O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose

Ministério da Saúde chama atenção para um dos mais importantes sintomas da doença: a tosse crônica
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou hoje (24/3) uma nova campanha publicitária para alertar a população quanto ao principal sintoma da tuberculose: tosse por mais de três semanas.
O objetivo é estimular a população a procurar diagnóstico precoce da doença nas unidades de saúde públicas e privadas.
O tratamento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura seis meses. Quando realizado sem interrupções, o paciente é curado, além de deixar de transmitir a doença logo nas primeiras semanas.
A mensagem da campanha é: “Tosse por mais de três semanas pode ser tuberculose. Procure uma unidade de saúde”. Esse é o foco para alertar a população em relação à necessidade de diagnosticar precocemente a doença e evitar a transmissão para parentes e pessoas que convivem com o paciente.
“A data de hoje vem reforçar que a tuberculose ainda existe e não tem classe social”, afirmou Padilha durante o lançamento. 
Foram produzidos vídeos para televisão e spots de rádio, que serão divulgados em veículos de alcance nacional e regional, além de 2 milhões de folhetos, 300 mil cartazes, 500 mil folders para profissionais de saúde. Todo material gráfico será enviado às Secretarias Estaduais de Saúde, que fazem a distribuição aos municípios.
Haverá também outdoors e peças de mobiliário urbano para paradas de ônibus das maiores cidades do País e divulgação no portal do Ministério da Saúde e em redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut e Formspring).
População carcerária – A nova campanha contra a tuberculose traz ainda material destinado aos profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário. A razão é a alta incidência da doença entre a população carcerária: 25 vezes maior do que na população em geral, que é de 37,99 casos por 100 mil habitantes. Isso ocorre principalmente pela insalubridade e pela superlotação das celas.
No Brasil, há quase meio milhão de pessoas encarceradas. A tuberculose e a coinfecção com o HIV são graves ameaças à saúde dessa população. Por isso, a necessidade de produzir um material específico para os profissionais de saúde que atuam nas 1.795 unidades prisionais do País.
SAIBA MAIS
A tuberculose, doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão, é transmitida pelo ar, em locais pouco ventilados e com aglomerações. De acordo com o diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Oscarino Barreto Jr., a enfermidade é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com potencial de cura.
Entretanto, a desinformação, a dificuldade de aderência da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento são fatores agravantes no controle da tuberculose.
De acordo com o Programa Nacional de Combate a Tuberculose, os Estados com maior número de casos são Rio de Janeiro (68,64 por 100 mil habitantes), Amazonas (67,88 por 100 mil habitantes ), Pernambuco (47,6 por 100 mil habitantes) e Pará (43,72 por 100 mil habitantes).
FONTE : JC ONLINE

Nenhum comentário: