O blog GTC MOSSORÓ procura por correspondentes em outras cidades para colaborar com nossas postagens diárias. Envie-nos fotos; relate o FATO; ENTRE EM CONTATO. Desde já,agradecemos a colaboração! VENHA FAZER PARTE DESTA EQUIPE! Interessados enviar e-mails para gtcmossoro@gmail.com,gtcmossoro@hotmail.com, SKYPE - gtcmossoro

Pesquisar este blog

UTILIDADES PÚBLICAS

quinta-feira, 17 de março de 2011

Estoque de sangue abaixo do normal preocupa o Hemocentro
















Depois de toda a folia e alegria do Carnaval, o Hemocentro de Mossoró está precisando com urgência de sangue de todos os tipos. A redução do estoque de bolsas de sangue foi drástica e, conforme a assistente social do centro Regina Melo, até mesmo as bolsas de sangue do tipo O-, considerado um dos mais comuns, está bem abaixo do habitual. "Quando o estoque desse tipo sanguíneo está baixo, é porque o problema é grave mesmo", frisa.
Em função dessa baixa, as bolsas de sangue e seus outros componentes estão sendo utilizadas apenas em casos de emergência. "Nós estamos precisando suspender as cirurgias eletivas ou então para as pessoas que usam em tratamento". A situação chegou a esse ponto porque no Carnaval, além de grande demanda de bolsas em função dos acidentes nos hospitais, durante três dias o Hemocentro ficou sem receber doações.
Apesar do problema, Regina garante que a situação é normal e acontece todos os anos neste mesmo período. Os doadores interessados em participar da campanha devem ir até o Hemocentro, localizado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, até o meio-dia. O ônibus do Hemocentro também aguarda de segunda a quinta-feira por doadores em frente à Câmara Municipal de Mossoró (CMM), das 7h às 16h30.
Todas as pessoas maiores de 18, pesando mais de 50kg e que estejam saudáveis podem fazer a boa ação. "Elas devem estar saudáveis e bem alimentadas no dia da doação. Além disso, precisam apresentar um documento de identificação", informa a assistente social. Antes que o sangue seja encaminhado para o paciente, ele passa por uma triagem em que são realizados testes de HIV, hepatite, sífilis e Doença de Chagas. Após 15 dias, o doador poderá solicitar o resultado dos exames. "Só após essa triagem é que o sangue será encaminhado para doação", garante Regina Melo. 

O MOSSOROENSE

Nenhum comentário: