, cerca de 140 agentes visitam aproximadamente 96 mil imóveis. O número de profissionais, porém, está aquém do necessário. “Em 2010, nós só conseguimos realizar três ciclos de visitas. Estamos concluindo o primeiro de 2011 agora. Os agentes faltam muito, entregam atestados e isto compromete o trabalho”, afirmou Campos. Além disso, segundo ele, o número de construções cresce desproporcionalmente à contratação de profissionais. Do ano passado até hoje, cerca de 10 mil novos imóveis foram construídos em Nova Parnamirim, segundo o coordenador.

 Uma das medidas tomadas pela prefeitura local foi decretar que os proprietários de terrenos baldios serão multados se não realizarem a limpeza periódica das propriedades. “Nós vamos notificar os proprietários de terrenos vazios. Eles serão notificados três vezes. Após isto, iremos realizar a limpeza do terreno e diluir a despesa no carnê do IPTU do proprietário”, esclareceu Campos.

 Diferente de Natal, onde as multas estipuladas variam de R$ 200 a R$ 20 mil, em Parnamirim, o valor variará de acordo com a dimensão do terreno. De acordo com o coordenador, em apenas 17 dias, foram encaminhados cerca de 128 ofícios à Secretaria de Tributação de Parnamirim para que os donos dos terrenos baldios sejam identificados.

 Em Natal, de acordo com nota divulgada pela Prefeitura ontem, os 150 agentes terceirizados entrarão em campo na próxima segunda-feira. Hoje, haverá uma reunião dos agentes municipais com o secretário municipal de Saúde, Thiago Trindade, para a discussão das reivindicações dos servidores. A possibilidade de greve não está descartada.

Exame não é feito em todos os pacientes

 Em Parnamirim, no início da noite de ontem, sete pacientes recebiam hidratação. Somente um deles já havia realizado o hemograma para confirmar o contágio. De acordo com funcionários da UPA Municipal, a movimentação de pacientes com suspeita da doença se intensificou nos últimos dias.

Somente em abril, de acordo com Moisés Campos, 12 casos de dengue hemorrágica foram notificados. “Nem sempre o médico procura requisitar o exame para que o paciente confirme a doença. Muita gente não sabe que tem dengue”, disse.

O segurança Flávio Silva, um dos pacientes que tomava soro na UPA, afirmou que só teve o sangue recolhido para exames na segunda vez que procurou atendimento. Além da UPA de Parnamirim, as pessoas com suspeita de dengue procuram o Deoclécio Marques.

FONTE : TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário: